Cabelos e praia são duas coisas que normalmente não combinam, né? Basta descer a serra e passar um dia com o pé na areia para que os cabelos comecem a dar os primeiros sinais de danos. Alta exposição ao sol, a água do mar e a piscina são os principais causadores desses danos, mas ninguém merece abrir mão disso, afinal são por esses momentos que vamos a praia.

Se você vai fazer um bate e volta na praia nesse fim de ano, é importante redobrar os cuidados com os fios. Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais sobre como cuidar dos cabelos na praia:

Proteção UV para os cabelos

Engana-se quem pensa que é preciso proteger apenas a pele dos raios UV quando vamos a praia, os cabelos também precisam de produtos que protejam a integridade dos fios contra os raios solares. Os protetores térmicos e finalizadores são a melhor opção, antes de se expor ao sol basta aplicar o produto uniformemente em todo o cabelo. Você ainda pode optar pelo uso de chapéus nos dias mais quentes para ajudar na proteção dos fios e do couro cabeludo.

Como diminuir os estragos causados pela praia aos cabelos – Dona Giraffa

Shampoo e condicionador

Esses são os produtos mais básicos quando o assunto são cabelos, mas é essencial investir nos tipos certos se você vai dar um pulinho na praia. Muitas pessoas acabam levando shampoos anti-resíduo para a praia, pensando em eliminar os sais e cloro dos fios, mas esse é um grande erro, esse tipo de produto ressaca ainda mais os fios.

Invista em shampoos com limpeza suave, que higienizem o cabelo sem retirar as propriedades que auxiliam na manutenção do fio. Não se esqueça de usar o condicionador para fechar as cutículas dos fios e promover maior hidratação.

Como Cuidar dos Cabelos na Praia e que produtos levar

Ducha após o mar

Saiu do mar? Corra para a ducha! Muitas praias disponibilizam duchas públicas para os banhistas, então é legal se informar antes sobre o lugar onde você vai. Durante a ducha, enxague bem os cabelos, passando o dedo entre os fios. Dessa forma você retira grande parte dos resíduos e sais dos fios, facilitando o processo na hora de lavar e diminuindo o tempo de ação desses agentes.

Chuveiro Externo: sua Ducha ao Ar Livre

Planeje antes de viajar

Se você é do tipo que planeja as viagens com antecedência, é legal incluir um cronograma capilar na preparação. Com o cronograma você consegue repor todas as substâncias necessárias para manter os cabelos saudáveis, diminuindo o impacto do efeito praia nos fios.

Testamos: ritual pós-verão para um cabelo mais bonito e saudável | BOA FORMA

Cabelos coloridos x praia

A praia é um dos principais inimigos dos cabelos coloridos. Para não sofrer com o desbotamento, nossa dica é levar na mala produtos que ajudem na manutenção da cor de acordo com o tom que você usa. Máscaras e tonalizantes são as melhores opções.

Beach Waves - Como manter o efeito fora da praia | TorritonTorriton | Cabelo  lindo, Cabelo ondulado loiro, Cabelo loiro

Dica bônus

Está se perguntando como levar tantos produtos em uma mala pequena? Nossa dica é adquirir um kit de viagem, aquele kit com potinhos de tamanho reduzido. Você pode despejar uma quantidade dos seus produtos favoritos em cada potinho e identificá-los com uma etiqueta para não haver erros.

Como manter o cabelo crespo hidratado no verão? 5 dicas para praia e cidade  - Blog da Sah Oliveira - UOL

Anotou as principais dicas? Então continue com a gente para conferir alguns produtos que precisam descer a serra com você!

Shampoo Tresemmé Baixo Poo Nutrição 

Nossa primeira indicação para manter seu cabelo saudável na praia é o shampoo Tresemmé baixo poo nutrição. Com 400ml, esse produto conta com um baixo nível de sulfatos, aumentando sua propriedade nutritiva. Ele também é livre de silicone, parabenos e corantes.
Contando com óleo de coco e água de coco em sua composição, esse shampoo devolve a nutrição dos seus fios com substâncias naturais, dando movimento, saúde e beleza as fios. Indispensável para lavar os cabelos na praia, esse é um produto com baixo custo e ótima qualidade, tornando-se um bom investimento para quem já gastou muito no fim de ano.

Condicionador Truss Discipline

Para uma hidratação profunda, invista no condicionador Truss Discipline! Esse produto de 300ml é indicado para cabelos volumosos e que enfrentam problemas com frizz, ideal para quem quer controlar os efeitos da praia e devolver hidratação aos fios. O condicionador Discipline devolve o movimento do cabelo, reduz as pontas duplas que surgem na praia e restauram o brilho do cabelo, dando um ar de saúde aos fios.
Para usar basta lavar os cabelos com um shampoo adequado anteriormente, aplicar o produto, massagear, aguardar cerca de 2 minutos no próprio chuveiro e enxaguar normalmente!

Kpro Sos Summer Máscara

A máscara Kpro Sos Summer é o item mais caro da nossa lista, mas vale cada centavo por conta dos seus efeitos e do conteúdo que dura muito. Esse é um produto desenvolvido para tratar e proteger todos os tipos de fios, lisos e crespos, virgens ou com química, coloridos ou não. Sua fórmula conta com queratina hidrolisada, seda, extrato de pérola e PH ácido, propriedades que ajudam na reconstrução dos fios e na recuperação de danos, devolvendo beleza ao cabelo e selando suas cutículas. Essa máscara ainda oferece proteção contra o sol e outros efeitos nocivos causados pelo mar e piscinas.

Creme de Pentear Lola Be(M)Dita Praia

Seguimos a nossa lista de produtos com um item necessário para te ajudar na missão de desembaraçar os fios depois da praia: o creme de pentear Lola be(m)dita praia. Fabricado pela Lola Cosmetics, esse produto tem como objetivo ajudar a desembaraçar os fios e proteger seus cabelos de agentes como o sol e o mar. A proteção contra os raios UV cria uma barreira que protege cada um dos fios contra o ressecamento e os danos comuns quando vamos a praia e a piscina, além de prevenir o desbotamento da cor para aquelas que possuem tintura nos fios. Com óleos de babaçu, buriti e oliva em sua composição, ele devolve toda a hidratação necessária para as madeixas.

Leave-In Griffus De Repente Sereia

O leave-In Griffus de repente sereia é um produto indicado para o uso pré e pós praia. Com 240ml, ele tem como finalidade a reparação do cabelo após os efeitos do sol, mar, brisa e outros agentes externos. Sua composição conta com óleo de jojoba que resgata o brilho, combate a oxidação e diminui frizz. O complexo de aminoácidos resgata a saúde dos fios após a exposição intensa sol, água do mar e piscina. Adquirindo esse leave-in, você consegue cuidar do seu cabelo após a praia e ainda protegê-lo antes mesmo dos danos.
Para usar basta aplicar nos cabelos úmidos ou secos e pentear como de costume.

Océane Kit Viagem 2 Frascos

Chegamos ao fim da nossa lista com um produto que vai te ajudar a aplicar aquela dica bônus da qual falamos lá em cima. O Océane kit viagem conta com dois frascos com capacidade para 50ml cada. Ideal para transportar cosméticos na sua bolsa ou mala de viagem sem ocupar espaço, esse é um item que vai transformar sua maneira de ir a praia. Com apenas dois ou três desse kit você consegue levar todos os produtos da lista, além de tornar possível levar eles até a praia! Não se esqueça de identificar cada um dos potinhos com uma etiqueta depois de despejar seus produtos favoritos.

Conta para a gente, quais produtos de cabelo você costuma levar para a praia? Depois de conferir nossa lista, temos certeza que você vai acrescentar mais alguns itens na sua mala!