Cabelos coloridos já não são mais considerados rebeldes. Hoje é possível você ter um cabelo bonito, colorido e sério. Mas diferente do que muitos pensam, não basta apenas jogar um pó descolorante e a tinta por cima! Há uma série de passos para colorir e manter a cor e a qualidade das madeixas ao máximo, sendo assim, trouxemos 6 produtos que você deve ter em casa.

O tom rosa é um dos favoritos das coloridas!

Então, antes de tudo, vamos com o básico:

O que saber antes de descolorir os cabelos?

Descolorir os fios é um processo bem agressivo, deixando-os frágeis, finos, quebradiços e, em alguns casos, até elásticos! Ou seja, é imprescindível que todo o tratamento seja feito com produtos de qualidade a fim de que suas madeixas tenham o máximo de proteção possível.

Separamos alguns fato x fake sobre a descoloração:

Não preciso fazer o teste de mechas para descolorir o cabelo?

FAKE. O teste de mechas é muito importante de ser feito antes de descolorir o cabelo. Ele quem dirá se o seu fio está pronto ou não para receber a descoloração!

Descolorir o cabelo muda a textura dos fios?

FATO. O cabelo perde massa durante o processo de descolorir, fazendo com que as madeixas cacheadas, principalmente, percam parte da definição.

Descolorir o cabelo pode mudar a textura dos fios!

Agora fique com alguns fato x fake sobre coloridas:

Tinta colorida resseca o cabelo?

FAKE! A tintura para cabelos coloridos é chamada de tonalizante, ou seja, é só cor. Ela não faz nenhum mal, inclusive, ela acaba hidratando o cabelo.

Cabelos coloridos precisam de mais cuidados?

FATO! A tintura colorida  não segura por muito tempo nos fios, ou seja, os cuidados para manter a cor são maiores.

Tonalizante é menos prejudicial que tinturas tradicionais?

FATO! Tinturas tradicionais vem com amônia e esse componente faz  mal ao cabelo. Já os tonalizantes são naturais.

Cabelos coloridos: 6 produtos que você deve ter em casa
Tonalizante é menos prejudicial que tinturas tradicionais!

Gestantes não podem pintar os cabelos?

DEPENDE! Parte das substâncias químicas são absorvidas e não se sabe ao certo quais as consequências disso ao organismo. Tinturas com amônia e descolorantes são proibidas para gestantes. No caso do tonalizante está liberado!

Colorir os cabelos gera mais pontas duplas?

FATO. A ponta dupla é um efeito de ressecamentos. Por remover a camada externa dos fios, a tintura os deixa mais vulneráveis.

Devo usar shampoos normais após colorir os cabelos?

FAKE. Além da hidratação, os shampoos próprios ajudam a segurar a tintura por mais tempo. Protetores térmicos blindam os fios contra o sol e o secador. Fique longe dos shampoos anticaspa e antirresíduos, que removem a tinta mais rápido!

Colorir com frequência faz o cabelo cair?

FAKE. A queda se dá a partir de alterações na raiz do cabelo. De todos os tratamentos capilares, a tintura está entre os menos agressivos.

Há uma idade certa para começar a pintar os cabelos?

FAKE. Os fios atingem o auge do seu desenvolvimento e maturação na puberdade, mas os profissionais recomendam postergar ao máximo a coloração para preservar as madeixas.

Tonalizantes não possuem química, então podem ser aplicados em crianças

Shampoo e condicionador

Itens básicos para qualquer pessoa, o shampoo e o condicionador devem ser bem escolhidos por quem possui as madeixas coloridas!  

Profissionnel Serie Expert Vitamino Color – L’Oréal

Shampoo diário, o L’Oréal Profissionnel é queridinho entre as coloridas afora. Ele limpa o cabelo de maneira delicada, tirando as impurezas, mas mantendo a cor e o brilho. Ele conta com fórmula antioxidante, evitando o desbotamento. Enriquecido com resveratrol, o shampoo restaura e protege os fios contra os radicais livres e outros oxidantes que surgem com a exposição ao sol, e outros.

Color Extend Magnetics – Redken

Outro queridinho, o shampoo da Redken não tem sulfato, oferecendo uma tecnologia com barreiras físicas para a saída do pigmento. A fórmula ajuda a selar a cutícula para que a cor não fuja. Enriquecido com proteínas, ele também fortalece a fibra, reduzindo a quebra.

Senscience True Hue

Específico para cabelos coloridos, o shampoo True Hue limpa suavemente os fios, protegendo-os do desbotamento, além de contar com protetor UV. Sua ação hidratante deixa os fios macios e a tonalidade de 4 a 6 vezes mais fortes do que antes. Sua fórmula contém silicone Quaternio e Poliquaternios, melhorando a aparência e espessura dos fios.

Réflection Bain Chroma Captive – Kérastase

A Kérastase limpa os fios corretamente, além de deixá-los forte por mais tempo. A marca é rica em nutrientes e hidratantes, e contém Gluconato de zinco, que impede a saída de pigmentos da cor da parte interna dos fios. Vem também óleo de linhaça – alisa a fibra capilar.

Réflection Bain Chroma Captive – Kérastase

Tonalizante

Chegou o momento de tonalizar os fios! A Kamaleão Color é uma das queridinhas no País. A marca brasileira trabalha com várias cores, é vegana e possui muita qualidade na fabricação. Ela é liberada para Low Poo, vem sem parabenos, amônia e peróxidos, e dura de 5 a 25 lavagens.

Opções de cores da tinta Kamaleão Color

Outra boa opção é a Keraton Hard Colors. A marca trata e colore ao mesmo tempo, não agredindo a fibra do cabelo.

Opções de cores da tinta Keraton

A Yamá também tem a própria linha colorida chamada Tonalizante Fashion. Como as anteriores ela também vem sem amônia, hidratando os fios e mantendo o tom por muito mais tempo.

Opções de cores da tinta Yamá

Cronograma Capilar

Após descolorir (ou não) os fios, lavar e pintar, você precisará ter uma rotina de cuidados com ele. O cronograma capilar faz parte dessa manutenção diária. Dentro dele você encontrará a hidratação (para manter a água dentro dos fios), a nutrição (para selar a cutícula) e a reconstrução, para casos mais especiais.

All Soft Heavy Cream – Redken

A máscara Redken vem com uma textura superleve, sendo indicada a todos os tipos de cabelo. Traz maciez, brilho e flexibilidade aos fios. Sua composição leva ingredientes como ômega 6 e óleo de Argan.

Óleo Extraordinário Cachos – Elseve

Com ótimo preço, o creme de tratamento da Elseve é destinado às cacheadas, mas pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Ele é formulado com óleo de coco e óleos de flores, garantindo umectação sem pesar e com ação anti-frizz. Você pode usar como pré-shampoo ou umectação noturna.

Óleo de Coco & Ylang Ylang – Love Beauty & Planet

O Creme da Love Beauty & Planet é barato, vegano e aceita todos os tipos de cabelo. Ele não pesa, vem sem parabenos, silicones e corantes artificiais.

Ser colorida não é fácil, mas também não é impossível! É preciso paciência e cuidados para manter os cabelos sempre bonitos e no tom desejado. Faça uma boa descoloração, compre bons produtos e cuide-os com carinho! Qual cor de cabelo é a sua favorita?