Trocar de celular é inevitável, afinal a cada dia que passa as atualizações chegam mais rápido, deixando os aparelhos antigos obsoletos. Muitas vezes nem terminamos de pagar um celular e já queremos outro, é nesse contexto que surge a pergunta: celular usado vale a pena?

É incontestável que essa é uma das formas mais simples de economizar dinheiro, mas o custo-benefício dessa escolha é bom? Hoje vamos te ensinar algumas dicas para não cair em ciladas na hora de comprar aparelhos usados e também vamos mostrar outras alternativas de economizar e conseguir comprar um celular novo por um preço que cabe no seu bolso!

Conservação do aparelho: esse é provavelmente o principal cuidado que se deve tomar na hora de comprar qualquer item usado. Faz muita diferença comprar um celular que sempre foi bem cuidado, protegido por capinhas e películas no lugar de comprar um aparelho de uma pessoa que sempre derrubava o objeto no chão.

A melhor forma de saber se o antigo dono era cuidadoso é observando se existem riscos, trincados e outros detalhes que denunciem o mal uso, afinal, nenhum vendedor vai falar que não cuidava bem de algo que está tentando vender, não é mesmo?

Xi, quebrou! Será que vale a pena consertar qualquer dano em um celular? -  10/06/2019 - UOL TILT

Data de lançamento: comprar um aparelho usado é uma forma de manter um celular moderno sem gestar muito. Se for para comprar um aparelho obsoleto, não adianta muito recorrer a essa alternativa, né? Quando se interessar por algum modelo, fique de olho na data em que ele foi lançado, nossa sugestão é focar suas compras em produtos que foram lançados no máximo 12 meses antes da compra.

Coreia do Sul tem primeiro celular no mundo com acesso a rede 5G | VEJA

Saúde da bateria: a duração da bateria é um aspecto fundamental para o bom funcionamento de um celular. De nada adianta ter um modelo moderno se ele não puder ficar algumas horas longe da tomada, né? Os carregadores portáteis dão uma ajuda nesse problema, mas é preciso ficar atento da mesma forma.

Na hora de comprar, peça para ser informado sobre a saúde da bateria. Normalmente ela é medida em uma porcentagem que representa quanto ela ainda consegue atingir potencialmente. Nossa dica é focar em aparelhos que estejam com a saúde acima de 85%.

Bateria do celular viciada: saiba o que fazer para recuperá-la!

Sistema operacional: o sistema operacional é muito importante para manter seu celular atualizado e em perfeito estado de funcionamento. Seja ele IOS, seja ele Android, é preciso ficar atento! Aparelhos muito antigos podem não suportar as atualizações de sistema mais modernas, por isso fique de olho na hora de comprar.

Android 11 é oficial: veja o que muda e se o seu celular recebe a  atualização - Tecnoblog - iG

Funcionamento geral: depois de seguir todas as dicas listadas acima, chegou a hora de dar uma geral no celular. Nossa dica é ficar de olho principalmente na câmera, microfone, saída de som, entradas e botões principais.

Na hora de checar a câmera, peça fotos tiradas tanto da frontal quanto da principal ou tire você mesmo se possível. Teste todas as funções disponíveis e não esqueça de ficar de olho na função vídeo.

Para atestar a saída e entrada de som, você pode gravar um vídeo com áudio ou um áudio em uma rede social como o whatsapp, depois é só reproduzir a mídia para checar a saída. Colocar uma música para tocar também é uma ótima opção.

As entradas podem ser checadas de forma muito simples. Basta introduzir o carregador e ver se o aparelho reconhece prontamente a sua conexão. Para testar a entrada de fones, basta conectar o seu e reproduzir uma música ou vídeo curto.

Por fim, para ate3star o bom funcionamento dos botões de celular, execute as principais funções de cada um. Desligue, reinicie, tire prints de tela, aumente e diminua o volume para ter certeza que tudo está em ordem.

