Não tão usado – nem famoso – quanto a bicicleta e a esteira, o elíptico é um aparelho igualmente bom, mas com suas próprias particularidades. Na academia é comum vê-lo, mas nem sempre tem muitos aparelhos disponíveis, como a esteira, por exemplo, o que acaba sendo desconfortável ter de esperar para usá-lo. Apesar de as academias usarem equipamentos grandes, o mercado trabalha com modelos bem compactos, suficiente para você poder se exercitar em casa – e por um preço acessível. Separamos os 5 melhores modelos do mercado para o uso residencial.  

Elíptico_os 5 melhores 1
Group of people training at the gym

Mas o que são, exatamente, os elípticos?

Entre eles você encontrará simuladores de atividades, como caminhada, pedalada, corrida, subida de escadas, entre outros. Bastante semelhante aos simuladores de caminhada, os elípticos possuem mais funções, sendo um aparelho mais completo.

Eles conseguem combinar resultados obtidos nas bicicletas e steppers! Por proporcionar um ótimo desempenho aeróbico e cardiovascular, é muito indicado para quem tem problemas nas articulações, sendo mais seguro que esteiras, por exemplo.

Por que ter um elíptico em casa?

Por simular diversos exercícios, o elíptico é um aparelho muito completo. Ele é excelente para exercícios aeróbicos e cardiovasculares, para perda de peso – gasto calórico – e melhora do condicionamento físico, além de tonificação muscular.

Como a esteira e a bicicleta, ter o elíptico garantirá bons exercícios diários, sem se preocupar com fatores como o clima, trânsito ou falta de tempo.

Uma dúvida comum entre os consumidores: elíptico ou esteira?

Ambos são excelentes, mas possuem funções diferentes: os elípticos suportam mais de peso, variando entre 100 kg a 150 kg, além, claro, de poder movimentar os membros superiores e inferiores. Com dito anteriormente, ele é completo, simulando diferentes exercícios. Muito importante dele: absorve o impacto nas articulações. Os modelos vêm com hastes para movimentar os membros superiores.

Já a esteira é indicada apenas para caminhadas e corridas, ou seja, nos membros inferiores. Tem contato direto – impacto – com o chão, ou seja, pode ser prejudicial para quem não sabe correr corretamente ou já possui algum tipo de lesão. Alguns modelos possuem suporte fixo para as mãos.

O que saber antes de comprar um elíptico?

Quase sem contraindicações, o elíptico é um aparelho indicado a quase todas as pessoas. Alguns fatores devem ser avaliados antes de fazer a compra:

Peso

Há dois pesos para analisar: do equipamento e o peso suportado por ele.

  • Peso do equipamento: varia entre 15 e 50 kg, sendo fácil para montar e transportar.
  • Peso suportado: cada equipamento tem o seu limite. Você encontrará opções entre 100 kg e 150 kg.

Sistema de carga

Ele será o responsável por deixar o seu exercício mais leve ou mais pesado:

  • Elípticos eletromagnéticos: estão nos modelos profissionais. Utilizam um sistema de ímãs controlados eletronicamente para ter um ajuste mais preciso.
  • Elípticos magnéticos: também utiliza ímãs, mas são controlados mecanicamente por meio de botões no painel ou reguladores manuais de carga.
  • Elípticos mecânicos: é o mais simples. O ajuste é feito por atrito – como se você fizesse o movimento enquanto aperta o freio, ou seja, exige mais esforço.

Passadas e posição da roda

Analise a posição da roda. Modelos com as rodas dianteiras podem ser mais confortáveis dos que possuem rodas atrás. As rodas menores proporcionam passadas mais curtas. As rodas maiores permitem passadas maiores, ou seja, o exercício será mais confortável – uma passada natural tem em média 50 cm.

Observe o tamanho da passada!

Manutenção

Elípticos são ótimos para quem quer ficar tranquilo em relação à manutenção, mas claro, fique atento ao desgaste e aperto dos parafusos.

Painel de configurações

Quase todos os modelos contam com painel. Ele será um ótimo aliado para monitorar suas atividades físicas. Observe os que possuem sensor de toque Hand Grip – registra os batimentos cardíacos, enviando as informações ao painel.

Além dos batimentos cardíacos ou pulso, ele costuma mostrar informações como tempo, distância, calorias queimadas, entre outros – os modelos residenciais costumam mostrar entre 4 e 8 informações.

Elíptico 4004 – Kikos

Com bom custo-benefício, o elíptico da Kikos é simples, mas vem de uma marca conceituada, ou seja, ele tem qualidade. Suas funcionalidade e eficiência são ótimas para o preço. Sua desvantagem é a passada pequena de apenas 25 cm.

Especificações:

Sistema de carga: mecânico

Tamanho da passada: 25 cm

Painel: tempo, RPM, velocidade, distância, calorias e frequência cardíaca

Dimensões: 57 x 102 cm

Nível de intensidade: 8

Peso suportado: 90 kg

Peso do equipamento: 48 kg

Elíptico Transport Orbitrack – PodiumFit

O elíptico da PodiumFit é um dos mais leves do mercado, facilitando na locomoção. Apesar de possuir sistema de carga mecânico, ele é bem silencioso para o uso residencial. Seus apoios de mão são ergonômicos – podem ser ajustados.

Especificações:

Sistema de carga: mecânico

Tamanho da passada: 35 cm

Painel: tempo, RPM, velocidade, calorias

Dimensões: 58 x 94 cm

Peso suportado: 100 kg

Peso do equipamento: 26,5 kg

Elíptico 2.0 – Kikos

Com design simples, o elíptico da Kikos é bem leve comparado aos concorrentes. Seus apoios de mão são emborrachados – possui duas opções para segurar durante o treino, sendo uma fixa e uma que se move com as pernas.

Especificações:

Sistema de carga: mecânico

Tamanho da passada: 30 cm

Painel: tempo, velocidade, distância, calorias, odômetro e frequência cardíaca

Dimensões: 58 x 94 cm

Peso suportado: 100 kg

Peso do equipamento: 35,2 kg

Elíptico Transport – PodiumFit

O elíptico da PodiumFit é silencioso e confortável. Não tem o perigo de acontecer trancos, algo comum ao colocar a intensidade mais alta. Além disso, seus apoios de mão são emborrachados.

Especificações:

Sistema de carga: magnético

Tamanho da passada: 35 cm

Painel: tempo, velocidade, distância, calorias e odômetro

Dimensões: 66 x 120 cm

Nível de intensidade: 8

Peso suportado: 110 kg

Peso do equipamento: 29 kg

Elíptico PEL-FIT20 – Pelegrin

Um dos mais completos do mercado para uso residencial, o elíptico Pelegrin vem assento, podendo ser usado como bicicleta ergométrica. A empresa também incluiu um conjunto de halteres para intensificar o exercício.

Especificações:

Sistema de carga: magnético

Tamanho da passada: 35 cm

Painel: tempo, velocidade, distância, calorias

Dimensões: 53 x 103 cm

Peso suportado: 120 kg

Peso do equipamento: 30 kg

Elíptico Pel-fit20 – Pelegrin

É completamente possível entrar em forma utilizando o elíptico. Ele pode ser usado por gestantes, sedentários, idosos e lesionados, deixando o aparelho bem versátil à família toda. Com bons preços, existem modelos excelentes para o uso diário. Observe bem as especificações, especialmente o tamanho, verificando se acomoda bem em sua residência!