Sabe aquele cheiro forte de gordura que fica espalhado pela casa após o preparo de alguns alimentos fritos? Eles são bem desagradáveis e acabam ficando por um bom tempo no ambiente. Para resolver esse problema, um depurador de ar pode ser bem eficiente e encontrado por um preço super em conta. Então, se você quer investir em um, vem descobrir como funciona o aparelho e alguns ótimos modelos para comprar.

Como funciona o depurador de ar?

Talvez você já saiba, mas é válido explicar que o depurador de ar é um dos aparelhos que ajudam a filtrar a gordura e os cheiros fortes que saem das panelas quando você está preparando determinados tipos de alimento.

Para isso, ele conta com 2 tipos de filtragem: no primeiro, a gordura é filtrada em forma de vapor e se solidifica no alumínio ou no inox. Já no segundo, que é feito de carvão ativado, são absorvidos o mau cheiro e a fumaça causada pelos alimentos, devolvendo o ar limpo para a sua cozinha.

A promessa é que esse sistema presente nos depuradores consiga eliminar até 50% da gordura e do odor. Apesar de parecer um processo complicado, ele é bem simples de usar e também de instalar, então, se você é daquelas pessoas que não deixam os móveis permanentes em um só lugar, fica tranquilo porque ele não precisa de nenhuma instalação muito complicada, além de fixar na parede.

Mas como nem tudo são flores, você também vai precisar dedicar um tempinho para a limpeza do equipamento. Como ele lida com gorduras, é natural que sobrem resquícios dentro dele. O ideal é que você fique atento ao manual para saber qual a periodicidade de limpeza e da troca dos filtros.

No geral, os depuradores de ar vão ser mais eficientes em cozinhas pequenas, mas se você quiser um eletrodoméstico para ambientes maiores e que sejam mais eficazes ainda, não deixe de conferir as melhores coifas para a sua cozinha.

Depurador de ar: escolha o melhor para 2021

Agora que você já sabe como funciona, fique atento a características como: tamanho, potência, voltagem, funcionalidades e, claro, ao preço. Pense nesses atributos e as adeque sempre às necessidades da sua cozinha, assim, vai ficar muito mais fácil de você escolher o ideal.

Já sabe do que você precisa? Confira 6 ótimos modelos de depurador de ar e leve o seu favorito para casa:

Depurador de ar Suggar Slim DI802PT

Quando falamos em depuradores de ar, uma das marcas mais famosas e que oferecem uma grande variedade de produtos é a Suggar. Por isso, trouxemos um modelo da marca para abrir a nossa lista: o Depurador de ar Suggar Slim DI802PT. Com 130 W de potência e uma ótima capacidade de sucção de 390 m³/h, esse modelo possui 3 velocidades para você escolher de acordo com a necessidade do preparo.  

Um outro ponto bem bacana dele é ser slim e, por isso, não ocupa muito espaço na sua cozinha. Ele tem 80 cm de largura, 8,5 cm de altura e 48 cm de profundidade.

Como é de praxe nesse tipo de equipamento, ele vem com uma manta filtrante que elimina a gordura e a fumaça, e um filtro de carvão ativado que suprime os odores indesejados.

Depurador de ar e exaustor Slim Philco

Uma outra opção que também é slim e super compacta, é o Depurador de ar e exaustor Slim Philco. Ele mede 89,6 cm de largura, 8 cm de altura e 50,9 cm de profundidade, sendo indicado para fogões que tenham 6 bocas.

Além de possuir um design bem bonito e estar disponível em diferentes cores, ele também faz um ótimo trabalho e funciona como depurador e exaustor, eliminando todos os odores indesejados que ficariam pelo cômodo.

Esse depurador vem com uma lâmpada para iluminar o fogão e tem 3 velocidades disponíveis para você escolher de acordo com as necessidades. Com uma potência de 150 W, o aparelho possui uma vazão de ar de 210 m³/h.

Depurador de ar Electrolux DE60B

Se o seu fogão for de 4 bocas, você pode escolher o Depurador de ar Electrolux DE60B, que é pequeno, mas vai desempenhar bem o papel de eliminar os odores de gordura do ambiente. Assim como os outros, ele possui 3 velocidades, mas vem com 165 W de potência e capacidade de sucção de 280 m³/h.

Para quem gosta de aparelhos mais práticos, este pode ser o ideal, já que ele promete ser bem fácil de limpar por possuir menos cantos para acumular gordura.

Se quiser saber se ele vai se adequar bem ao espaço que você tem na sua cozinha, fique atento às medidas: 59,5 cm de largura, 14 cm de altura e 49,5 cm de profundidade. Ele não é slim como as duas outras opções que citamos, mas por ser pequeno, também não vai ocupar tanto espaço na sua cozinha.

Depurador de ar Colomarq Cook

Disponível em tamanhos de 60 e 80 cm, o Depurador de ar Colomarq Cook tem um design super bonito e arrojado e pode ser o eletrodoméstico que falta para a sua cozinha ficar mais completa e moderna. Ambas as opções tem 52 cm de profundidade e 13 cm de altura.

Indicado para fogões de 5 ou 6 bocas, esse modelo conta com um controle deslizante para você optar por uma das 3 velocidades, e vem com uma super turbina, que é capaz de eliminar a fumaça com mais eficiência. Nele, a potência do motor é de 60 W e a capacidade de sucção é de 250 m³/h.

Caso opte por ele, fique atento, porque a manta deve ser trocada a cada 2 meses e o filtro de carvão a cada 4 meses.

Depurador de ar Fischer Classic New

Outra ótima opção para você investir é o Depurador de ar Fischer Classic New. Ele funciona como depurador para captar o ar com gordura e devolvê-lo filtrado, e como exaustor fazendo com que o ar circule para fora do ambiente.

Esse modelo vem ainda com 2 lâmpadas para ajudar na iluminação, defletor feito em vidro temperado, 3 velocidades, potência de 290 W e vazão de 400 m³/h. E se você quiser mais praticidade ao seu dia a dia, o filtro dele pode até ser lavado na máquina de lavar louças.

As medidas dele são 79,5 cm de largura, 15 cm de altura e 50 cm de profundidade.

Depurador de ar Vidrio Suggar

E finalizamos a nossa lista com um modelo super completo e que faz parte da linha premium da marca, o Depurador de ar Vidrio Suggar. Além de ser super silencioso, ele tem dupla função: é coifa e depurador, ideal para eliminar bem a gordura e os odores causados por ela no ambiente.  

Dispondo de uma potência de 105 W, ele conta com uma capacidade de sucção de 390 m³/h, 3 velocidades para você escolher de acordo com as necessidades do momento e uma luminária para te ajudar durante o preparo dos alimentos.

Se você gostou dele, dá uma olhada se cabe na sua cozinha: são 90 cm de largura, 86,6 cm de altura e 49 cm de profundidade.

Depois dessas informações, ficou até mais fácil escolher o seu, né? Conta para a gente nos comentários se você já tem um depurador ou qual deles você pretende comprar.

Está repaginando a sua casa e quer algumas dicas? Nós fizemos uma seleção com 7 itens essenciais para montar uma cozinha. Não deixe de conferir!