O melhor bebedouro é aquele que se adapta ao estilo de vida da casa e do pet. Existem tantos modelos disponíveis e cada um pode se adequar à necessidade do seu cão ou gato. E apesar de um utensílio básico, ele é extremamente necessário em uma casa que se tem cães, uma vez que funciona para eles como um copo com água funciona para nós.

Nós vamos te ajudar a escolher o melhor bebedouro de acordo com as necessidades do seu bichinho, seja ele gato ou cachorro, e logo a seguir, você vai conferir alguns exemplos desses itens para os pets.

Assim como nós, os pets também precisam de se alimentar e matar sua sede com certa frequência durante o dia, para que se mantenham saudáveis e ativos.

Dentre as vantagens do bebedouro, algo importante que muitos acabam não percebendo é que ele garante um ambiente limpo e organizado, pois determina o local exato onde seu cão ou gato irá se hidratar.

E ele é um produto essencial na rotina do bichinho, pois garante que o animal tenha fácil acesso à água e se mantenha hidratado. E para que fique mais saudável, é importante que a água esteja sempre limpa e o item higienizado. 

Por ser um produto essencial, você o encontra de diversos tamanhos, tipos, modelos, e vamos te ajudar explicando quais são os tipos disponíveis hoje no mercado e como escolher aquele de acordo com a necessidade do animal. 

Antes de escolher o produto ideal, cheque alguns aspectos para ter certeza que está fazendo a melhor escolha, até porque, além de ser algo benéfico para o bem estar, é um produto que vai ficar na casa por um bom tempo. Alguns aspectos são interessantes observar, como:

Material

Os bebedouros podem ser produzidos em vários tipos de materiais, seja em ligas metálicas, alumínio ou mesmo em plásticos, que são os mais comuns e comprados. Independente do material, o principal ponto a destacar é a garantia de que esse material seja atóxico e não comprometa a saúde do bichinho.

E cada material é mais funcional em um ambiente. Por exemplo, modelos metálicas são mais indicados para ambientes externos, por oferecer maior resistência e durabilidade. Caso o item fique em ambiente interno, principalmente com acesso à rede elétrica, os de plástico são a melhor opção.

Tamanho

Um fator determinante é o tamanho. Ele influencia na capacidade e essa escolha vai depender da quantidade de pets que tem em casa, assim como o tamanho do animal. Há que se considerar também que atualmente muitos modelos vêm com bombas e filtros, o que aumenta o tamanho total do bebedouro. Por isso é importante levar em consideração o ambiente onde vai ser colocado, lembrando que gatos gostam de ter um espaço a mais que seja livre para beber água com conforto. 

Capacidade

E falando em tamanho não poderíamos deixar de citar a capacidade, que é a quantidade de água que é possível armazenar de uma só vez no bebedouro. Os modelos atuais têm capacidade média de 1 a 5 litros. Frisando que, mesmo que seu bebedouro tenha alta capacidade, se não houver uma bomba, a água vai ficar parada e esquentar. Ou seja, independente dos litros, e mesmo que a água não tenha acabado ainda, é importante fazer trocas regulares.

E após escolher de acordo com esses três aspectos principais, existem ainda tipos que atendem a mais diversa necessidade dos animais, vamos ver a seguir:

Bebedouro comum

Já pelo indicativo do nome, é aquele produto mais tradicional que todos conhecemos. Ele normalmente é uma vasilha onde a água é depositada. Se não puder pagar a mais por um produto como esse, o modelo comum é o mais indicado, porém é a versão que mais necessita de limpeza e troca de água constante. Tanto para cães como para gatos, você encontra esse produto em qualquer loja de pet shop com tamanhos variados.

Bebedouro elétrico

O modelo elétrico é o mais moderno, pois vem com uma bomba que mantém a água em constante movimento, além de um filtro que a limpa e purifica. Esse tipo normalmente armazena grandes quantidades de água, mantendo na temperatura ideal, perfeito para quem não tem muito tempo para as trocas de água, garantindo praticidade e cuidado com o animal. 

