O tipo de coleira para seu pet é tão importante quanto passear com ele! Sim, sabemos que a hora do passeio é um dos momentos mais prazerosos para o bichinho. E há quem pense que gatos não gostam, mas apesar de não vermos por aí gatos passeando em coleiras, eles também gostam de andar ao lado dos humanos, desde que se tenha muita disciplina e paciência.    

O passeio pode parecer algo de lazer, mas é muito importante para o desenvolvimento por conta do exercício e gasto de energia, além do vínculo de amizade que se constrói entre humano e animal. 

E como sabemos que a maioria das pessoas interessadas em escolher colares para pets pretendem utilizar as de passeio nos cães, vamos dar algumas dicas de como escolher a melhor para o seu bichinho. A seguir você vai conferir alguns modelos de colares de passeio para cães e coleiras comuns para gatos (aquelas utilizadas em casa mesmo). 

Escolhendo a coleira ideal

Enfatizamos aqui o quanto é importante escolher o modelo certo para o seu tipo de cão, já que a coleira errada pode deixar seu animal sem proteção e mesmo para que ele se comporte da maneira que você não deseja durante o passeio. Não estamos dizendo que existe o modelo perfeito, mas varios modelos podem ser ótimos para os diversos tipos de porte e necessidade. 

E duas coisas são fundamentais na hora do passeio e da escolha: a segurança e o controle. 

A segurança é a proteção de fato do animal perante ao perigo, e isso significa fugas inesperadas quando a coleira se abre, e muitas vezes o cachorro não sabe voltar ou mesmo se machucar. Então, mantê-lo seguro é portanto sua responsabilidade.

Para garantir a segurança, você deve escolher um produto com material resistente e durável. E ao invés de optar primeiramente pela beleza, veja a qualidade dos materiais e costuras. Além disso, algo muito importante é saber se o colar não vai sair com facilidade do pescoço do bichinho!

O controle, outro fundamental ponto diz respeito àquilo que você precisa manter durante a caminhada, em que o cachorro precisa entender a liderança, e consequentemente se comportando melhor

E os principais tipos de coleira que existem atualmente no mercado são 

Colar tradicional
Colar de obediência
Coleira Peitoral

Ao escolher a coleira ideal, você precisa entender as características de cada uma:

Colar tradicional

Essa é a mais discreta e popular, tem um variadas opções de cores e estampas, assim como de materiais e para vários portes de cães. As mais largas normalmente são fabricadas para uso em pescoços mais longos. 

A coleira tradicional é mais indicada para cães adaptados a passeios, ou seja, aqueles que não puxam mais ou que são mais obedientes, ela é possivelmente uma opção bem segura e eficaz.

Colar de obediência

O modelo como o próprio nome já diz, é referência para a maioria dos treinadores, principalmente para portes médio e grande, que tendem a obedecer menos. No produto, a guia e o colar são uma coisa só. Ou seja, quando o cachorro puxa, a guia é tensionada, diminuindo o tamanho do colar e apertando o pescoço. 

Pelo sentimento de desconforto e apertamento, ele passa a evitar o comportamento inadequado. A dica é: quem deseja comprar esse modelo deve saber bem como utilizar, a fim de evitar desconfortos ao animal.

Coleira peitoral

Comumente chamada de peitoral, ela é mais utilizada em cães de pequeno porte, e possui pontos positivos e negativos. Ela mantém o pescoço do animal intacto, que por ser delicado pode ser ideal, mas também pode estimular àqueles cães mais imperativos a puxar o tempo todo que durar o passeio. 

Muito útil tambem para cães idosos e com dificuldade de locomoção, assim sendo possível para todos os portes, e servindo apenas para segurança e auxílio a locomoção com orientação.

Agora que você já sabe os principais tipos, confira os exemplos para cães e algumas também para os felinos! 

Coleira Seda Tchucoo

O primeiro modelo é destinado a cães, a Coleira Tchucoo é de seda, e esse exemplo é o tamanho M, porém a marca disponibiliza do tamanho PP ao G,  podendo ser utilizada para todos os portes. O produto pode ser utilizado no dia a dia, é regulável, e a marca garante que o material principal é o poliéster antialérgico, macio e confortável. Vem com estampas variadas e exclusivas, além de argolas em metal reforçado e fecho em nylon, super anatômico e resistente.

Coleira de Obediência para Cães Toh Laguna

Esse é um exemplo do segundo tipo aqui apresentado, a Coleira de Obediência Toh Laguna. Ideal para cães, ela é feita em fita de poliéster ultra-soft super confortável e pode ser usada como coleira flex simples sem enforcador. Suas costuras são em nylon que garante mais resistência e a segurança total do acessório. Esse produto é funcional para todos os portes e está disponível nos tamanhos P, M e G.

Peitoral Coleira Quick para Cachorro Meemo

Exemplificando o terceiro tipo, temos o Peitoral Coleira Quick para Cachorro Colméia, da Meemo, que vai te permitir fazer os passeios diários garantindo conforto e segurança ao animalzinho.

A coleira foi projetada com materiais de alta qualidade e durabilidade, dando praticidade e comodidade tanto ao cachorro quanto ao dono! A guia é personalizada e colorida, e é  indicada para cães de 1,5 kg a 4 kg. Sua composição é em nylon, borracha e liga de zinco. 

Coleira Peitoral + Guia Wise Dog

Esse é um kit para raças pequenas, em que vem o peitoral e a guia. A Coleira Peitoral Wise Dog vem nas cores azul e rosa, ótimo para passeios tranquilos em que o cão já está mais obediente ou mesmo para os mais idosos, pois dá conforto e orientação. Com 1,20 m de comprimento, ela consegue dar uma boa distância sem ser muito comprida, e além disso, vem com um gancho com trava de segurança, que evita abertura acidental. O produto é confeccionado em fita 100% poliéster e lindas etiquetas emborrachadas.

Coleira para Gato Limão Meemo

E para quem estava aguardando modelo para gatos, esse é um charme! A Coleira para Gato Limão, que também é da marca Meemo foi pensada especialmente para o conforto e liberdade do seu gato. Ela vem em tamanho único, mas se adapta ao pescoço de forma confortável e mais segura. Feita com material de ótima qualidade, sendo Nylon, Borracha, liga de zinco e Neoprene, ela garante a conservação de cor e durabilidade mesmo após muito tempo, e além disso, ainda conta com trava de segurança para maior proteção.

Essa coleira é ideal para o bom costume do gato com o acessório dentro de casa mesmo, além de ser um adorno lindo! 

Coleira Gato + Brinquedo 

Diferenciada, a Coleira para Gato+Brinquedo vem com dois produtos: além da coleira normal, feita em tecido, plástico, silicone e metal, vem também uma varinha. Ela vai servir como estímulo à brincadeira para o seu felino e ao mesmo tempo costume da utilização do produto no pescoço. Produto muito criativo, a marca buscou uma inovação com ótimo custo. 

Com as dicas e os modelos você já pode adquirir o melhor colar para seu melhor amigo! conta pra gente qual mais gostou, e se quiser dar uma olhada em mais coleiras. nós temos uma sessão para pets

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos