Há quem goste, e há quem ame. Perfumes são sempre bem vindos para aqueles que amam andar com um cheiro especial. E podem ser ganhados, comprados, sabendo a ocasião a usar e até mesmo a personalidade da pessoa, tudo fica perfeito! Até mesmo para você, que está em dúvida sobre qual fragrância comprar, nós vamos te ajudar agora. 

Para escolher o perfume ideal, existem vários fatores, como as notas olfativas, o clima que é mais propício a se usar aquele cheirinho, e ainda o local em que vai ser usado. Vamos entender aqui como funciona a classificação olfativa de cada fragrância para você escolher seu perfume ideal. Existem aquelas voltadas para o público masculon oe para o feminino, mas há muitas mulheres que gostam de perfumes fortes como os masculinos, ou vice versa. Então, antes de tudo, é útil que você experimente em sua pele a fragrância, mas se for comprar pela internet mesmo, nós vamos de dicas, para não errar!

Como descobrir sua fragrância preferida

O primeiro passo é testar e você só vai saber sobre a sua preferência se sentir o cheiro. Pode ser um pouco difícil definir de início qual perfume é o melhor pra você, e seu gosto olfativo. O que é isso? Por exemplo, se você gosta de perfumes leves, moderados, frescos, irá se identificar mais com os perfumes cítricos, frutados, aromáticos, herbais e florais leves.

Já se você gosta mais dos cheiros doces, talvez seu ideal seja os orientais (com vanilla, doces), amadeirados, chipres, como tuberosas, ylang, jasmim e flor de laranjeira, que são os mais buscados por quem tem essa preferência.

E quando você entende e descobre o que melhor te agrada, é preciso saber a intensidade que prefere em um perfume, pois no mercado nacional e internacional existem os Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e as Colônias. 

Os Parfums possuem mais concentração de óleos perfumados, e consequentemente são mais intensos. Então se você busca algo mais intenso e que fixe e projete por mais tempo, faça a escolha por um Parfum ou Eau de Parfum. Agora, se quiser perfumes mais leves e com mais frescor, mas que ainda assim fixe na pele por um tempo, é legal escolher um Eau de Toilette.  Mas caso você queira algo bem levinho ou cítrico, para um pós banho ou dias quentes, opte pelas colônias, que são produzidas como uma água de cheiro, ou com pouco óleo, durando menos na pele e menos invasivo.

É possível o perfume mudar de cheiro?

Com o passar do tempo, os perfumes podem alterar o cheiro, isso por conta das notas de entrada e saída. Vamos explicar: a mudança do cheiro na pele acontece por duas razões. A primeira é por conta da evolução natural do perfume, que vai mudando desde que é aplicado, e logo após algumas horas, quando as notas de fundo aparecem, o cheirinho que você sentiu quando aplicou já não está tão presente e já é outro. E a segunda é por conta da transpiração de cada um, que pode alterar na sensação olfativa do perfume, ou potencializar. Por isso talvez muitas pessoas escolhem o perfume na loja por ter sentido um cheiro lá, e quando usam, descobrem que pode ter outro.

Opte por perfumes mais suaves para o dia a dia

Como os perfumes começaram acompanhando o comportamento da moda, acabaram sendo aqueles importados mais famosos de marcas de estilistas muitíssimo influentes, como Chanel, Dior, Givenchy, entre outros. Assim como normalmente o ideal é utilizar roupas mais leves e confortaveis no dia a dia, com os perfumes acontece o mesmo, o ideal seriam as levezas e frescores também para esse período.  

Cada pele tem um tipo de fixação

Não depende somente do perfume, ou da marca para que ele fixe horrores em sua pele. Depende também do seu tipo de pele. Pois quando a pele é mais seca, ela precisa de hidratação certo? Então pode ser que o cheirinho do seu perfume fique menos tempo, o ideal nesse caso é usar um hidratante antes, para potencializar e durar mais, se possível da mesma linha do perfume que irá utilizar, para ter o mesmo cheiro. 

Entender também o tipo de perfume que está usando é importante, como dissemos acima há perfumes com mais ou menos concentração de óleo. Muitas pessoas cometem o erro de usar body splashes, aguas de colonia, e reclamam que não fixou, mas é por não saberem os tipos ou por não entender que é o óleo do perfume que garante a fixação.

Vamos citar alguns exemplos, masculinos e femininos, dividimos por fragrâncias destinadas ao público masculino e ao feminino, e caso você se interesse mais pelo assunto, temos uma sessão inteira de perfumes!

Fragrâncias femininas

Perfume Clô Amakha Paris

A marca Amakha Paris utiliza fragrâncias inspiradas em perfumes importados. E o Perfume Feminino Clô é um contratipo do Chloé, um eau de parfum de Paris. Elegante, ele vem com 15ml, mas dura bastante pois é bem marcante. Ele pode ser usado de dia, mas é mais recomendado à noite, por ser uma fragrância intensa.

Perfume Feminino Olympéa Legend Paco Rabanne 

O Olympéa Legend é outro eau de parfum intenso, feminino, oriental floral. Possui um aroma de flores do deserto, que oscila entre frescor e sensualidade, e marca presença por onde passa. Muito bem falado, ele remete ao luxo, pois possui notas de baunilha, flor de sal e gengibre em sua composição.

Perfume Eaudemoiselle Givenchy Feminino

Esse perfume é moderno e elegante. O Eaudemoiselle é um eau de toilette da Givenchy, que passa delicadeza e frescor, típico de clássicos franceses. Com notas de limão, tangerina e manjericão, além de notas de rosa, é exclusivo, e ainda garante beleza com um frasco digno de atenção.

Perfume La Rive Donna Feminino 

Outro perfume feminino delicado, esse é inspirado em um eau de parfum importado. O Perfume Donna é da marca La Rive e é um floral frutado, muito usado por mulheres modernas que gostam de um perfume casual. E apesar de delicado, tem um cheiro marcante com suas notas de maçã, cedro, câmpanula e limão siciliano.

Fragrâncias masculinas

Paco Rabanne 1 Million Privé 

Luxuoso, intenso e sensual, esse é o Perfume 1 Million Privé. Ele é um eau de toilette masculino Oriental Amadeirado. E mantendo a mesma linha do tradicional, ele possui notas de tabaco narguilé com mirra, além do patchouli e de fava tonka. Uma fragrância marcante e explosiva.

Cabana Masculino La Rive

O Perfume Cabana também é masculino um amadeirado especiado com notas de canela e cardamomo, e ainda eucalipto, lavanda, baunilha e musgo. Esbanja encanto, é um perfume Eau de toilette clássico e tradicional da marca La Rive, sendo inspirado no importado Le Male, do francês Jean Paul Gaultier.

Deo Colonia Trip – Eudora

Com o intuito de trazer também uma colônia, esse da Eudora, o Deo Colonia Trip, de uma família olfativa fougère cítrico envolvente, apresenta uma fragrância suave e refrescante, com notas aquosas e aromáticas sendo um pouco amadeirado, e é ótimo para usar durante o dia e agrada homens com estilo mais casual e aventureiro.  

Perfume Bvlgari Man Masculino Eau de Toilette

Esse perfume é pra quem gosta dos amadeirados,  o eau de Toilette Bvlgari Man é um símbolo de elegância e poder. Com notas de bergamota da Calábria, pêra branca, madeira branca e fava tonka, esse é o perfume para quem quer ser notado por onde passa. 

Agora que você já sabe um pouco sobre as especificações e com nossos exemplos, vai ficar mais fácil escolher dentre as tantas opções cheirosas que existem! Perfume é algo pessoal e é importante saber o que você gosta, quais ingredientes são os seus preferidos, ver qual deles já usou e ficou mais tempo na pele e sempre testar para acertar!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos