Quem gosta de ler, sabe bem como é querer comprar todos livros ao mesmo tempo. Porém, nem sempre dá para ter todas as obras que estão na nossa lista de desejos, não é mesmo?

A Black Friday promete oferecer grandes promoções em produtos de diversas categorias e pode ser a hora exata para você renovar sua estante e acrescentar todos os exemplares que você quer. Por isso, fizemos uma lista com 10 livros para você escolher os seus preferidos e comprar na próxima sexta-feira, dia 27.

Separamos livros de diversos gêneros e para todas as idades. A expectativa é que os preços baixem e muitos deles fiquem em promoção para que possamos encher os carrinhos.

Confira os ótimos livros que separamos para você e preencha casa espacinho vago da sua estante:

Cem anos de solidão, de Gabriel García Marquez

Quem abre a nossa lista é o livro Cem anos de solidão, do jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez. Apesar de não ser recente, esta é uma obra atemporal e que agrada públicos de diversas idades.

Breve resumo: O romance narra a história da estirpe Buendía, que vive na cidade fictícia de Macondo. Durante a obra, é possível acompanhar diversas gerações da família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo.

Segundo a editora, para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda é possível ver nas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século 20.

Sol da meia-noite, de Stephenie Meyer

Se você é um dos fãs da Saga Crespúsculo espalhados pelo mundo e estava esperando ansiosamente o retorno da saga com o 4º livro, mas ainda não comprou o seu exemplar, a Black Friday pode ser o momento exato para você fazer isso. A expectativa é que o livro Sol da meia-noite, da escritora Stephenie Meyer, esteja entre as promoções da próxima sexta-feira.

Breve resumo: Lançado há poucos meses, a obra conta a história que todos já conhecemos entre Edward Cullen e Bella Swan, porém, agora vamos testemunhar o nascimento desse amor pelo olhar do vampiro. Em meio a uma paixão cercada de perigos sobrenaturais, você vai descobrir como Edward encara seus prazeres mais profundos e as consequências devastadoras de um amor proibido e imortal.

Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro

Em momentos tão delicados quanto os que vivemos diariamente no nosso país, é a hora perfeita para comprar o Pequeno manual antirracista, escrito pela filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Este livro já tem um preço bem acessível normalmente e, com a Black Friday chegando, nada melhor do que investir nele para agregar os conhecimentos sobre um tema tão necessário.

Breve resumo: Em onze capítulos curtos, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. No decorrer do livro, ela trata de temas como negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

1984, de George Orwell

Um outro livro que você pode investir nessa Black Friday é o 1984, do escritor George Orwell. Este romance foi publicado originalmente em 1949, mas é considerado um clássico muito moderno e ainda é muito lido atualmente.

Breve resumo: Vivendo em uma sociedade dominada pelo Estado onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho, Winston se vê aprisionado em uma engrenagem totalitária. Enquanto isso, ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico.

A ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, explica para Winston que “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro”.

Extraordinário, de R. J. Palacio

Se você gosta de livros voltados para jovens e adolescentes, pode optar pelo Extraordinário, escrito por R. J. Palacio. Apesar de ter uma pegada mais juvenil, a obra tem uma linguagem simples e comove a pessoas de todas as idades. Ele já foi adaptado para o cinema e você pode assistir ao filme após concluir a leitura.

Breve resumo: O livro narra a história de August Pullman, o Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética e possui uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado a escola, até então. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Homo Deus, de Yuval Noah Hahari

A próxima sexta-feira também pode ser o dia ideal para você comprar o livro Homo Deus, que está na lista dos mais vendidos do ano e é escrito pelo historiador israelense Yuval Noah Hahari, também autor de um livro bem conhecido: “Sapiens, uma breve história da humanidade”.

Breve resumo: Nesta obra, o autor combina ciência, história e filosofia para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra?

A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova.

Sejamos todos feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

Livro bom é livro que a gente aprende com ele, não é verdade? Você pode aproveitar a Black Friday para comprar o livro Sejamos todos feministas e aprender com a escritora Chimamanda Ngozi Adichiesobre um tema que é cheio de estereótipos e que precisa ser discutido: o feminismo.

O livro é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston em 2012.

Breve resumo: Durante a obra, Chimamanda parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para mostrar que muito ainda precisa ser feito até que alcancemos a igualdade de gênero. Segundo ela, tal igualdade diz respeito a homens e mulheres, pois será libertadora para todos: meninas poderão assumir sua identidade, ignorando a expectativa alheia, mas também os meninos poderão crescer livres, sem ter que se enquadrar em estereótipos de masculinidade.

O Jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett

Um outro clássico da literatura que já ganhou as telonas e que pode ser uma leitura agradável para você é o livro O jardim secreto, da escritora inglesa Frances Hodgson Burnett. Como dissemos, a obra já foi adaptada para o cinema algumas vezes e, ainda este ano, ganhou uma nova versão, mas ainda não houve o lançamento aqui no Brasil.

Breve resumo: A tramaconta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás.
A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento.

Quem mexeu no meu queijo?, de Spencer Johnson

Para as pessoas que querem ler uma narrativa rápida, divertida e cheia de ensinamentos, pode optar por comprar o livro Quem mexeu no meu queijo?, do escritor estadunidense Spencer Johnson.

Breve resumo: Em 112 páginas, você vai ter acesso à história de 4 personagens, 2 ratos e 2 humanos do mesmo tamanho, que vivem em um labirinto, numa eterna procura por queijo, que os alimenta e os fazem felizes. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive.

Deixe a neve cair, de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

E para finalizar a nossa lista, trouxemos mais uma obra da literatura juvenil, mas desta vez, falando especialmente sobre o Natal, que já está a poucos passos de distância. O livro Deixe a neve cair, escrito por três autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle, é uma ótima opção e já foi adaptado para filme pela Netflix.

Breve resumo: Uma nevasca durante o Natal é o plano de fundo para três histórias de amor que se entrelaçam. No conto de Maureen Johnson, denominado “O Expresso Jubileu”, uma menina chamada Jubileu acaba presa durante uma nevasca em um trem que a levaria para Miami. Entre passar a noite confinada com um grupo de cheerleaders narcisistas ou enfrentar a neve para chegar a uma Waffle House perto da linha do trem, ela escolhe a segunda opção. Sua decisão muda o rumo de sua noite de Natal e de sua vida amorosa.

Na mesma lanchonete que abriga Jubileu se passa a história de John Green, “O Milagre da Torcida de Natal”, com a aventura de três amigos pela cidade coberta de neve para chegar à Waffle House. Em Gracetown, onde todos se encontram na manhã de Natal, os fios que unem os personagens são revelados.

E na terceira e última narrativa, “O Santo Padroeiro de Porcos”, de Lauren Myracle, conhecemos Addie, outra vítima da maior nevasca dos últimos cinquenta anos, que tem que superar uma manhã de trabalho na Starbucks, mesmo com o coração partido.

E aí, curtiu nossas dicas de leitura? Você, com certeza, vai se apaixonar por uma ou mais histórias dessa lista. E se você quiser escolher outras opções para investir, entre na seção de livros do nosso site e compre vários exemplares para completar a sua estante.

Quer mais conteúdos sobre leitura? No nosso blog, a gente tem um espaço exclusivo recheado de artigos com dicas de livros de todos os gêneros. Vale a pena conferir!