Em tempos onde o trabalho em home office se torna cada vez mais comum, é preciso cuidar melhor dos nossos equipamentos e acessórios de trabalho. São estes equipamentos que vão lhe dar suporte para ter o mesmo desempenho que teria trabalhando in loco.

Desse modo, se você usa notebook, PC ou qualquer outro modelo de computador, o monitor é sem dúvidas uma das partes mais importantes para o seu trabalho. Ficar na frente da tela por horas vai fazer com que você escolha um equipamento com boa qualidade.

Mas afinal, como fazer uma boa escolha de monitor e não gastar uma fortuna na compra? Pois bem, há alguns critérios que você pode adotar na hora de escolher o monitor que mais se encaixa nas suas necessidades.

Desse modo, coloque em uma lista por ordem de importância alguns itens que vão fazer você escolher o monitor para seu computador. Para isso, elencamos ao longo deste artigo algumas informações que podem te ajudar nessa escolha. 

Resolução da tela, tamanho do monitor e até mesmo o tempo de resposta são questões decisivas na sua escolha, conforme poderemos ver a seguir.

Veja mais: Notebook: Modelos interessantes para ser ter em 2020 (custo x benefício)

Monitor hq 24 é indicado para PC Gamer

Para escolher qual monitor pode se encaixar melhor e oferecer o melhor serviço, é preciso definir algumas questões antes mesmo de fazer a pesquisa de preços e marcas.

A questão primária aqui é saber para o que você pretende usar o monitor. Essa resposta vai definir boa parte das configurações necessárias para o aparelho atender suas necessidades.

Por exemplo, se você é daqueles que usam o computador para jogar, é interessante que o monitor apresente um baixo tempo de resposta e tenha pelo menos 24 polegadas de tela. O mesmo vale pra quem costuma fazer edições de vídeo e assistir filmes e séries com bastante frequência na tela do computador.

Já se o caso é de usar o monitor para fins profissionais, no sentido de edição de textos e outros conteúdos menos complexos, uma tela com boa definição de pixels e tamanho um pouco menor podem ser interessantes para buscar seu monitor.

Ademais, vale ressaltar que você também pode e deve definir quanto está disposto a pagar por um monitor. Definindo quais são os seus objetivos com o equipamento é possível perceber o quão importante é e se vale a pena fazer um investimento um pouco maior.

Tipo do painel é importante na escolha do monitor

Conteúdos com resolução alta e uma grande variadade de cores são cada vez mais comuns, seja em imagens, filmes, vídeos, gráficos e afins. Mas para conseguir desfrutar de toda essa qualidade não é suficiente apenas ter uma boa conexão de internet e tela com resolução Full HD ou 4k.

Para escolher um monitor que ofereça a paleta de cores mais fidedigna possível é necessário ficar atento ao modelo de painel que o equipamento possui. De modo geral, existem três tipos de painéis que são encontrados entre os monitores usados atualmente.

Então as opções são VA, TN e IPS. As siglas são referentes a Vertical Alignment (VA), Twisted Nematic (TN) e In-Plane Switching (IPS). Vamos detalhar a seguir as principais características de cada modelo e para o que são apropriados.

O monitor com painel VA possui uma boa definição de cores, dando bom contraste para as imagens. No entanto, o ponto negativo é que este é um monitor com tempo de resposta alto. Sendo assim, monitores com painel VA são indicados para assistir filmes e editar imagens, mas não para jogos.

O painel TN oferece aos usuários uma baixa definição de cores, além de distorcer as imagens quando você não está de frente para o monitor. Por outro lado, o baixo tempo de resposta torna o painel TN interessante para acompanhar streamings e jogar.

Por fim, os monitores com painel IPS se mostram com a maior versatilidade entre as três opções. Tanto o tempo de resposta, como qualidade na definição de cores e contraste estão num meio termo entre os painéis VA e TN. Dessa forma, esse é um monitor que pode ser interessante para você que cumpre diversas funções na frente do computador.

Preste atenção na qualidade de resolução de imagem do monitor

Como já mencionamos ao longo deste artigo, as imagens e vídeos estão com resolução cada vez melhor. Para acompanhar essa evolução é imprescindível que o monitor do seu PC tenha capacidade de exibir imagens com alta resolução.

No entanto, é preciso avaliar algumas questões antes de comprar um monitor 4k e gastar uma nota nesse produto. Voltando lá na pergunta inicial, você precisa saber quais são os objetivos com o monitor. Ou seja, se você usa ele apenas para tarefas simples e sem muita exploração de imagens, uma tela 4k pode ser até prejudicial, na medida em que você passa horas na frente da tela consumindo todos aqueles pixels.

Vale ressaltar que atualmente a grande parte dos monitores já partem com definição Full HD, com resolução 1920 x 1080px. Essa qualidade já é boa para a maior parte dos conteúdos que você irá consumir, seja online ou offline.

Entretanto, se você está interessado em uma imagem ainda melhor, os monitores 4k realmente podem ser boas alternativas, podendo ser encontrados por um preço bom.

Veja mais: Os 7 melhores modelos de notebooks para games

Tempo de resposta do monitor faz a diferença

O tempo de resposta que um monitor apresenta é uma informação que nem todos os usuários prestam atenção na comprar o equipamento. Mas acontece que essa é informação tão importante quanto as demais que mencionamos ao longo deste artigo.

Acontece que, o tempo de resposta da tela do monitor determina qual é o tempo que demora desde a emissão da imagem até a transmissão dela na tela do monitor. Atualmente é possível encontrar monitores com tempo de resposta de apenas 1s.

Esse tempo é ideal para quem faz lives, joga online com os amigos ou até mesmo assiste conteúdo audiovisual. No entanto, você não precisa ser tão exigente com o tempo de resposta do monitor se não costuma usar ele para estas tarefas.

Aparelhos com 4s de resposta, por exemplo, oferecem um bom desempenho geral, carregando as imagens em uma velocidade alta. 

De todo modo, vale a pena que você fique atento sobre qual é o tempo de resposta do monitor que pretende comprar. Essa é uma informação que você pode acessar tranquilamente na descrição do produto ou informações técnicas.

Veja mais: Tablets: Opções para estudo e trabalho

Mas afinal, qual monitor devo escolher

Agora com todas estas informações fica mais fácil saber como escolher um monitor para o seu PC. Mesmo assim, é possível que tenha dúvidas ainda sobre qual modelo escolher entre as opções disponíveis.

Pois bem, coloque estes itens no papel e pese quais características são mais importantes para o seu monitor. A partir disso, escolha qual a melhor opção pelo melhor preço. Leve em conta o prazo de entrega, forma de pagamento e descontos.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos