A Black Friday está a um passo de distância e, apesar de não ser tão recente assim no Brasil, algumas pessoas ainda se sentem inseguras de participar das promoções oferecidas por milhares de lojas neste dia. E se você é uma delas e ainda tem medo de cair em ciladas ou promoções falsas, confira 7 dicas infalíveis para você se dar bem na Black Friday de 2020.

Não é novidade que algumas lojas realmente criam ofertas mirabolantes que nem existem e, também, que alguns criminosos se aproveitam da data para aplicar golpes. Por isso, antes de pôr as compras em dia, leia as nossas dicas e coloque-as em prática para comprar tudo o que você deseja de uma forma mais segura no próximo dia 27 de novembro.

Prefira comprar pela internet

O ano de 2020 foi marcado por meses de isolamento social para evitar a proliferação do Covid-19. Todos nós tivermos de abdicar de muitos passeios e viagens para a nossa própria segurança e a de outras pessoas. Apesar disso, o problema com a doença não foi resolvido, então, melhor não se arriscar fazendo aglomerações nas lojas, né?

Além disso, não há como negar, fazer compras on-line é bem mais prático, simples e barato. Há algo melhor do que estar no conforto da sua casa comprando produtos na maior tranquilidade?

Mas claro que você tem que tomar bastante cuidado na hora de fazer essas compras, principalmente se você não tem tanta prática nessa modalidade. Então, busque por sites confiáveis, não saia clicando em qualquer link que ver e fuja de ofertas inacreditáveis sem antes confirmá-las.

Saiba o que você quer comprar

Saber o que você de fato quer comprar é um passo muito importante a seguir, por isso, nossa dica é: faça uma lista com tudo o que você pretende comprar durante a data. Assim, você não corre o risco de mirar em vários produtos e não “acertar” em nenhum.

Não deixe para a última hora! Aproveite os dias que ainda faltam para a Black Friday e já liste tudo o que você pretende comprar. Uma outra dica é para você já antecipar os presentes de Natal, aliás, a gente sabe que os preços tendem a aumentar em datas festivas né? Use o dia para economizar em outras épocas do ano também.

Se quiser uma ajudinha para lembrar o que deve comprar, confira nosso artigo que mostra os itens mais aguardados da Black Friday de 2020.

Compre apenas em sites confiáveis

Já destacamos esse tópico na primeira dica, mas é sempre bom reforçar. Há muitas pessoas desonestas por aí, só esperando um vacilo para aplicar golpes e ganhar dinheiro em cima de fraudes. E para evitar que você seja uma dessas vítimas, fique sempre de olho na procedência do site.

Sempre olhe a URL para ver se aquele é o endereço verdadeiro da loja que você deseja comprar. Você pode se certificar se que aquele é o site verdadeiro indo nas redes sociais da empresa e olhando sempre se há um cadeado ao lado da URL, se ele estiver lá, é uma página segura.

Use um comparador de preços

Talvez você ainda não tenha ouvido falar neles, mas os comparadores de preços são ótimos aliados para os consumidores na hora da compra. Como o nome já indica, eles comparam os preços de um mesmo produto em várias lojas ao mesmo tempo. Assim, você vai saber onde comprar sem precisar ficar indo de site em site em busca de ofertas.

O Vigia de Preço está entre os melhores sites de comparação, além de apontar qual loja tem o menor preço, ele ainda mostra o valor do frete que ela cobra e se ela tem cashback (parte do dinheiro de volta).

Vigia de Preço – Comparador de preços

Monitore os preços com antecedência

Como dissemos, não é novidade para ninguém que, por diversas vezes, as lojas divulgam promoções inexistentes, com preços que não são nada promocionais. E você, por acreditar na oferta, acaba comprando sem ter a certeza da veracidade.

Por isso, a nossa dica é que você monitore os preços das ofertas com antecedência e saiba a média de valores cobrados por tal produto antes do início da Black Friday. Assim, você vai saber se tal preço é realmente promocional.

Mas se você quiser simplificar ainda mais, o Vigia de Preço pode te ajudar mostrando o histórico de valores cobrado por aquele produto no último ano. Depois que você passar a usar a ferramenta, com certeza, não vai mais ser enganado por nenhuma loja. Confira um passo a passo que separamos para você:

Passo 1: Acesse o site do Vigia de Preço e busque pelo produto que você deseja.

Passo 2: Depois de achar o produto com a cor e as configurações que você deseja, basta clicar e você vai ter acesso à todas as informações básicas sobre ele.

Passo 3: Agora você só precisa rolar o mouse para baixo e já vai conseguir ver o histórico de preços daquele produto e um comentário do Vigia alertando se aquela é ou não uma boa hora para compra. Se você vir as mensagens “O preço tá bom para caramba!”  e “Tá bem bacana o preço!”, pode apostar que vai ser uma boa compra.

Baixe a extensão no seu navegador

Adicionar a extensão do Vigia de Preço no seu navegador é a nossa 6ª dica. Isso porque, além de agir no site do Vigia, ela também vai atuar no site das mais de 1.300 lojas parceiras sem você precisar sair dele.

Funciona assim: você escolhe o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox, clica em “adicionar extensão” e pronto. Ela já vai começar a vigiar os preços para você!

A partir daí, sempre que você entrar no site de uma das lojas parceiras, ela vai começar a atuar em qualquer produto, trazendo informações sobre ele no canto inferior esquerdo da tela. Veja um exemplo:

Extensão Vigia de Preço

E se você quiser saber mais sobre ele, basta clicar em “Ver todo o histórico de preço” que fica dentro do comentário apresentado pela extensão. Lá, você vai conseguir ver o histórico de preço de até 1 ano atrás para não cair em falsas promoções.

Histórico apresentado pela extensão do Vigia de Preço

Não perca as melhores ofertas do dia

E para finalizar, temos uma dica para você que tem uma lista com vários itens para comprar e sempre que vê uma oferta irrecusável, compra um deles. O Vigia de Preço tem uma seção exclusiva para as super ofertas e, o melhor, você pode acessá-las pelo site, pela extensão e pelo aplicativo, que está disponível para Android e IOS.

Nesse espaço, você vai encontrar os produtos que estiverem com os melhores preços naquele dia. E elas são atualizadas várias vezes. Então, durante a Black Friday, fique de olho nas nossas Super Ofertas e não perca nenhum produto em promoção. São várias categorias e com certeza o seu desejo de consumo vai estar lá também!

Super Ofertas

E aí, curtiu as nossas dicas? Agora é só você colocá-las em prática e fazer as compras que tanto deseja para você e para a sua família.

E fique sempre ligado no nosso blog porque todos os dias nós temos artigos com várias dicas, detalhes sobre os principais lançamentos e reviews dos melhores produtos.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos