Ter uma câmera fotográfica hoje em dia não é mais tão essencial como há alguns anos, isso porque os smartphones que estão surgindo são tão evoluídos que as câmeras fazem fotos com uma qualidade incrível em qualquer ambiente. Porém, para algumas pessoas, ainda é vantajoso adquirir uma câmera, principalmente para atingir uma qualidade acima do comum.

E se você está pensando em investir em um equipamento fotográfico, mas está em dúvida sobre qual comprar, a gente te explica qual a diferença entre as câmeras compacta, semiprofissional e profissional.

Câmera compacta

Câmeras compacta são aquelas mais “amadoras”, que possuem configurações bem mais simples do que as outras. Normalmente, elas já vêm com as operações automáticas e pré-definidas, sem precisar de um ajuste manual. No geral, ela que vai ser a responsável pela foto e você não precisa entender muito de fotografia para conseguir mexer em uma dessas.

Se você está pensando em adquirir uma câmera pensando na qualidade, deve optar por um modelo mais avançado, já que essas são um pouco inferiores às demais. Apesar disso, algumas câmeras compactas são bem avançadas e conseguem fazer um ótimo trabalho, inclusive oferecendo configurações manuais. O que justifica seu nome é o tamanho, que é bem menor e discreta se for comparada com as outras.

Outras características que valem ser citadas são: elas não permitem troca de lentes, a maioria delas possuem zoom óptico e alguns modos de fotografia, além de ter sensores menores.  

Uma característica nela que pode chamar bastante a atenção é o preço, as câmeras compactas são mais baratas do que os outros tipos, mas também possuem funções bem mais limitadas do que as semiprofissionais e profissionais. Então, se você quer uma câmera para chamar de sua e não precisa de algo profissional, ela pode ser uma ótima opção.

Separamos um modelo de câmera compacta, caso você queira investir em uma desse tipo:

Câmera digital compacta Sony DSC-W800

Com uma tela LCD de 2.7”, a Câmera digital compacta Sony DSC-W800 promete uma ótima performance, com imagens de alta definição, brilho e cores mais vivos. O zoom óptico dela é de 5x, tem uma resolução de 20.1 MP e os vídeos são filmados em HD.

Esse modelo também permite que você faça os registros de formas mais diferentes, com os 4 efeitos disponíveis nela: o CyberColor, Câmera de Brinquedo, Cor Por e Soft Color. Com eles, você vai poder usar e abusar da sua criatividade na hora dos cliques.

Um outro ponto dela que vale ser ressaltado é a possibilidade de fazer fotos panorâmicas de até 360º, com a função já pré-configurada na câmera. Além disso, ela conta com um estabilizador de imagens Steady Shot, que as mantêm mais nítidas mesmo que você tremendo as mãos na hora do registro.

Como dissemos, câmeras compactas são bem menores e podem ser guardadas em qualquer lugar sem muito esforço. O preço também é bem razoável e pode valer a pena se você não precisa de um modelo mais profissional e que tenha muita qualidade. Ela é ideal para os registros do dia a dia. 

Câmera semiprofissional

Já as câmeras semiprofissionais são mais avançadas do que as compactas, mas não tanto como as profissionais. Elas também podem ser consideradas um pouco melhores que as câmeras de “entrada” e tem mais recursos do que as que citamos anteriormente, são usadas por vários fotógrafos iniciantes e conseguem entregar um bom trabalho de acordo com o que promete. Um outro ponto que a diferencia é a possibilidade de usar acessórios para melhorar a qualidade das fotografias e gravações. Elas se encaixam na categoria DSLR.

Como dissemos, ela é mais avançada do que as compactas e algumas delas permitem até a troca de lentes, além de possibilitarem ajustes manuais, como mexer no obturador, foco, ISO e diafragma. Por possuírem lentes maiores, elas são mais pesadas e não passam despercebidas como as compactas.

Se uma coisa que atrai nas câmeras compactas é o preço, nas semiprofissionais esse não é o foco, elas têm um valor bem maior, mas ainda são mais baratas que as profissionais.

Confira o modelo de câmera semiprofissional que separamos para você: 

Câmera Canon EOS Rebel SL3

Prometendo fazer fotos e vídeos incríveis, a Câmera Canon EOS Rebel SL3 é uma boa opção se você está começando no ramo da fotografia e quer investir em um equipamento semiprofissional. Um dos pontos fortes desse modelo é a possibilidade de fazer gravações de vídeos em 4K a 24 qps.

O desempenho dela fica por conta do sensor de 24.1 MP e do processador Digic 8. A tela é de toque sensível e possui 3”, já o ISO é de 100-25600 que pode ser expandido para até 51200. Ela também conta com o Dual Pixel CMOS AF, para que você consiga obter um foco automático rápido e preciso na hora de tirar a foto.

Com esse modelo, você vai conseguir compartilhar os seus cliques via bluetooth com outros aparelhos, deixando alguns momentos muito mais práticos. Ela já não é tão pequena quanto a compacta, mas a fabricante promete que esse é um modelo leve.

Câmera profissional

As câmeras profissionais são as melhores e também as mais caras. Geralmente, as pessoas que investem nelas ganham a vida com fotografia/gravações ou precisam de um ótimo equipamento para desenvolver trabalhos e outros projetos. Elas são bem mais robustas que as outras duas e oferecem uma quantidade maior de configurações manuais, permitindo que o profissional tenha mais controle sobre a fotografia que está tirando. Elas também são DSLR.

Como esperado, ela entrega fotografias com ótima qualidade, porém, também exige mais conhecimento técnico do profissional. Não é viável investir em uma câmera que traz excelentes resultados, se você só quer o básico.

Em contrapartida, apesar de tantas características positivas, elas são bem caras e podem ultrapassar a casa dos R$ 30.000. Como dissemos, ela é um investimento válido para quem precisa de um equipamento para a área profissional, se você quer fazer registros mais informais ou ainda está começando na carreira, uma câmera semiprofissional pode ser a ideal para você.

Veja uma câmera profissional que consegue fazer um ótimo trabalho:

Câmera Nikon D850

A Câmera Nikon D850 é um modelo profissional, ideal para quem está disposto a fazer um investimento alto em um equipamento fotográfico. Ela vem com um sensor de 45.7 MP e um processador Expeed 5, oferecendo uma taxa de disparo contínuo de 7 fps para até 51 quadros consecutivos. A faixa de ISO dela é de 64-25600 e você vai ter acesso a recursos avançados para fotos, gravações de filme e time lapse,

As gravações com ela também não deixam a desejar, são feitas em UHD 4K. De acordo com a fabricante, o sensor é capaz de adquirir maiores detalhes e clareza mesmo em condições de pouca luz.

Esse modelo é bem caro, e por isso, é ideal para quem trabalha com fotografia e tem um ótimo conhecimento técnico para desfrutar de todas as configurações que a câmera oferece.

Conseguiu entender a diferença entre os três tipos de câmera? No nosso blog você encontra outros conteúdos para tirar as suas dúvidas, não deixe de conferir!

E se você quer comprar um equipamento para fotografar e está em dúvida de qual escolher, temos um artigo que faz um comparativo entre a Canon vs Nikon e mostra qual a melhor câmera fotográfica entre elas.

E se você quer comprar um equipamento para fotografar e está em dúvida de qual escolher, temos um artigo que faz um comparativo entre a Canon vs Nikon e mostra qual a melhor câmera fotográfica entre elas.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos