Um dos maiores medos de quem faz compras pela internet é saber se a loja é realmente confiável e se os produtos vão chegar corretamente em casa, sem fraudes ou enganações. Isso ocorre porque, após a popularização das compras online, muitas pessoas se aproveitam da prática para aplicar golpes.

E para que você não caia em ciladas, nós separamos 5 formas de você checar se a loja é, de fato, confiável:

Confira as informações do site

Talvez você nunca tenha reparado, mas em alguns sites aparece um cadeado ao lado da URL no seu navegador. Se ele estiver lá, é um site seguro e você pode acessá-lo e usá-lo com tranquilidade, pois ele conta com o certificado de segurança.

Além disso, fique atento ao endereço do site. Alguns golpistas mudam pequenos detalhes, quase imperceptíveis, para que você não se atente que está em uma loja falsa. Se houver dúvidas, pesquise o endereço nas redes sociais da empresa ou em algum buscador confiável.

Procure a reputação das lojas

Saber como a loja se comportou com outro consumidor é um passo essencial para você descobrir se aquela loja é confiável ou não. Para se certificar disso, entre em sites de reclamação, como o Ebit e o Reclame Aqui, e saiba o que os usuários estão falando sobre a loja e como ela se comporta na resolução de problemas.

Confira se as extensões podem ser usadas nela

Uma outra forma de checar a confiabilidade do site é ver se a extensão do Vigia de Preço consegue trabalhar nele sem problemas e se o ícone dela está em algum canto da tela. Algumas empresas acabam bloqueando os comparadores de preços para que os consumidores não consigam identificar possíveis fraudes e promoções falsas. Sendo assim, não compre em sites que não deixam as informações claras e transparentes para os usuários.

Veja as lojas parceiras do Vigia de Preço

Se é parceira do Vigia, pode ter certeza que ela é confiável! Para que você possa acessar os sites das lojas sem erro, o Vigia de Preço disponibiliza uma lista completa com o endereço de mais de 1.300 e-commerces. Basta clicar no nome delas e você já será direcionado para o verdadeiro site.

Confira os dados básicos

E se depois de seguir todos esses passos você ainda estiver com o pé atrás, confira os dados e a situação da empresa na Receita Federal para confirmar se ela está dentro das normalidades. É importante também checar os prazos de entrega, as políticas de troca e devolução, e os canais de atendimento que a loja disponibiliza. Essas informações precisam estar visíveis e de forma transparente para que todos os usuários possam ter acesso.

Saiba também: