A cortina é aquele item que para alguns pode ser um mero detalhe, mas se trata de um componente que desempenha um papel muito importante na casa. Principalmente no quarto, onde buscamos conforto, temperatura amena e controle de iluminação, e a cortina pode proporcionar tudo isso, além de adicionar um charme na decoração do cômodo. 

E ela pode ser fabricada de diversos modelos e materiais, para os mais variados gostos e estilos. Afinal, além do bem estar e benefícios que ela proporciona, todo quarto bem decorado necessita de uma cortina para complementar um visual bonito e elegante.

Se você procura modelos de cortinas para quarto, separamos aqui alguns exemplos incríveis. Nós vamos mostrar aqui também como você pode escolher o modelo perfeito para o seu quarto, de acordo com sua necessidade e estilo!

Para você que está montando seu quarto, ou que precisa de uma nova cortina, é fundamental escolher um modelo de acordo com o seu perfil e necessidade, além dos outros itens que estão no ambiente. Os modelos são diversos com texturas, valores e disposições, e criamos aqui alguns passos para que faça a melhor escolha!

Medindo a janela

Antes de ir comprar ou ver modelos de cortinas na internet você precisa medir a largura e altura da janela. A dica é quando for comprar o varão ou o trilho para pendurá-la, é ideal garantir uma folga de 20 cm para cada lado. Essa folga também vai ser importante na compra do tecido. E na instalação do suporte, você deve manter uma distância de em média 10 cm da parte superior da janela.  

Escolhendo varão ou trilho

A escolha do suporte da cortina para o quarto vai depender do estilo da decoração assim como do tamanho do seu ambiente. Caso voce opte pelo trilho, o ideal é que haja na parte superior algum tipo de acabamento de gesso ou madeira onde ele possa ser embutido, assim fica mais bonito.

Mas se for escolher o varão, o legal é deixá-lo a mostra para combinar com os móveis do ambiente. O ideal é escolher cores neutras e acabamentos em madeira ou metal. 

Altura e tipo da cortina

Normalmente a cortina vai do teto até o chão, o dando a impressão de um ambiente mais alto e aconchegante. E quanto ao tipo, é necessário entender quais são as suas necessidades e do espaço.Caso você queira impedir a entrada de luz no quarto, por exemplo, opte por persianas ou tecidos blackout.

Escolhendo o modelo ideal

As cortinas para quarto podem ser confeccionadas com tecidos grossos que impedem a entrada da luz. Quando os tecidos são leves e finos, eles  filtram a luz do sol, mas não bloqueiam totalmente a luminosidade. Então, o tipo do modelo mais adequado vai depender também da posição da janela em relação à insolação.

Cortina Gaze de Linho no Varão - Lindas! Sob Medida para Você – Belinha  Decorações

Modelos de cortina

Após fazer a escolha do estilo e da decoração do quarto, é hora de escolher entre os modelos a seguir:

Cortinas tradicionais

As cortinas tradicionais ficam melhor se instaladas direto no forro, quando se trata da opção com trilhos, ou bem rente ao teto, caso seja a opção com varão, indo até o piso, e o ideal é que seja instalada em paredes livres de móveis, para o tecido ficar livre para ser aberta ou fechado.

Cortinas rolô

Essas são indicadas para ambientes com estilo clean e contemporâneo, pois são práticas e a maioria dos tecidos adequados a esse modelo são fáceis de limpar

Persianas

As persianas são para quem deseja facilidade na limpeza, e algo mais moderno. São perfeitas para quartos joviais, ou mesmo para quem quer uma sofisticaçãoao cômodo. Elas vêm em modelos horizontais e verticais.

Blackout/Corta luz

Esses são ideais para quem deseja bloquear totalmente a entrada de luz no ambiente e tem a versatilidade de ser empregados em diversos modelos de persianas. Esse tipo de tecido garante 100% de privacidade ao quarto.

Double Vision

Por fim, esse modelo é diferenciado. Ele é composto por tecidos paralelos que permitem vários níveis de abertura e visibilidade, além de cair bem com quase todos os estilos de decoração.

Confira agora os modelos que separamos para você!

Cortina Tecido com Bandô De Renda Nicole

A Cortina de Tecido Nicole foi feita para decorar e proteger o ambiente da entrada de luz. Com 2 m de largura e 1,70 m de comprimento, ela é confeccionada em microfibra de alta qualidade. Além disso vem com um bandô de renda que dá um charme total, sem contar da cor branca que combina com qualquer decoração. Ela é ideal para varão simples de 2 m

Cortina Corta Luz Istambul Felipe 

Urbana e moderna, a Cortina com Corta luz Istambul Felipe é assim. Da marca Santista, ela dá aquele toque texturizado, além de ser inspirada na arquitetura da cidade, ela é uma peça que não pode faltar na sua decoração. Longa, com 2,30m de altura e 2,80m de largura e na cor cinza, os tecidos são divididos em duas folhas de 1,40m cada. E para dar total privacidade ao ambiente, ela acompanha forro corta-luz acoplado ao tecido, para que o cômodo fique mais aconchegante.

Cortina Quarto de Bebê Madagascar

Essa foi feita para o quarto do bebê e vai completar a decoração do quarto. A Cortina Madagascar, vem na cor palha e fabricada em 100% algodão de um tecido, e 100% poliéster de outro. Tem 3 m de largura e 1,70 m de altura e é indicada para varão simples de 2,00m. Essa cortina vai dar aquele toque especial que faltava para o quarto do seu filho.

Persiana Rolo Blackout Top Flex

A Persiana Rolô Blackout Top Flex é produzida em tecido vinílico e vem na cor branca, tem altura de 2,60 m e largura de 1,00 m. Ela é perfeita para uso no dormitório, pois corta completamente a entrada e passagem de luz no ambiente. Com essa cortina, você garante momentos aconchegantes sem perder a elegância e modernidade!

Persiana Double Vision Top Flex 

Essa é uma Persiana Double Vision Top Flex, da mesma marca que a anterior é muito versátil, elegante e funcional. Na cor preta e de poliéster, ela possui 1,20 m de largura e 1,60 m de altura ela é ótima para quem precisa de uma solução sofisticada de cobertura para janelas, sem abrir mão do controle de luminosidade. A cortina possui tecido duplo que intercala camadas translúcidas e opacas, de modo a permitir que você defina a passagem ou bloqueio de luz no ambiente.

Com tantos modelos diferentes fica até difícil escolher uma só para ser a nova decoração do seu quarto, não é mesmo? Conta pra gente qual mais gostou, e se quiser ver outros exemplos, temos uma sessão com modelos de cortinas!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos