Com a correria do dia a dia fica difícil limpar a casa com frequência. Utilizando vassoura ou mesmo o aspirador de pó comum ainda acaba ocupando o tempo já que a tarefa é manual. O mercado percebeu essa necessidade entre os consumidores e lançou o tão esperado aspirador de pó robô. Mas ele vale a pena? Como funciona? Quais os melhores? Continue nosso texto e tire todas as suas dúvidas!

Por que comprar um robô aspirador de pó?

Sensores

Os sensores são a principal vantagem desse aspirador. A maioria dos modelos é preparado com sensores de obstáculos, além de escadas e paredes, ou seja, os equipamentos conseguem rastrear tudo à sua volta. Com esses sensores, os robôs criam rotas de limpeza, desviam de obstáculos, além de identificar onde há mais sujeira, retornando ao local mais tarde. Sua tecnologia funciona com luzes infravermelhas.

Programas de limpezas

Outro benefício é programar a limpeza para o dia e horário que precisar. A função é bacana para quando não quiser ser atrapalhado pelo robô enquanto estiver na casa, por exemplo. As programações estão disponíveis em aparelhos intermediários e avançados. Os ajustes são feitos através do aplicativo ou pelos controles remotos que vêm com os aspiradores.

Mapeamento

O sistema de mapeamento está disponível principalmente nos aparelhos avançados, ajudando com uma limpeza mais eficiente. Com tecnologia VSLAM – Localização Simultânea Visual e Mapeamento, em tradução livre –, os aspiradores podem coletar dados do ambiente, reunindo informações para desenhar uma planta do cômodo.

Com esses dados o aparelho define os melhores caminhos para fazer a limpeza, movendo-se em linhas retas para que todo o local seja limpo.

O que ver antes de comprar o robô aspirador de pó?

Tamanho (altura)

Repare no tamanho do robô e veja se ele pode entrar debaixo dos seus móveis. Eles costumam ter entre 6 cm e 9 cm de altura – boa parte contorna sofás, armários e camas, deixando o pó debaixo intacto. Há modelos menores – com 3 cm – que podem entrar debaixo de qualquer lugar, mas isso pode significar menos potência, pouco espaço para guardar o lixo ou bateria mais curta, então fique de olho nesses detalhes!

Poder de sucção

Há robôs mais potentes e outros menos. Alguns chegam a aspirar até pedrinhas! Outros são melhores para pisos lisos ou de madeira, por exemplo.

Compartimento de lixo

O tamanho do compartimento de lixo poderá determinar se você precisará tomar conta do robô ou se ele trabalhará sozinho. Compartimentos pequenos – 300 ml – podem entupir com rapidez.

Em alguns robôs o compartimento tem um formato anormal, provocando entupimentos fáceis. Tente ver fotos do aparelho aberto.

Animais de estimação

Os pets podem reagir de diferentes formas em relação ao robô. Seu animal costuma destruir as coisas? Então evite deixá-los sozinhos!

Barulho

A variação em decibéis (db) que os aparelhos emitem é pequena, mas se você comprar o robô para um local que precise de silêncio, procure vê-lo funcionando ao vivo ou em algum vídeo do YouTube, por exemplo. Assim saberá o quanto o barulho te incomodará.

Bateria

Se o ambiente for grande, o robô precisará de mais tempo para limpar, ou seja, gastará mais bateria. O tempo médio de duração começa por volta de 90 minutos, mas os aparelhos costumam informar quantos metros quadrados eles conseguem aspirar com uma única carga.

Tração em todas as rodas

Nem todos os robôs conseguem subir pequenos degraus, ou seja, ele irá contorná-los – tapetes – como faria se fosse com os móveis. Tome cuidado com fios de outros aparelhos, suspendendo-os todos. As vassourinhas podem se prender ao passarem pelos fios, deixando o robô sem sair do lugar.

Smart ou Dumb

Existem dumb phones e dumb robots vacuum, ou seja, eles não se conectam à internet por Wi-Fi, não recebem sinais infravermelhos e ne conexão Bluetooth. Como eles limpam o ambiente? Indo e voltando sem rumo até captar toda a poeira, porém tem o perigo de saírem do cômodo sem terminarem toda a limpeza.

O robô é inteligente? Observe seu movimento, se tem sensores anti-quedas, apps que informam sobre a rota do aparelho, se permitem agendar limpezas, se voltam sozinhos para a base, etc.

Aspirador Fast Clean – Mondial

Com ótimo custo-benefício, o aspirador da Mondial tem construção resistente e boa performance para limpar a maior parte das sujeiras diária. Ele vem com duas escovas giratórias para facilitar na limpeza dos cantos do ambiente, além de sensores de movimento. É um dos melhores modelos produzido no Brasil.

