Quem é tutor de pets sabe que uma das preocupações durante toda a vida dos animais é o tipo de ração que eles devem consumir. Muitas vezes, eles se adaptam bem a uma marca ou a um sabor, mas é preciso também pensar no alimento de acordo com a idade que eles têm, já que precisa conter componentes específicos.

Recentemente, nós falamos sobre como escolher a melhor ração para cães filhotes e quais são as melhores rações para adultos, mas hoje, o assunto são os cães idosos, que deixam muitas pessoas com dificuldades para achar o alimento ideal.

Você é uma delas? Então vem conferir algumas dicas para escolher e algumas opções para você investir para os seus cães idosos.

Qual a melhor ração para cães idosos?

Algumas pessoas não levam em consideração, mas é extremamente necessário comprar a ração feita especialmente para a idade dos animais. Para cães idosos não é diferente, por isso, confira algumas características que você deve prestar a atenção na hora da escolha:

Idade: Saber quando um cão é considerado idoso é a dúvida de muitas pessoas, até porque, como todos já sabem, não dá para comparar com o ciclo de vida humano. Não há um padrão para a resposta, pois pode variar de acordo com a raça ou com o porte. Mas, geralmente, um cão já é considerado idoso a partir dos 7 anos de idade. Se você tiver dúvidas, fique de olho se há falta de disposição contínua, mudança de comportamento, falta de apetite e, claro, consulte um veterinário.

Tipo de grãos: É comum que, ao ficarem mais velhos, alguns cães acabem perdendo alguns dentes ou tenham problemas com a formação de tártaros. Por isso, opte por rações molhadas ou que sejam mais macias do que o comum. Na maioria das vezes, as rações específicas para essa idade já vêm com essa característica, mas é sempre bom ficar de olho para o seu cãozinho comer confortavelmente.

Composição: Assim como todos os outros, os cães idosos precisam de uma alimentação balanceada e com componentes que vão ajudar a mantê-lo saudável na idade em que ele está. Sempre opte por uma ração com poucas gorduras e calorias, que tenham uma grande quantidade de nutrientes e que ajude na digestão. E não esqueça de comprar uma opção de acordo com o porte e a raça dele, assim, a chance de acertar na alimentação ideal é muito maior.

Cães idosos: saiba qual a melhor ração para o seu

Depois de saber todos esses pontos, confira 6 ótimas rações para cães idosos e decida qual é a melhor opção para o seu:

Ração Fórmula Natural Fresh Meat Cães Sênior

Para abrir a nossa lista, trouxemos a Ração Fórmula Natural Fresh Meat Cães Sênior, que é uma opção com uma proposta super natural, sem aromatizantes artificiais, antioxidantes ou corantes. Disponível em embalagens de 2,5 kg e 12 kg, ela não é muito barata, mas vale a pena investir um pouco mais para o bem-estar do seu cachorrinho.

Além de possuir carne de frango fresca e outros alimentos naturais na sua composição, essa ração contribui para o equilíbrio da flora intestinal, proteção natural, uma pelagem mais bonita e brilhante, manutenção da massa magra, cuidado articular e tem uma ótima palatabilidade.

Ração Quatree Supreme Sênior +7

Como dissemos, o porte do cachorro importa muito na hora da escolha, e se o seu cãozinho tem o porte pequeno, você pode escolher a Ração Quatree Supreme Sênior +7, que faz parte da linha Super premium e foi desenvolvida para atender as necessidades de cães pequenos que tenham a partir de 7 anos de idade.

Ela é feita com alimentos selecionados para oferecer uma alimentação equilibrada para o seu cachorrinho e conta com óleos de linhaça e de frango, DHA e fontes de ômegas 3 e 6. Além de ser composta por nutrientes que proporcionam mais vida ao seu pet, e proteínas que mantêm os músculos fortes e a massa corporal ideal para a idade dele.

Essa ração também não possui corantes ou aromatizantes artificiais.

Ração Golden Sênior Mini Bits

Uma outra ótima opção para cães de porte pequeno que tenham mais de 7 anos de idade é a Ração Golden Sênior Mini Bits. Sem corantes ou aromatizantes artificiais, ela é ideal para proteger as articulações dos cães idosos, para a manutenção natural do peso e ainda diminui a formação de tártaros.

E além de ser um alimento super balanceado e completo, ela vem com grãos especiais que são mais fáceis de mastigar, é rica em fibras reguladoras do trato intestinal e ainda proporciona fezes mais firmes e fáceis de limpar.

Mas fique atento, pois segundo a fabricante, essa ração não é indicada para fêmeas que estão gestantes ou em período de lactação, já que possuem mais fibras e menos calorias.

Fazendo parte da linha de rações Premium especial, ela tem um sabor de frango e arroz.

Ração Guabi Natural cães sênior médios e grandes

Mas se você está em busca de uma ração para cães idosos que tenham o porte médio ou grande, uma boa opção é a Ração Guabi Natural cães sênior. Segundo a fabricante, essa opção foi aprovada por profissionais e fornece toda a qualidade que um cão com idade avançada precisa. Ela é composta por 50% de origem animal, 40% de cereais integrais e 10% de frutas e vegetais.

Com um sabor de frango e arroz integral, essa é uma ração que faz parte da linha Super premium e é totalmente livre de transgêneros e corantes ou aromas artificiais. Ela é uma ótima opção para manter a condição corporal do seu cão equilibrada, a função intestinal regular, o organismo protegido e ainda contribui para saúde dos ossos, das articulações e dental do seu cachorro.

Ração Gran Plus cães sênior

Ideal para cães de todos os portes que tenham mais de 7 anos de idade, a Ração Gran Plus cães sênior pode ser o alimento perfeito para o seu cachorro. Ela faz parte do tipo High premium, não possui corantes ou aromas artificiais e tem o sabor de frango e arroz.

A promessa da marca é que essa ração é feita com ingredientes nobres e contém o nível ideal de proteínas de origem animal para os cães idosos. Ela também garante auxiliar na saúde oral do seu amigão, proporcionar uma ótima mobilidade das articulações e contribui para o funcionamento do organismo por causa da fonte rica em ômega 3.

Ração Three Dogs para cães sênior

E para fechar essa lista cheia de ótimas opções, temos a Ração Three Dogs para cães sênior, uma Super premium com sabor de frango fresco e chá verde que foi desenvolvida para cães idosos de todas as raças e portes que tenham a partir de 7 anos de idade.  

Por ser produzida especialmente para cães idosos, os grãos dela são aerados para facilitar a mastigação e ajudar no combate ao tártaro. Disponível em embalagens de 3 kg e 15 kg, ela garante ser livre de corantes e aromatizantes artificiais, auxiliar as saúdes bucal e intestinal, proteger as articulações e o sistema imunológico, e proporcionar mais longevidade ao seu pet.

Depois de ver essa lista, ficou muito mais fácil achar a ração ideal, né? Se quiser outras marcas, componentes ou opções, é só ir ao nosso site e buscar pelo produto que deseja, e o melhor de tudo: comprando na loja que tem o menor preço.

Quer outras dicas para você e para o seu pet? Então fique de olho no nosso blog porque todos os dias temos novos conteúdos para a família toda, dos animais aos humanos.