O que fazer quando os botões do seu celular não funcionam mais - TecMundo

Se você não tem muito tempo para ficar atento a todos esses detalhes, nós temos uma dica de ouro! A troca fone é uma loja de aparelhos usados que só comercializa aparelhos de boa qualidade! Vale a pena conferir.

Comprar um celular usado não é a única maneira de ter um aparelho novo por um bom preço. Investir em modelos intermediários que apresentem um bom desempenho é outra forma de não gastar muito na hora de atualizar seu celular. Separamos 4 modelos lançados recentemente que custam até a faixa de dois mil reais para você conhecer! E não se esqueça, antes de comprar, compare preços!

LG K61

O primeiro celular da nossa lista possui um dos melhores preços da categoria. O modelo LG K61 é indicado para quem ama tirar fotos, esse aparelho conta com quatro câmeras: macro de 2MP, super grande angular de 8MP, modo retrato de 5MP e câmera inteligente de 48MP. Com processador Octa Core 2.3GHz, sistema operacional Android e memória RAM de 4GB, você navega pelos principais aplicativos com rapidez e facilidade.
Esse celular ainda possui memória interna de 128GB expansível até 2TB através de um cartão de memória, conexões Wi-Fi, 3G e 4G e uma bateria de 4,000mAh que não te deixa na mão.

Motorola One Fusion+

O Motorola One Fusion+ foi destaque em 2020 por conta do seu preço acessível e design atrativo. A câmera frontal pop up de 16MP é o maior destaque do produto, com esse sistema a câmera é liberada apenas na hora de tirar selfies, liberando espaço na tela. Ainda falando das câmeras, esse celular conta com um conjunto quadruplo na parte traseira, capaz de fazer os melhores registros mesmo em ambientes de baixa luminosidade.
Você ainda conta com 128GB de armazenamento interno, podendo ser e3xpandido até 1TB com a ajuda de um catão MicroSD, um processador Snapdragon 730 Octa-Core super rápido e 4GB de memória RAM. O toque final fica por conta da sua bateria extremamente durável de 5000mAh.

Samsung Galaxy A70

A Samsung possui muitos modelos bons por um preço acessível. Hoje a nossa indicação é o modelo Galaxy A70. Ele possui recursos dignos dos celulares top de linha como o desbloqueio facial e digital. Para tirar fotos incríveis, você conta com uma câmera tripla de 32MP + 5MP + 8MP e filmagens em definição Full HD. O processador 2x 2.0 GHz Kryo 460 Gold + 6x 1.7 GHz Kryo 460 Silver unido a 6GB de memória RAM fazem com que você aproveite todas as funcionalidades de forma rápida. Por fim, a bateria de 4500 mAh permite que você se mantenha sempre conectado ao seu aparelho!

Xiaomi redmi note 9s

A Xiaomi ganhou popularidade no Brasil por oferecer aparelhos de alta qualidade por um preço que cabe no bolso do consumidor. O modelo Redmi note 9s possui sistema Android e características dignas de um intermediário top de linha. A tela grande de 6.67 polegadas com resolução de 2400×1080 pixels é ideal para quem está acostumado com celulares maiores e não deseja abrir mão dessa característica.


O processador 2x 2.3 GHz Kryo 465 Gold + 6x 1.8 GHz Kryo 465 Silver acompanha todos os modelos mas a memória RAM varia, podendo ser escolhida entre o modelo de 4GB ou 6GB. Quando o assunto é câmera, você conta com uma câmera traseira quadrupla de 48 MP + 8 MP + 5 MP + 2 MP e câmera frontal de 16MP. Para desfrutar de todas essas funcionalidades, esse modelo traz uma bateria de 5020 mAh.

Conta para a gente, você prefere comprar um celular intermediário novo ou um celular top de linha usado? Para ficar por dentro de todas as novidades em smartphones, fique de olho no nosso blog!