Ponto negativo: não tem retorno automático para a base de recarga e não possui aplicativo.

Especificações:

Potência: 30w

Capacidade do filtro: 350 ml

Duração da bateria: 120 minutos

Aspirador de pó robô
Aspirador Fast Clean – Mondial

Robô Philco

Bem básico, o robô da Philco tem um preço acessível, competindo com o modelo anterior. A diferença entre eles é que este traz menos funcionalidades. Além do básico, ele conta com filtro Hepa – ajuda a remover impurezas dos cômodos.

Ele vem com quatro funções: Random – busca locais aleatório no ambiente para limpar –, Auto, Spot e Control. Você pode controlá-lo com funções pré-definidas por meio do seu controle remoto.

Especificações:

Potência: 18w

Capacidade do filtro: 300 ml

Duração da bateria: 60 minutos

Aspirador de pó robô
Robô Philco

Robô Smart – Midea

O robô Smart é um dos melhores custo-benefício do mercado. Ele vem com controle remoto, ajudando na hora de programar os horários e tipos de limpeza. Seu coletor de pó vem com formato de maleta, tornando sua limpeza bem mais fácil.

Sua altura é de 7,8 cm, sendo o suficiente para passar por baixo de boa parte dos móveis; traz 5 modos diferentes de limpeza. A desvantagem é seu ruído ser considerado alto.

Especificações:

Potência: 14w

Capacidade do filtro: 300 ml

Duração da bateria: 60 minutos

Ruído: 71 decibéis

Aspirador de pó robô
Robô Smart – Midea

Robô W300 – WAP

Além das funcionalidades básicas, o modelo W300 conta com opção de limpeza com potência super, prometendo tirar as sujeiras mais difíceis. Seu movimento é em zigue e zague, não deixando nenhuma poeira de lado. Seu filtro HEPA tem dupla filtragem, eliminando os resíduos do ar; ele vem com retorno automático para a base de recarga.

Especificações:

Potência: 14w

Capacidade do filtro: 300 ml

Duração da bateria: 180 minutos

Aspirador de pó robô
Robô W300 – WAP

iRobot 614 – Roomba

Bem completo, o modelo iRobot 614 é para quem quer investir um pouco mais. Ele limpa pisos lisos e carpetes; têm funcionalidades exclusivas – Dirt Detect, retorno automático à base, sensores de obstáculos e antiqueda, além de vir com escovas para limpar os cantos dos cômodos. O modelo tem 9 centímetros de altura, conseguindo limpar embaixo de móveis.

Ele é ótimo para limpar pelo de animais! Vem com duas escovas internas, sendo uma para desprender a sujeira e outra para retirá-la da superfície.

Especificações:

Potência: 33w

Duração da bateria: 60 minutos

Aspirador de pó robô
iRobot 614 – Roomba

Housekeeper Pro – Polishop

O modelo da Polishop vem com 15 centímetros de altura, sendo bem maior que a maioria do mercado, ou seja, dificulta na hora de limpar embaixo dos móveis. Ele vem com filtro HEPA e função bactericida; oferece módulos mais básicos de limpeza, podendo programar para ligar em horários estabelecidos. Apesar de não possuir aplicativo, vem com controle remoto.

Especificações:

Potência: 24w

Capacidade do filtro: 600 ml

Duração da bateria: 60 minutos

Ruído: 66 decibéis

Aspirador de pó robô
Housekeeper Pro – Polishop

POWERbot – Samsung

Extrafino – e caro, o modelo da Samsung alcança por baixo dos móveis, além de identificar diferentes pisos, adaptando a intensidade da sucção de acordo com cada um. Através do app Smart Things você poderá programar cronogramas de limpeza, acompanhar a cobertura dos cômodos, interromper seu funcionamento, entre outras características.

Diferente de todos os anteriores, ele tem comando por voz e alerta sobre atualizações de limpeza ou outros problemas que forem detectados. Além das funções pré-programadas, o robô vem com sistema de mapeamento, traçando rotas mais eficientes para limpar todo o ambiente em menos tempo.

Especificações:

Capacidade: 300 ml

Duração da bateria: 110 minutos em média

Aspirador de pó robô
POWERbot – Samsung

Ter um robô aspirador hoje em dia é otimizar completamente o seu tempo. Mesmo a versão mais barata consegue ser um bom quebra galho, ou seja, vale a pena adquirir. Analise bem a sua casa, medindo seus móveis e observando a disposição dos objetos pelos cômodos. Compare com as especificações dos modelos mostrados, comprando o ideal. Qual gostou mais?