Infelizmente nem todas as academias trabalham com ela: a bicicleta spinning. A bicicleta ergométrica que conhecemos não é indicada para a praticar spinning porque ela é destinada ao treino cardiovascular, já a spinning também fortalece a musculatura. Ela simula as sensações de pedalar ao ar livre, ou seja, é mais funcional, resistente e complexa do que a ergométrica. Continue o texto e veja as 6 melhores do mercado.

Quais as vantagens e desvantagens de comprar uma bicicleta spinning?

Além do básico: otimizar seu tempo, evitar trânsito e chuva, por exemplo, a bike é excelente para perder peso, sendo bem mais eficiente que a ergométrica comum, porém é recomendado ter boa orientação profissional antes de começar a treinar para não correr o risco de sofrer alguma lesão. Outra desvantagem é o espaço ocupado, já que ela é maior que a bicicleta ergométrica que conhecemos.

Bicicletas verticais, horizontais ou spinning: qual a diferença?

É importante saber a diferença para não correr o risco de comprar errado!

  • Verticais: são mais comuns e baratas. Normalmente utilizadas para aquecimento e exercícios mais intensos.
  • Horizontais: são recomendadas para quem tem problemas nas costas, pois vem com apoio para a coluna. O gasto de calorias será menor, sendo indicadas para aquecimento.
  • Spinning: excelente para ciclistas. São bem mais avançadas que os modelos anteriores, oferecendo um gasto de calorias bem maior, porém o custo é bem mais elevado.
bicicleta-spinning_as 6 melhores 3

O que observar antes de comprar uma bicicleta sppining?

Algumas especificações podem mudar completamente de uma bike para outra, então fique de olho:

Roda de inércia

O peso da roda de inércia influencia diretamente no seu desempenho. Prefira opções em ela pese ao menos 15 quilos. Rodas muito leves geram movimentos desordenados e instáveis.

Transmissão

Transmissão é o sistema para levar à roda o movimento das pernas. Existem dois tipos: por correia e por corrente.

A primeira – mais cara – é mais resistente e menos suscetível a problemas. A segunda é mais acessível, mas necessita de manutenção constante.

Resistência

A resistência está ligada ao sistema de frenagem da bike. Ela pode afetar os freios, assim como estes podem afetá-la. Os dois tipos de utilizados são:

  • Fricção: o mesmo utilizado nas bikes convencionais. Não é muito eficaz, pois pode se desgastar e perder o ajuste;
  • Magnética: utiliza imãs para fazer os pedais se moverem; o sistema evita o desgaste e as mudanças de pressão.

Banco ajustável

Se você não puder ajustar o banco, não ficando na posição ideal, se sentirá desconfortável durante o exercício. Olhe também se o banco é mais firme ou mais macio e se pode ser trocado.

Guidão

Verifique se o guidão é ajustável! O ideal é ele poder ser deslocado para frente e para trás, te deixando confortável para o exercício. Veja também a regulagem de altura – se pode ser ajustado para cima e para baixo.

Suporte para água e celular

Durante o treino você poderá desidratar, então é essencial ter suporte para a água. Para o celular já é pessoal.

Painel

Bem importante para monitorar a frequência cardíaca, além de utilizar as outras funcionalidades que costumam vir com a bike, como distância percorrida, calorias gastas, etc.

Bicicleta de Spinning F3i – Kikos

A bike da Kiko tem design moderno e é indicada para quem já é acostumado a esse tipo de bicicleta. Ela vem com sistema de resistência mecânica por atrito, além de freios de emergência. Com estrutura em aço carbono, a bicicleta é ideal para casas, encaixando-se em vários cômodos. Apesar de o preço ser um pouco alto, a aquisição vale muito a pena.

Especificações:

Painel: velocidade, distância, tempo, calorias e scan

Recursos e funções: regulagem de banco e guidão

Tamanho: 97,5 x 50 x 105 cm

Capacidade de peso: 100 kg

Bicicleta de Spinning F3i – Kikos

Bicicleta de Spinning PRO E17 – ACTE

A ACTE PRO E17 não parece nem uma bike tradicional, nem uma spinning. Seu design difere e seu painel – semiprofissional – é moderno e prático, mostrando calorias, distância, velocidade e outros. Ela vem com uma alça que se ajusta aos diferentes tipos de postura.

Especificações:

Painel: controle de velocidade, distância, calorias e outros

Recursos e funções: regulagem de banco, guidão e alças que controlam a postura

Capacidade de peso: 120 kg

Bicicleta de Spinning PRO E17 – ACTE

Bicicleta de Spinning PEL-2311 – Pelegrin

A bicicleta Pelegrin PEL-2311 vem com inúmeros benefícios. Ela é silenciosa e com alta tecnologia. Seu painel LCD mostra o pulso, entre outros monitoramentos. Ela tem o melhor custo-benefício entre as bikes da categoria.

Especificações:

Painel: velocidade, distância, tempo, calorias, pulso

Recursos e funções: assento estofado, regulado na horizontal e vertical, sistema de freio de emergência e rotação de duas maneiras

Tamanho: 108 x 48 x 108 cm

Capacidade de peso: 100 kg

Bicicleta de Spinning PEL-2311 – Pelegrin

Bicicleta de Spinning F5i – Kikos

A bike Kikos F5i possui um controle de exercícios mais tecnológico. Seu painel faz um auto scan da pedalada em pouco tempo, além das multi regulagens, encaixando-se nas necessidades do usuário. Seu odômetro vem acoplado no painel, mas a intensidade é ajustada manualmente. Ela é indicada para todos os níveis.

Especificações:

Painel: tempo, velocidade, calorias, distância percorrida

Recursos e funções: assento estofado, regulado na horizontal e vertical, sistema de freio de emergência e rotação de duas maneiras

Tamanho: 105 x 50 x 98 cm

Capacidade de peso: 120 kg

Bicicleta de Spinning F5i – Kikos

Bicicleta de Spinning S200 – PodiumFit

Uma das favoritas do mercado, a S200 da Podiumfit é moderna, silenciosa e ocupa pouco espaço. Seu painel é rápido, transmitindo as informações de forma intuitiva.

Especificações:

Painel: tempo, velocidade, calorias em painel scan

Recursos e funções: sistema de transmissão com correia, possibilitando conforto e silêncio durante o exercício; guidão ergonômico, assento regulável e pedais com cinta

Tamanho: 102 x 48 x 111 cm

Capacidade de peso: 100 kg

Bicicleta de Spinning S200 – Podiumfit

Bicicleta de Spinning BF7i – Kikos

Uma das melhores da marca, a BF7i é ideal para qualquer nível. Possui multi regulagens de guidão e assento. Também tem tamanho reduzido e quase não faz barulho.

Especificações:

Painel: auto Scan com informações de tempo, velocidade, calorias e distância

Recursos e funções: multi regulagens de assento e guidão para melhor adequação aos usuários

Tamanho: 113 x 56 x 10 cm

Capacidade de peso: 120 kg

Bicicleta de Spinning BF7i – Kikos

A bicicleta de spinning pode ser uma ótima pedida para quem curte a bike comum, mas quer algo mais potente. Avalie o tamanho do espaço na sua casa e as especificações de acordo com o que gostar mais. Qual modelo chamou mais a sua atenção?