Para garantir uma melhor qualidade do sono, não tem como, é preciso investir em uma boa cama. A cama box tem sido o modelo mais popular no Brasil já faz algum tempo, e ela vem se tornando cada vez mais acessível.

Outro fato interessante sobre esse tipo de cama é o fato de ela não possuir cabeceira. Isso faz com que ter uma cama box seja versátil, possibilitando a troca da cabeceira sempre que o dono quiser mudar a decoração.

É muito fácil, inclusive, o momento de comprar uma nova cama box, pois ela não precisa ser montada. E, devido à base firme, o colchão acaba durando mais, não estragando como acontecia com as camas de estrado.

A vida de um ser humano inclui passar ⅓ da vida dormindo. Pode ser assustador pensarmos que passamos tanto tempo dormindo, mas isso mostra o quanto a qualidade do sono é crucial para nossa saúde e nossa vida como um todo. Uma noite de sono mal dormida pode gerar mau humor, dores e até problemas de saúde mais sérios. Por isso, é essencial escolher a melhor cama disponível no mercado.

Para servir como um guia de compra para você, selecionamos algumas dicas sobre o que deve-se ter em mente antes de escolher um modelo, e mostramos também as camas mais bem avaliadas do momento.

O que devo saber?

●    Tamanho: existem vários, desde a cama de solteiro até a king size. Tudo dependerá do que você busca. Nesse artigo, separamos algumas dicas para cada tipo de cama.

É preciso entender, porém, exatamente qual é a medida desse tamanhos, para saber se eles cabem no seu quarto.

        Veja a tabela a seguir:

●    Funcionalidades: alguns modelos vão muito além de uma cama para dormir. É possível escolher opções com baú para organizar a roupa de cama, com mesas laterais, gaveteiros, entre outros. Temos também a cama duplo box, que acompanha uma cama auxiliar.

●    Tecnologia: cada cama é feita com um tipo de material, que poderá auxiliar melhor cada necessidade específica.

●    Tipo de box: os box podem ser separados ou conjugados nas camas de casal, queen ou king. Os conjugados são os que o colchão é ligado permanentemente no box. Nos separados, quando necessário, é possível trocar só o colchão ou somente o box.

●    Base: a base da cama pode ser simples ou bipartida. A simples consiste em um único bloco, enquanto a bipartida são dois. A bipartida oferece mais resistência, suportando colchões mais pesados.

●    Densidade: vamos compartilhar uma tabela com vocês que indica a densidade sugerida de acordo com a faixa de peso.

●    Composição interna: geralmente, o interior dos colchões para box são de espuma ou mola.A espuma, apesar de ser macia, é menos durável. A duração é de 3 a 5 anos. Umas das opções mais comuns é a espuma de viscoelástico, desenvolvida pela NASA. Também tem a espuma de gel, que ativa a circulação sanguínea. As molas garantem uma vida útil de 10 anos aos colchões. O modelo bonnel possui molas entrelaçadas com uma camada de espuma por cima. No modelo pocket, as molas são ensacadas individualmente, o que garante maior estabilidade e conforto.

Listamos agora as melhores opções do mercado.

Camas de solteiro

1.   Ortobom: Colchão de molas + baú

Esse colchão oferece firmeza e flexibilidade ao mesmo tempo, tendo respiros laterais para facilitar a ventilação interna, aumentando a vida útil do colchão. Ainda conta com tecnologia antiácaro, antialérgica e antimofo. O bordado desse modelo é de metalassê e a densidade do colchão garante que ele aguenta até 120 kg. O baú garante um espaço para organização. A madeira utilizada neste móvel é 100% reflorestada, seu acabamento é em corino preto e possui amortecedores para facilitar a abertura do baú.

2.   Copel: colchão + box

Esse box conta com uma bicama, aumentando sua usabilidade. Ela pode ser utilizada para acomodar visitas, garantindo que não irá ocupar um espaço desnecessário.

Com estrutura de eucalipto, cada cama suporta 90 kg. Os colchões possuem mola e firmeza intermediária. Conta com tratamento antibactérias e possuem rodas acopladas nos pés.

Camas de casal

1.   Cama ecoflex

A marca é de Santa Catarina e combina um design arrojado com muita tecnologia. Possui tratamento antiácaro, antialérgico e antifungo e tem ação de aloe vera.

As molas são ensacadas individualmente, o que deixa o colchão mais estável na hora de dormir, pois mesmo se a pessoa ao lado se mexer, você não sentirá.

Sua estrutura é em madeira, coberta por tecido e bordados nas laterais.

2.   Ortobom: box baú + colchão

Essa é considerada uma das melhores marcas de colchões do mercado brasileiro. Conta com proteção antiácaro, antialérgica, antifungo e antimofo.

O colchão conta com a tecnologia Nanolastic, que o deixa mais macio e garante aguentar até 120 kg de cada lado.

O baú que acompanha o box tem 25 centímetros de profundidade, garantindo a possibilidade de aproveitar o espaço interno. A abertura é facilitada por pistões.

A estrutura é em madeira, com acabamento em corino.

Queen size

1.   Gazin: conjunto Las Vegas

O colchão possui molas ensacadas com suporte para até 120 kg e seu revestimento é composto por malha cashmere.

A base é composta com madeira de reflorestamento e forrada com suede. É uma peça definitivamente sofisticada, de uma marca que é considerada uma das melhores de cama box do mercado.

2.   Hellen Colchões: conjunto Supreme Gold

Esse colchão é um misto de maciez e firmeza. Seu box é formada por duas bases independentes, como a maioria das opções queen.

O colchão tem densidade 28 e 4 centímetros de altura. As molas são superelastic e o acabamento é em chenille. As cantoneiras e os pés são de PVC.

3.   Probel Sleep: conjunto ProDormir

É possível encontrar esse modelo nas cores branco, marrom e preto. A densidade do colchão é D65, garantindo suporte para 120 kg de cada lado.

A estrutura conta com molas prolastic, ensacadas em conjunto. Tem proteção antiácaro, antialérgica, antifungo e antimofo.

King Size

1.   Probel: conjunto ProDormir Molejo

Esse conjunto da Probel é muito aconchegante e promete durar por muito tempo. Ele possui molas ensacadas e tratamento contra bactérias e ácaros.

Desvantagens da cama box

A cama box pode apresentar algumas desvantagens. Alguns modelos são muito altos.

Outra questão é que ela já é mais cara que os modelos tradicionais e, para quem deseja complementar com cabeceira e saia (para esconder os pés), vai precisar desembolsar mais.

Alguns modelos vem sem pés, o que pode dificultar a limpeza embaixo da cama.

Apesar do colchão ser, geralmente, antialérgico, a base da cama nem sempre é, o que pode causar alergias, devido ao uso de tecidos.

O mais importante antes de escolher seu colchão é pesquisar bastante e entender qual opção atende melhor às suas necessidades.