Você pode estar querendo adquirir o hábito da leitura por vários motivos:Ficar mais ‘culto’ e crítico;

Ter mais conhecimento;

Tirar os livros da estante; 

Estimular a criatividade;

Melhorar a escrita;

Entre outras coisas mais.

Mas alguma coisa tem estado no seu caminho, te impedindo de seguir nesse caminho da leitura. Como proceder? Trouxemos algumas dicas para te ajudar a criar esse hábito, tornando você um leitor mais ativo, o famoso ‘devorador’ de livros! Será?

Vamos iniciar com um incentivo: trouxemos duas grandes personalidades que leem muito: Oprah Winfrey e Bill Gates leem ao menos 1 livro por semana!

Que tal começar a leitura por contos? Em vez de pegar um grande livro, os contos são pequenas histórias – com poucas páginas, que você poderá ir lendo aos poucos, conseguindo finalizar numa única lida, talvez. Edgar Allan Poe é um famoso contista, possuindo vários livros voltados para o suspense. 

Você também pode começar com alguma adaptação. Que tal pegar de algum filme que já assistiu ou tem vontade de assistir? Trouxemos algumas das maiores adaptações do cinema: 

Moby Dick, Herman Melville 

Drácula, Bram Stoker

O Iluminado, Stephen King

Harry Potter, J.K. Rolling

A Lista de Schindler, Mietek Pemper

Psicose, Robert Bloch

A Culpa é das Estrelas, John Green

Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes

Guerra dos Tronos, George R.R.

Não está gostando? Então deixe o livro de lado! Pense que não está mais na escola sendo obrigado a ler clássicos brasileiros para alguma prova de literatura. A leitura deve ser algo agradável para aliviar a mente e o corpo, então não se sinta mal ou com a consciência pesada, ok? Inclusive, ter um lugar confortável é essencial para isso. Que tal comprar uma poltrona

Reserve um tempo do seu dia para ler, afinal, no começo será como um treino, então é preciso empenho e dedicação, como uma academia, por exemplo. Você criará uma rotina até que se torne algo natural. 

Pare por um momento e dê uma olhada em quanto tempo ficou no celular passeando pelas redes sociais, ou talvez na TV maratonando aquela série do momento. Bastante, não? Isso quer dizer que vai parar com tudo? Claro que não! Mas dividir essas atividades será ótimo para aproveitar tudo o que gosta sem deixar nada de lado. Não está conseguindo se organizar? Existem muitos apps que te ajudam com suas atividades diárias!

Tenha sempre um livro com você e não sofra o risco de passar uma hora inteira no ônibus ou esperando no consultório médico ‘fazendo nada’. A leitura por si só é uma baita companhia nesses momentos. Garantimos que seu tempo passará muito mais rápido do ficar rolando o infinito feed do Instagram. 

Você pode entrar para algum grupo de leitura. Conforme for passando os capítulos com a galera, vai poder incentivar e ser incentivado, além de entender melhor aquelas partes mais difíceis ou confusas – caso apareçam. Existem grupos no Facebook, No WhatsApp, no Telegram, só procurar! 

Antes de começar o livro, dê uma lida sobre ele na internet; a famosa resenha. Vê o que o pessoal está falando dele. Cada é cada um? Claro, mas tudo tem uma média, não? Você saberá se tem uma linguagem mais formal ou informal, se tem muitos ou poucos personagens, enfim, se enquadra nos seus quesitos de ‘história interessante’. 

 Acha ruim ficar segurando o livro – especialmente os pesados – já viu o tamanho de Os Miseráveis? O surgimento do Kindle, da grande Amazon, veio para acabar com o problema da maioria dos leitores pelo mundo. Então trouxemos algumas especificações desse aparelhinho tão funcional que cabe uma biblioteca inteira. A Amazon tem três modelos: 10a. geração, Paperwhite e Oasis

10a. geração: esse é o aparelho mais barato, mas não pense que é menos funcional! Ele tem a tela de 6 polegada e resolução de 167 ppi. Diferente da sua versão anterior, é que desta vez ele traz luz embutida – ufa! Apesar de continuar com armazenamento de 4 GB – que sim, suporta muitos livros, o custo-benefício faz valer a pena. 

Paperwhite: esse aparelho é o intermediário, e comparado ao anterior, ele possui cinco LEDs, além de ter a resolução da tela melhor de 300 ppi. Seu design é mais bonito, e o melhor: ele é à prova d’água. Sua memória interna pode ser escolhida na hora da compra entre as versões de 8 GB ou 32 GB. 

Oasis: chegamos ao top 1. E o que ele tem de especial para ser caro mais que o dobro do Paperwhite?  Sua tela é de 7 polegadas e sua luz embutida é de 25 LEDs! Seu sensor de luz não só é adaptável como também tem ajuste da temperatura. Seu design é bem diferente, tendo botões para trocar de página, e claro, também é à prova d’água. A resolução de sua tela também é de 330 ppi e você também pode escolher entre os modelos de 8 GB ou 32 GB. 

Conseguimos te convencer ao menos tentar começar a ler? Pode ir sem medo. É um caminho sem volta, mas um caminho com apenas com bons frutos.

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos