Muita gente sonha em ser músico e viver de música, seja cantando, tocando bateria, guitarra ou seja lá qual instrumento, mas uma coisa é comum a todos tem que estudar para isso. Para alguns instrumentistas é mais fácil estudar em casa pois instrumentos de corda por exemplo têm a opção de diminuir bastante o volume, fone nas caixas e afins.

Para os bateristas isso no passado era um problema, pois é um instrumento muito barulhento e por anos criou dividiu opiniões entre os vizinhos. Mas em 1976 a Pollard Industries lançou a Syndrum Pollard primeira bateria eletrônica comercial e logo de cara chamou a atenção de nomes como as lendas Carmine Appice e o homem da bateria quase sem fim Terry Bozzio.

Veja mais sobre a história da bateria eletrônica em Como surgiu a primeira Bateria Eletrônica?

Qual a certa?

Na verdade essa se torna até uma pergunta vazia, pois são os recursos + a marca que vai definir o valor de cada bateria e as marcas mais badaladas como C.Ibanez, Roland e Yamaha vão de destacar nos dois sentidos, recursos e preço, e adicionando o peso do nome também, que no mercado isso é fator importante no quesito valor agregado ao produto.

A ideia na verdade é balancear, qual bateria tem mais recursos e o valor mais em conta, ajuda também ver os modelos mais atuais e apostar em anteriores, isso levando em consideração o orçamento, mas se esse problema não existir ou a bateria for um instrumento de trabalho e não hobby então você terá que mexer um pouco mais no bolso.

Sendo assim, vamos ver alguns ótimos modelos e que assim você vai poder descer a mão sem pena na bateria, mas sem quebrar é claro, e ainda assim não incomodar seus vizinhos, partiu?!

Bateria Eletrônica Compacta Std36

Para começar temos um modelo básico que vai atender mais aos bateras iniciantes e que não necessitam de tantos recursos ainda, trata-se da Bateria Eletrônica Compacta Std36 da Shelter. Ela vem com USB MIDI que pode ser usado como controlador de software, um pad de caixa, 3 de tons e 2 de patros, 1 hi-hat com pedal e 1 de bumbo também com pedal.

São 193 sons para tambores, pratos e percussões, 10 estilos diferentes de acompanhamento, 1 música demo, 10 préset e +1 kit de usuário, display de led, saída estéreo 1/8″ para fones de ouvido, entrada estéreo 1/8″ Aux In para conectar CD/Mp3 players e alimentação por fonte universal 100-240V 50/60Hz 0.2A saída 9V 0.6A.

Um produto simples e direto, fácil de manusear e que servirá para os iniciantes estudarem e desenvolverem suas habilidades.

Bateria Eletrônica Digital Ed10 X-pro C.ibanez

Agora vamos subir o nível de vez, aqui temos a Bateria Eletrônica Digital Ed10 X-pro C.ibanez marca que está a mais de 30 anos no mercado e sua história é muito ligada aos seus modelos de baquetas que já fora usadas por nomes como Aquiles Priester ex-Angra. Mas já há algum tempo ela vem se enveredando por outros produtos como bateria eletrônicas por exemplo.

O modelo XPro ED10 vem com 20 sons de acompanhamento pré-programados, 26 kits presets + 15 kits de usuários e mais duas saídas para pads extras e metrônomo. Saídas L/R , Midi e USB com tela LCD, fonte chaveada e o mais legal desse kit é que todos os pads são dual song, ou seja, som de pad e som de aro, o que aumenta as possibilidades na hora de tocar e groovar.

Suas configurações são caixa 10, 2 tons 8” + 1 surdo 8 bumbo com pad 8” (permite o uso de pedal duplo), Hi hat 10, 1 prato 12”ride + 1 prato 12” crash ( todos com Choke system ). Agora é só você visualizar as possibilidades, aqui é sem restrições, de iniciantes a profissionais.

Veja um pouco mais sobre ela:

Bateria Eletrônica Alesis Turbo Mesh Kit

Seguindo na lista temos a Bateria Eletrônica Alesis Turbo Mesh Kit que oferece uma experiência de bateria acústica no tocar, já que seus pads contam com peles Mesh e assim produzem a sensação de estar tocando num kit acústico, além de seus pads terem uma resposta bem silenciosa e assim não reproduzem os sons mecânicos que muitas vezes acabam atrapalhando.

O módulo turbo desse modelo está repleto de recursos, ele apresenta 10 novos kits clássicos e modernos, personalizados pela Alesis. Esses kits contêm 120 sons individuais e utilizam a tecnologia “Intelligent Dynamic Articulation” Articulação Dinâmica Inteligente numa tradução literal que proporciona som e experiências incrivelmente realistas. O módulo pode ser conectado a um sistema de som externo usando suas saídas estéreo ou fones para prática individual.

Você pode explorar ainda mais sua técnica e educação no instrumento com o metrônomo que vem embutido, além de um treinador integrado, 30 faixas de reprodução e exercícios rítmicos projetados para melhorar a técnica do usuário. O módulo Turbo também pode ser conectado ao seu Mac ou PC via USB para uso com softwares de gravação e/ou plugins de instrumentos virtuais.

As configurações desse kit são, pads de 8″ de mesh de alta qualidade, pratos de 10 ride, chimbal e crash, cabos de conexão, tambores, chave de afinação e fonte de alimentação, rack 4-post de alumínio super sólido para estabilidade e flexibilidade, entrada auxiliar de CD / MP3 para tocar junto com suas próprias músicas, conexão USB / MIDI para instrumentos virtuais e software de gravação, saídas de linha estéreo e saída de fone de ouvido.

