Ao montar o enxoval do bebê, a banheira estará entre os produtos essenciais, afinal, todos os dias ele tomará banho, talvez muito mais do que um único banho. Mas como escolher a melhor banheira para bebê? Ela precisa ser prática, confortável e segura.

O mercado disponibiliza dezenas de modelos diferentes – com preços bem diferentes. Alguns fatores devem ser avaliados como: facilidade para armazenar a banheira, grau de conforto para o bebê e praticidade durante o uso.

Simples: com preço bem baixo, mas precisam de algum apoio para serem utilizadas

A banheira plástica comum é econômica e pode ser usada por bastante tempo. O funcionamento é simples: basta encher de água, dar o banho no bebê e depois jogar a água fora – dependendo do modelo pode dificultar na hora de esvaziá-la já que estará pesada, então dê preferência aos modelos que tenham válvula para escoar a água.

Com trocador e suporte: ótimo custo-benefício, mas ocupa bastante espaço

Acompanha suporte que a eleva até uma altura confortável para o banho e ainda, além de poder ser montada dentro do box. A banheira no suporte a deixa mais firme e segura também. Muitos modelos acompanham um trocador, podendo ser usado logo após o banho.

Ofurô: precisam de apoio, mas podem tranquilizar os bebês

Essa banheira costuma ser usada com nenéns de até 6 meses. Simulando o útero, o costuma ficar mais tranquilo e relaxado do que na banheira comum.

Portáteis: ótimas para casas pequenas e viagens

Parecida com uma piscina, as banheiras portáteis podem ser infláveis ou dobráveis; são ótimas para levar em viagens ou para ter na casa de alguma pessoa que o bebê toma banho de vez em quando. Para o dia a dia, opte pelos modelos dobráveis por serem mais práticos de usar, além de duráveis.

Há sistema para fácil escoar a água?

Caso opte por uma banheira plástica comum ou mesmo o ofurô – que parece um balde –, precisará carregá-lo, o que pode ser um problema (pode chegar a pesar 20 quilos), especialmente se for a mamãe nos primeiros dias do nascimento do bebê. Opte por banheiras que tenham uma válvula no assoalho. É só posicioná-las no chão do box ou em cima da pia e abrir essa válvula para a água sair.

Considere o tamanho e idade do bebê

Geralmente a banheira é comprada já com o enxoval do bebê, mas reflita por quanto tempo você gostará de aproveita-la. Um ofurô pequeno só comporta um bebê de até os 6 meses, por exemplo. As banheiras simples acomodam o bebê deitado nos primeiros meses, mas depois ele deverá ficar sentado.

Algumas banheiras mais sofisticadas vêm com redutores de espaço para quando o bebê está menor, e ao crescer, é só o retirar e continuar usando a banheira (mas esses redutores também podem ser vendidos separadamente), então fique de olho no modelo escolhido na hora da compra!

 Conseguiu captar os estilos das banheiras? Estão vamos à lista:

Ofurôs:

Ofurô Banheira – Burigotto

Se você quer uma banheira básica e barata, o ofurô da Burigatto é desmontável e feita em plástico resistente e atóxico. Ela possui 36 cm de largura por 38 cm de comprimento e pesa apenas 850 gramas.

Banheira Bubbles – Safety 1st

Produzida com estrutura reforçada, a banheira Bubbles possui laterais em ABS com estrutura dupla e alça para carregar. Ela vem com encosto elevado para as costas e assento ergonômico com apoio para os pés, além de ventosas que não deixam escorregar. Possui calha e ralo em formato divertido. Acomoda um bebê de até 3 anos com peso máximo de até 18 quilos.

Banheiras comuns

Banheira Ergonômica Safety Comfort – Tutti Baby

se você está procurando uma banheira ergonômica barata, a banheira da Tutti Baby é uma boa opção! Ela acomoda o recém-nascido até um bebê de dois anos. Possui apoio entre as pernas, suportes para shampoo, sabonete e válvula para escoar a água. Sua capacidade é para 28 litros.

Banheira Onda Evolution – Peg-Pérego

Diferente da anterior, a banheira da Peg-Pérego tem assento antiderrapante, garantindo a segurança do bebê. Ela possui dois apoios para as axilas e um entre as pernas. Além disso, ela conta com indicador do nível de água e termômetro de cristal líquido embutido! Ela também é ergonômica e acomoda um bebê de até um ano.

Banheira portátil anatômica dobrável – Clingo

A Banheira anatômica da Clingo possui superfície especial, proporcionando mais conforto e evitando que o bebê escorregue. Ela é dobrável e compacta, sendo ideal para guardar e levar em viagens. Vem com suporte para sabonete, esponja e shampoo, e possui válvula para escoar água em formato de sapinho. Suas medidas: 34x35x14 cm (fechada) e 75x35x21 cm (aberta).

Banheiras com suporte e trocador

Banheira com Trocador Floripa – Tutti Baby

Banheiras sem suporte podem ser um problema, então a Tutti Baby tem não só uma boa banheira com suporte como vem com trocador. Com ótimo custo-benefício, ela também tem válvula para escoamento de água, além de ser ergonômica. Outro ponto positivo é sua tira de segurança, que prende a banheira ao suporte e é dobrável. Sua capacidade é de 20 litros. Seu peso limite é de 10 quilos.

Tchibum – Burigotto

A banheira Burigotto possui assento com dois pontos de apoio, um nas costas e outro entre as pernas. As margens do trocador são arredondadas, dando segurança extra quando o bebê começar a rolar. Sua capacidade é para 20 litros, além de suportar até 10 quilos. Ela vem com escoamento para água, além de ser ergonômica.

Banheira Luxo – Galzerano

Mais completa que as anteriores, a banheira luxo é super prática. Ela vem com suporte, trocador com laterais elevadas, além de assento redutor. Tem um porta-objetos embaixo da banheira, onde você pode pode colocar todos os itens que precisar. Ela suporta até 15 quilos, tem capacidade para 20 litros, é ergonômica e tem sistema para escoar a água.

Splash – Burigotto

Se você quer uma banheira realmente completa, a Splash da Burigotto é a melhor escolha! A banheira é dobrável e desmontável, seu trocador tem as laterais altas, sendo seguro até para bebês maiores. Vem com assento redutor para banhar recém-nascidos. Todos os porta-objetos são feitos em plástico rígido, aumentando sua durabilidade e facilitando a limpeza. Ela suporta até 10 quilos e tem capacidade para 20 litros. Também é ergonômica e possui sistema para escoar a água.

Passando pela nossa lista de banheiras para bebês, você pode perceber que tudo dependerá dos seus objetivos. Acha válido ter um suporte ou é um dinheiro mal gasto? Deixar a banheira pronta quando o bebê nascer é essencial! Enquanto você reflete, saiba como escolher a melhor fralda para o seu bebê!

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos