Sai ano, entra ano, os celulares são atualizados para uma nova versão. O sistema operacional fica mais rápido, a câmera melhora a qualidade das fotos e dos vídeos, a capacidade de armazenamento aumenta, dentre outras funcionalidades.

Tentamos prometer para nós mesmos que daremos alguns anos ao celular atual até fazer uma nova troca, mas a espera é grande, porém o mercado tem oferecido uma gama enorme de smartphones a preços populares, sendo possível trocar o aparelho todo ano, se achar necessário.

A Black Friday já é nesta semana, ou seja, a chance de comprar um novo celular com um preço incrível é agora. Mas para não ter erro, trouxemos algumas dicas do que observar antes de adquirir o seu aparelho:

Ano de lançamento:

Antes de tudo, veja quando ele foi lançado. Dependendo da marca talvez não faça tanta diferença, mas para outras sim! Algumas configurações e atualizações podem se manter ou não ser mais disponível para as versões antigas.

Tamanho da tela:

Você prefere uma tela maior ou menor? Se você tem o costume de usar o aparelho com uma mão só, talvez um celular com tela pequena seja o ideal. Mas se curte jogar e assistir vídeos, considere uma tela maior. Considere também o brilho, a qualidade das cores, além da resolução.

Qual o tamanho ideal para a tela?

Processador:

O processador é o cérebro do celular. Os smartphones com a inscrição quad-core são bem indicados – preço intermediário. Além da quantidade de núcleos, outra parte importante é a sua velocidade, medida em GHz. Quanto maior o número (1,8 GHz, 2 GHz), mais rápido será. Já a memória RAM é indicado ter ao menos 2 GB.

Bateria:

A capacidade de carga de um celular é medida em miliampères (mAh): quanto maior, mais energia o aparelho é capaz de armazenar. Opte por celulares com baterias de, no mínimo, 3.000 mAh.

Pesquise também se o celular oferece o sistema de fast charge ou carga rápida, dessa forma ele carregará de maneira bem rápida quando estiver com pressa.

Câmera:

Quanto mais megapixels, melhor a foto? Não exatamente. Não considere aparelhos que tragam sensores traseiros com menos de 8 MP. Verifique a abertura de foco: quanto menor o número, maior quantidade de luz passa para dentro do sensor, ou seja, melhor será a imagem.

Vídeo:

Além da resolução, observe a quantidade de frames capturados. Vídeos Full HD a 30 frames por segundo são o mínimo aceitável.

Qual a câmera ideal para o celular?

Armazenamento:

Quanto maior o armazenamento, melhor. O mínimo indicado é 32 GB. Pesquise se o celular aceita expansão da memória via cartão MicroSD e qual a sua capacidade.

Agora que você entendeu como escolher o celular correto, vamos à lista:

Moto G7 Power – Motorola

O Moto G7 Power tem ótima bateria – capacidade de 5.000 mAh. Sua tela tem 5,7 polegadas, seu  processador é octa-core, tendo 3 GB de RAM. Seu armazenamento interno é de 32 GB. Sua câmera principal fotografa a 12 megapixels e a frontal a 8 megapixels.

K12 Prime – LG

O modelo Prime da LG vem com câmera tripla (16, 2 e 5 MP), fazendo selfies de até 13 megapixels. Sua tela é grande, tendo 6,26 polegadas. Seu processador vem com oito núcleos, sendo 3 GB de RAM. A memória interna é de 64 GB. Sua bateria é de 3.500 mAh, durando o dia todo.

Zenfone Max ShotAsus

Considerado um dos melhores nessa faixa de preço, o Max Shot vem com câmera tripla (12, 5 e 8 MP) e as selfies têm até 8 megapixels. Sua tela tem 6,26 polegadas. Seu processador é o octa-core, sendo 3 GB ou 4 GB de RAM e 32 GB ou 64 GB de espaço interno. Aguentando o dia todo – a bateria é de 4.000 mAh.

Mi A3 – Xiaomi

Para quem gosta de selfies, o modelo da Xiaomi pode ser um dos melhores nessa faixa de preço. Sua câmera tripla tem 48, 8 e 2 megapixels. O processador vem com oito núcleos, trabalhando em conjunto com 4 GB de RAM. Sua memória interna é de 128 GB e sua bateria de 4.030 mAh. A tela tem 6 polegadas.

Galaxy A20sSamsung

Lançado no fim de 2019, o Galaxy A20s é o celular intermediário com um belo custo: câmera tripla (13, 8 e 5 MP), tela com ótimo tamanho (6,5 polegadas) e bateria com alta duração (4.000 mAh). Seu processador tem oito núcleos, ele possui 3 GB de RAM e 32 GB de espaço interno – apesar de ser pouco, pode ser expandido.

Motorola One Macro

Outro lançamento do fim de 2019, o Motorola One é para quem quer fazer fotos macro. Ele possui câmera tripla (13, 2 e 2 MP). Já as selfies são feitas com até 8 MP. A tela é de 6,2 polegadas. O processador é octa-core, a memória RAM tem 4 GB e o armazenamento é de 64 GB. Sua bateria tem capacidade de 4.000 mAh.

Zenfone Max M3 Asus

Com bateria de alta capacidade (4.000mAh), o Zenfone Max M3 vem com câmera dupla de 13MP, reconhecimento facial, 12 tecnologias de segurança — incluindo monitoramento de temperatura e proteção contra sobrecarga –, e tela de 5,5. Seu processador é o Octa Core, sua memória RAM é de 4 GB e seu armazenamento é de 64 GB.

Galaxy A30Samsung

Com uma tela grande, o Galaxy A30 tem 6,4 polegadas. Sua câmera frontal tem 16 megapixels, vindo com um conjunto traseiro de duas lentes: 16 e 5 MP. Ele vem com processador de oito núcleos, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno e bateria de 4.000 mAh.

Galaxy A30 – Samsung

K41SLG

Considerado intermediário, o K41S tem construção resistente, uma tela de 6,5 polegadas com tecnologia IPS LCD. Sua bateria é de 4.000 mAh, vindo aliado ao chipset econômico Helio P22 da MediaTek. Seu conjunto de câmeras agrupa quatro sensores, sendo13 MP, 5 MP e dois de 2 MP (com lentes de profundidade e macro). Sua memória RAM é de 3 GB e sua memória interna de 32 GB.

Motorola E6s

O Moto E6s é quase um irmão gêmeo do Moto E6 Plus, mas com outra roupa. Sua tela é em HD de 6,1 polegadas com notch em gota. Seu processador Helio P22 vem com oito núcleos. Sua memória RAM é de 2 GB e seu armazenamento interno é de 32 GB. A bateria é de 3.000 mAh. A câmera principal é de 13 MP com foco rápido e um sensor de profundidade.

Passando pela lista é possível ver que boa parte das marcas trabalham com celulares populares – e bons, basta analisa-los bem. Inicialmente pode ser uma questão de gosto pessoal pela marca, após isso, fique de olho nas especificações! Boa Black Friday!