“Harry Potter”, “It, a coisa”, “senhor dos anéis”, “clube da luta”…todos esses títulos ganharam fama nas telonas, mas você sabia que essas e muitas outras histórias surgiram no universo literário? As adaptações para o cinema são uma forma de eternizar seus personagens favoritos, dar rostos, vozes e imagens aquela história que te conquistou a cada página. Confira com a gente os livros que inspiraram filmes dignos de maratona: 

Dica: Que tal fazer uma maratona dos filmes inspirados pelos livros da nossa lista? Saiba como escolher a melhor Smart TV para a sua casa e torne essa experiência ainda mais divertida,  

Como eu era antes de você – Jojo Moyes

Em 2016, “como eu era antes de você” chegava aos cinemas. A história inspirada na obra de Jojo Moyes nos apresenta a dois personagens de personalidades opostas: Will e Louisa. Enquanto Louisa faz de tudo para ajudar financeiramente sua família, Will desfruta dos benefícios de uma estrutura rica e bem-sucedida. Tudo muda quando ele sofre um grave acidente, que o deixa permanentemente em uma cadeira de rodas. É em meio a sua adaptação a nova vida que Louisa surge, a jovem atrapalhada e espontânea tem como missão ajudar Will nas suas atividades cotidianas, mas ela busca muito mais que isso. Embarque em uma jornada de amor, respeito e cumplicidade com esse best-seller. 

Informações importantes: 

Ano de lançamento do livro: 2013

Número de páginas: 320

Extraordinário – R. J. Palacio

À primeira vista, extraordinário pode parecer um livro infantil, mas se engana quem pensa que ele não tem uma grande história para oferecer. Logo nas primeiras páginas somos apresentados a Auggie, um menino de 10 anos que possui mais sabedoria que muitos adultos. Nascido com uma deformidade genética no rosto, ele aprende desde cedo que os olhares podem ser maldosos e que nem sempre é fácil enfrentar o dia quando se é diferente. Na tentativa de proteger seu filho, a mãe de Auggie o mantém afastado da escola, mas tudo está prestes a mudar, com a idade chegando, ela sente que seu filho precisa de mais. Acompanhe o cotidiano desse garoto extraordinário, capaz de despertar reflexões em cada página. 

Informações importantes: 

Ano de lançamento do livro: 2013

Número de páginas: 320

Precisamos falar sobre Kevin – Lionel Shriver

Quando se trata de suspense, “precisamos falar sobre Kevin” é uma história indispensável. O livro acompanha a história de um casal comum e apaixonado, Eva nunca desejou ser mãe, mas se vê a espera de uma criança: Kevin. Desde os primeiros anos de vida, acompanhamos o desenvolvimento do garoto, com uma mãe que cumpre mecanicamente todas as funções que são esperadas por ela. Tudo muda quando Kevin completa 15 anos, as brincadeiras maldosas e o comportamento inadequado do jovem dão lugar a uma tragédia: o personagem mata 11 pessoas. Esse é o tipo de tragédia anunciada? Será que Eva poderia ter mudado os rumos dessa história se tivesse agido de outra maneira? O que transforma um garoto em um sociopata? Essas são algumas das questões despertadas por esse livro denso e intrigante.

Informações importantes: 

Ano de lançamento do livro: 2007

Número de páginas: 464

Crepúsculo – Stephenie Meyer

Seguindo com a nossa lista, é impossível falar de livros que se tornaram sucesso no cinema sem se lembrar de “crepúsculo”. A saga que se tornou uma febre nos anos 2000 ganhou adaptações para todos os livros da série. Em Crepúsculo conhecemos o universo de vampiros e lobisomens de Stephenie Meyer através dos olhares da jovem Bella. Recém-chegada em Forks para viver com seu pai, a garota se torna uma novidade no colégio, ganhando olhares de todos, inclusive de Edward Cullen. O que tem início com olhares trocados durante o almoço evolui para uma espécie de amizade, mas será que Bela conhece mesmo o garoto misterioso da mesa ao lado? Quanto mais eles passam tempo juntos, mais dúvidas surgem na cabeça da jovem. Conheça os mistérios que cercam vampiros e lobisomens no primeiro livro dessa saga que se tornou best-seller.

Informações importantes: 

Ano de lançamento do livro: 2005

Número de páginas: 384

Orgulho e preconceito – Jane Austen

Orgulho e preconceito é um clássico de Jane Austen que foi publicado pela primeira vez em 1813, ganhando inúmeras adaptações, entre elas o filme de Joe Wright lançado no ano de 2006. A trama acompanha a história de cinco irmãs, pertencentes a uma família aristocrata inglesa durante o século 19. Elizabeth Bennet, a mais velha das irmãs, sente a pressão da família por ainda não ser casada, expondo questões sobre casamento, moralidade e família que faziam parte dessa época. Quando Elizabeth conhece Darcy, é impossível negar a química que surge entre eles, mas isso será suficiente? Nesse romance acompanhamos como pessoas opostas são capazes de enfrentar obstáculos em nome do amor.

Informações importantes: 

Ano de lançamento do livro: 2011

Número de páginas: 576

O menino do pijama listrado – John Boyne

Para os amantes de história, também é possível encontrar livros que inspiraram grandes filmes. Em “O menino de pijama listrado”, somos levados até o período da segunda guerra mundial pelo olhar de uma criança. Bruno, um menino de 8 anos, se muda com sua família para um local próximo a um campo de concentração, onde seu pai é comandante. Mesmo em meio a esse cenário cruel, Bruno não entende o que acontece nos campos ou o porquê de algumas crianças não poderem brincar como ele. Com muito tempo livre e pouca atenção dos pais por conta da realidade em que viviam, o menino inicia uma amizade com Shmuel, um garoto judeu que mora do outro lado da cerca de arame, dentro dos campos de concentração. Com uma narrativa sensível, “o menino de pijama listrado” nos mostra como a inocência de um garoto em meio a guerra pode ser emocionante.

Informações importantes: 

Ano de lançamento do livro: 2007

Número de páginas: 192

Por lugares incríveis – Jennifer Niven

Para finalizar nossa lista, temos “por lugares incríveis”, um livro que ganhou uma adaptação para a Netflix em 2020. Violet era uma adolescente com a vida dos sonhos, até o momento em que ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sai com vida. Enquanto tenta seguir em frente sem sua irmã, a jovem passa por um misto de emoções até então desconhecidos. Não tão longe dali, Theodore leva sua vida fugindo dos valentões que praticam bullying com ele na escola enquanto luta contra a depressão. Em uma noite, os dois se encontram em uma torre alta, prestes a pular, e é naquele momento que a vida de ambos se entrelaça. Violet e Theodore encontram apoio um no outro e passam a viver um dia de cada vez.

Informações importantes: 

Ano de lançamento do livro: 2015

Número de páginas: 336

Você sabia que todos esses livros se tornaram inspiração para filmes de sucesso? Algumas histórias demoraram muito para ganhar vida nas telas, enquanto outras emplacaram seu nome nos cinemas em poucos anos. Conta para a gente qual dessas histórias você já conhecia e qual o livro que você acha que merece ganhar um filme!

Sobre o autor

Flavia Giordano

Graduanda de jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso, apaixonada por livros, música e filmes.

Ver todos os artigos