Este ano a pandemia pegou todo mundo de surpresa, especialmente a turma fitness e fãs de academia. Apesar de alguns estabelecimentos terem voltado, muitos ainda preferem ficar em casa, ou seja, se você quer correr, mas não pode ir à academia, qual a melhor opção? Comprar uma esteira ergométrica! O mercado trabalha com três modelos: elétrica, eletrônica e mecânica. Qual a diferença entre elas? Continue o texto e tire todas as suas dúvidas, finalizando com os melhores aparelhos do mercado!

Esteiras

Antes de tudo: qual o benefício de se ter uma esteira em casa?

Uma das maiores vantagens é a otimização do tempo, afinal, você não precisará ir à academia para precisar se exercitar já que terá um equipamento completo em sua própria casa. Como estará no seu ambiente familiar, poderá se exercitar tranquilamente, sem a correria da academia ou mesmo aquela pressão de algum aluno esperando a vez dele de usar o aparelho.

Caso você tenha o costume de correr na rua, ter a esteira em casa será excelente para os momentos de muito sol, chuva ou frio intenso. Além disso, diferente de correr ao ar livre, você terá controle total da velocidade que estiver, já que terá um painel a seu dispor.

Ter esteira em casa traz inúmeros benefícios

Qual a diferença entre as esteiras?

Elétrica/eletrônica

Ambas possuem um motor que movem a lona em determinada velocidade independente da força realizada.

  • Funcionamento: lona se move com a ajuda de um motor
  • Custo: mais caras
  • Velocidade: podem ser controladas
  • Outras características: algumas vêm com amortecimento
Esteira elétrica/eletrônica

Mecânica

A esteira mecânica utiliza a força do corredor para se mover. É uma esteira e rolamentos que fazem a lona deslizar conforme as passadas.

  • Funcionamento: lona se move com a força dos passos
  • Custo: mais baratas
  • Velocidade: depende de você
  • Outras características: maior risco de lesionar os joelhos
Esteira mecânica

Qual a melhor?

Esteiras mecânicas são mais baratas, mas pouco práticas, sendo indicada apenas para caminhadas. Elas são mais difíceis de usar e têm bem mais chances de causar lesão, ou seja, se puder, invista em uma esteira elétrica/eletrônica.

O que observar antes de comprar uma esteira ergométrica?

Ao comprar uma esteira ergométrica não basta apenas olhar seu tamanho, mas sim todas as suas especificações. Vamos às principais:

Motor

As esteiras elétricas possuem motores que geram de 1,5 a 3 hp contínuos. Esses índices que influenciarão na velocidade e nos sons produzidos. Motores que precisam fazem mais esforço acabam sendo mais barulhentos, ou seja, recomendamos que evite comprar modelos com motores de potência abaixo de 1hp.

Monitoramento cardíaco

Você poderá conferir seus batimentos cardíacos através de sensores presos na orelha, em uma faixa no peito ou por meio das mãos. Alguns modelos regulam a velocidade conforme seus batimentos, inclusive.

Outros dados no painel podem ser igualmente importantes, como calorias gastas, distância percorrida e tempo de trajeto.

Inclinação

A variação de velocidade e inclinação durante o exercício é uma das vantagens da esteira elétrica/eletrônica, deixando os treinos mais dinâmicos. A inclinação pode ser automática, através de programação ou  manualmente,  podendo ser mais desgastante.

Tamanho e capacidade

As dimensões da esteira podem fazer toda a diferença. Existem alguns modelos dobráveis, sendo ótimas para ambientes pequenos. O tamanho ideal é de 40 cm de largura.

Veja o tamanho da esteira!

Botão de Emergência

Você pode achar besteira, mas fique atento: o botão de emergência traz segurança ao seu treinamento, podendo travar a esteira caso algum imprevisto aconteça.

Esteira Elétrica DR 2110 – Dream Fitness

Começando por uma esteira elétrica, a DR 2110 tem ótimo custo-benefício. Seu monitor vem com cinco funções, três níveis de inclinação e monitoramento de velocidade, distância, calorias e batimentos cardíacos. Ela é dobrável, sendo ideal para pequenos ambientes.

Ficha técnica:

Tipo: elétrica

Velocidade máxima: 13km/h

Capacidade de peso: 120 kg

Painel: velocidade, calorias, distância percorrida e tempo

Potência do motor: 2.1 HP

Medidas da lona: 109 x 40 cm

Esteira Elétrica EP-1600 – Polimet

Com preço acessível, a esteira da Polimet tem velocidade máxima de 9km/h e sua capacidade de peso é de 110 kg. Seu painel apresenta recursos como velocidade, tempo, distância percorrida e calorias. Ela é dobrável.

Ficha técnica:

Tipo: elétrica

Velocidade máxima: 9 km/h

Capacidade de peso: 110 kg

Painel: velocidade, calorias, distância percorrida e tempo

Potência do motor: 1.4 HP

Medidas da lona: 33 x 95 cm

Esteira Mecânica EMP-880 – Polimet

O modelo mecânico da Polimet vem com monitor com cinco funções; sua capacidade de peso é de 110 kg. Seu material é em aço carbono, dando mais resistência, durabilidade e estabilidade.

Ficha técnica:

Tipo: mecânica

Capacidade de peso: 110 kg

Painel: velocidade, calorias, distância percorrida e tempo

Medidas da lona: 33 x 95 cm

Esteira Elétrica E500IB – Kikos

A esteira Kikos é residencial e dobrável. Sua área útil é um de seus diferenciais, sendo 33 x 105 cm – maior que outras de sua categoria. Além das funções básicas, a esteira conta com chave de segurança!

Ficha técnica:

Tipo: elétrica

Velocidade máxima: 1 a 9 km/h

Capacidade de peso: 120 kg

Painel: tempo, calorias, velocidade, passo e chave de segurança

Potência do motor: 2.15 HP

Medidas da lona: 33 x 105 cm

Esteira Elétrica Kikos E500IB

Esteira elétrica EP-10K – Polimet

A esteira Polimet EP-10K é compacta e dobrável. Diferente das anteriores, ela possui inclinação fixa de 4,05º, sendo ideal para quem tem pouco espaço. Seu monitor vem com 5 funções. Sua velocidade máxima é de 10 km/h, vindo com um motor de 1,6 HP.

Ficha técnica:

Tipo: elétrica

Velocidade máxima: 10 km/h

Capacidade de peso: 110 kg

Painel: 5 Funções

Potência motor: Motor   1,6 HP

Medidas da lona: 100 x 33 cm

Esteira eletrônica R4 – Movement

Pode investir mais? Então a esteira eletrônica R4 é uma excelente escolha. Sua lona tem 44 cm, ótimo espaço para proporcionar conforto aos seus treinos. A esteira vem com um corrimão com teclas, além do monitor.

Ela tem rodas de transporte na parte da frente e de trás, além de ser dobrável, facilitando no transporte e na hora de guardá-la.

Ficha técnica:

Tipo: eletrônica

Velocidade máxima: 14 km/h

Capacidade de peso: 110 kg

Painel: 36 programas

Potência do motor: 2,0 HP

Tamanho da lona: 125 x 44 cm

Só o fato de ter uma esteira em casa já é excelente para a saúde. A escolha do modelo acaba sendo pessoal, mas analise as especificações com cuidado, identificando o que corresponde ao seu dia a dia e ao seu estilo de treinar. Qual esteira chamou mais a sua atenção?