Para uso de softwares de gravação e outros usar Mac: OS X 10.7 ou posterior, PC: Windows 7 ou posterior, porta USB disponível. Ele só não é completo por não possuir um pad de bumbo e para os usuários de pedal duplo e isso o deixa meio limitado.

Bateria Eletrônica Roland Td-1dmk

Agora abrimos alas para uma das gigantes do mercado, tida por muitos como a maior marca de bateria eletrônica e pads do mercado, mas não vamos tomar partido nessa história. Aqui temos o modelo da Roland o Td-1dmk que promete atender a iniciantes, profissionais e ainda mais aqueles que estão voltando para a bateria.

Para iniciantes, ante de falarmos é importante destacar que seus pads são feitos com pele Mesh Head de 2 camadas, o que vai dar um conforto maior e deixa-a mais silenciosa. Fácil de configurar e muito intuitiva já que basta ligar e conectar fones ou alto falantes e escolher um dos 15 kits que ela possui pré-definidos.

Para evoluir no instrumento, esse modelo da Roland possui modo de treinamento com 10 funções de treino e o software para Windows e Mac Melodics for V-Drums que é um aplicativo gratuito que oferece lições de bateria para auxiliar no aprendizado.

Para estudantes ela possui um processamento rápido aos toques e também graças aos sons acústicos a experiência de reproduzir os ensinamentos da sala de aula para o treino se torna mais próxima de uma bateria acústica isso graças as já mencionadas peles duplas de Mesh e sem contar que o pad de bumbo é em emborrachado que tanto absorve a energia do pedal quanto oferece um rebote muito bom, sem contar que não importa seu pedal, vai poder usar nesse kit, até o duplos!

Todos esses elementos juntos + a possibilidade de conexão com smartphones que lá podem conter suas play alongs, você poderá estudar/treinar, se divertir tocando suas músicas, gravar covers para um canal no Youtube por exemplo, sem contar que a Td-1dmk vem com uma biblioteca de sons de gêneros musicais diferentes para auxiliar na dinâmica da “pegada”.

As configurações das peças são bumbo compatível com pedal duplo, caixa (PDX-8): 8 polegadas, pele mesh head de duas camadas (2-ply), dois sensores (pele e borda) chimbal (CY-5): 10 polegadas, pedal controlador de chimbal que detecta notas semi-abertas, tom (PDX-6A) x 3: 6 polegadas, pele mesh head de duas camadas (2-ply), um sensor (Pele) *2 crash (CY-5): 10 polegadas, dois sensores (superfície e borda de prato), ride (CY-5): 10 polegadas, dois sensores (superfície e borda de prato) e rack com 4 hastes.

Bateria Eletrônica DTX452K YAMAHA

E para finalizar temos a Bateria Eletrônica DTX452K YAMAHA que assim como nossos modelos anteriores vai agradar tanto iniciantes quanto profissionais. Vamos começar pela composição do kit Módulo de bateria DTX400 Series, caixa TP70S pad tri-zone de 7,5 ou seja, pad, borda do pad e ainda áreas próximas a borda, tom e surdo7,5, bumbo Pad KP65 (possibilidade de tocar com pedal duplo)pedal de bumbo FP6110A, Hi Hat de 10, crash de 10,ride de 10 e controlador HI Hat HH65.

Para especificações temos sons Bateria e percussão: 287, teclado: 128, 10 kits de bateria editáveis, clique Tempo de 30 a 300 BPM (funções Tap Tempo e Voice Guidance),batida 1/4 a 9/4, conectores: SNARE, CRASH, HI-HAT CTL, KICK / PAD (mini áudio estéreo), TOM1, TOM2, TOM3, RIDE, HI-HAT (mini áudio mono), USB PARA HOST (tipo B), AUX IN (mini áudio estéreo) , PHONES / OUTPUT (áudio estéreo padrão), DC IN.

Apesar de ela não acompanhar as peles em Mesh como em dois modelos que apresentamos, a própria estrutura do pad oferece um conforto e maciez bem interessante que ajuda numa experiência mais próxima do kit acústico. Os kits pré instalados oferecem uma experiência de som autêntica e com a possiblidade de edição você pode variar como sua batera vai soar.

A DTX452K ainda vem com 10 funções para treino e com o aplicativo para Android e IOS DTX452 Touch permite que você treine de maneira fácil de seguir e de maneira agradável possui função Challenge Mode, que permite que você toque junto com as músicas de treinamento internas como um jogo, depois de concluir o estágio final, você receberá um certificado de baterista da Yamaha.

Conectado ao PC conecte o módulo via USB e crie dados de áudio a partir de sons produzidos no DTX, vincule o módulo ao DAW para produção musical, ou seja você poderá fazer gravações de músicas próprias ou gravar áudios da bateria e se juntado comas play alongs você poderá gravar videos covers de música, tanto para hobby como para um canal no Youtube por exemplo.

O Design também foi pensado para todos os bateras e de todas as idades, já que o kit pode ser montado de forma a ficar confortável para qualquer pessoa, seja pads de tambores como os de pratos, até uma criança, e seu rack é feito em aço muito resistente. Para falarmos do pedal de bumbo a Yamaha traz um pedal que recria fielmente nuances variadas nos bumbos como os efeitos “choke” (tocar no bumbo + prato e abafar com a mão) e rim shot que é o famoso toque no aro do tambor.

Um kit que impõe respeito, de uma marca de respeito, para bateras de respeito de todos os níveis.

Chegamos ao final de nossa lista e esperamos contribuir muito para seus grooves e para a música de uma forma em geral e quem sabe no seu sonho de batera. Para mais dicas como essa acesse Dicas Especiais e saiba mais sobre diversos produtos. Use nosso comparador de preços nas suas compras e deixa que a gente compara preço, frete e se a loja te entrega ou não cashback.