Bebedouro lambe lambe

Esse é ótimo para cachorros peludos, pois funciona como uma pequena torneira conectada ao armazenamento de água, que é liberada para sair o líquido quando entra em contato com a língua do animal. A água então é liberada aos poucos, sem permitir que o pet molhe todo o pelo.

Agora que você já conhece os tipos de bebedouros e o que levar em consideração na hora da compra, confira os modelos que separamos.

Bebedouro automático Alvorada 

O Bebedouro Automático Alvorada funciona bem para cães e gatos, possui 3 litros de capacidade e vem com uma característica muito funcional: sempre que o nível de água baixar, é reabastecido automaticamente pelo reservatório que precisa conter água. Ele é ideal para animais de pequeno porte e ainda é super fácil na hora da higienização, sendo desmontável, além do simples abastecimento.

Fonte Bebedouro Petlon

A Fonte Bebedouro PetLon é indicada tanto para cães e gatos, possui uma bomba automática que mantém a circulação da água continuamente, o que evita o consumo de água parada pelo pet. Ou seja, com esse item a água fica sempre saudável, por isso é muito indicado pelos veterinários. Sua capacidade é de 2 Litros, funciona bem para animais de pequeno porte e é ideal para quem trabalha e precisa manter seu animal de estimação sempre bem hidratado. Além de tudo, ele a fonte trabalha silenciosamente, tem baixo consumo de energia e vem com um filtro purificador para manter a água sempre limpa e saudável.

Bebedouro Cão e Gato Western

O Bebedouro Western é do tipo “lambe lambe”, é automático, ajustável a maioria das garrafas, e uma maneira fácil e higiênica de fornecer água ao seu animal de estimação. Funciona bem para cães e gatos e possui suporte para prender ao portão ou grade ou mesmo pode ser preso na parede com parafusos. É uma ótima opção para os animais mais peludos e para aqueles que adoram fazer bagunça com a água!

Bebedouro Automático Pet Shop

Esse produto foi especialmente desenvolvido para os pets beberem água confortavelmente sem bagunça. Outro modelo “lambe lambe”, o Bebedouro Pet Shop foi produzido pensando naqueles animais que sempre jogam água para todos os lados quando se hidratam. Fabricado em alumínio, e com pintura em pó sem cheiro, ele é atóxico, e mantém a água protegida, fresca e limpa. Muito prático de ser higienizado, ele atende bem tanto cães quanto gatos de porte pequeno a médio, tendo capacidade de 3 litros.

Fonte Furacão Pet Pop

A Fonte Furacão Pet Pot é indicada para cães e gatos e os estimula a ingerirem a quantidade diária recomendada pelos veterinários. É fabricada em polipropileno, sendo atóxica, possui um reservatório de água com capacidade de 3 litros e contém uma bomba de água que é responsável por impulsionar e fazer o líquido circular dentro do bebedouro Vem disponível nas voltagens de 110V e 220V.

Bebedouro Fonte Volcano Basic 

Esse produto além de lindo é super prático e funcional. O Bebedouro Fonte Volcano foi desenvolvido para melhorar a qualidade de vida do pet, pois possui design inovador, combinando beleza, além de permitir o fornecimento de água fresca e corrente ao bichinho. Sendo indicado para cães e gatos, ele é mais útil para os felinos, pois é extremamente silenciosa, ao dispensar a água pela rampa como queda de água ou por um bico de aço inoxidável, evitando problemas com respingos e barulho. Seu reservatório é de 2 litros e ainda tem sistema de filtro, garantindo sempre água limpa. Sua bomba econômica possui ajuste de pressão para aumentar ou diminuir o fluxo de água na fonte.

Com tantos modelos que só trazem praticidade ao dia a dia, você já pode escolher seu melhor modelo de bebedouro. Lembrando sempre que primeiramente é importante checar o bem estar do animal, e depois a beleza que o produto vai agregar ao ambiente! Se quiser ver mais modelos, ou mesmo produtos para pets, nós temos uma sessão recheada para eles!

Marcado em:

, , , ,

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos