A cozinha tem suas diversas funcionalidades, e quando cozinhamos determinado alimento, o cheiro muitas vezes se espalha pela casa inteira. Quando o cheiro é suave, agradável, ok, mas sabemos que nem sempre é assim. Algumas pessoas evitam cozinhar certos alimentos, principalmente os engordurados pelos odores que eles geram. E mesmo quem opta por suportar o cheiro, não o faz com frequência. E para cozinhar tranquilamente sem se preocupar com o ambiente cheio de aromas indesejados, você precisa ter uma coifa. Elas podem até não eliminar 100% do cheiro, mas certamente são uma mão na roda quando o assunto é aliviar odores desagradáveis.

E se você começar a cozinhar com esse eletrodomésticos, nao vai querer largar mais, sua cozinha não ficará mais impregnada por certos cheiros e fumaça. No mercado existem os mais variados tipos de coifa, e elas não são sempre projetadas para serem utilizadas nas cozinhas de casas, sendo encontradas também modelos industriais para restaurantes e locais semelhantes. A coifa é responsável por renovar o ar do ambiente, removendo fumaça, odores e partículas de gordura provenientes do processo de cozimento dos alimentos.

Para comprar uma coifa, você deve levar em conta diversos aspectos. É necessário que você considere as principais características do modelo escolhido que podem ser essenciais, além do preço, que pode não ser muito em conta, mas é um valioso investimento. Nós vamos te ajudar agora a escolher a coifa ideal para sua cozinha, como ela realiza suas funções e como escolher o melhor modelo para suas necessidades com dicas, especificações e exemplos, pois ninguém merece respirar um ar saturado de fumaça e gordura. Incluímos em nossa análise modelos de coifa de parede e coifa de ilha. A seguir explicaremos em detalhes como a coifa.

Explicando melhor

Como dissemos, a coifa serve para renovar o ar do ambiente, eliminando as partículas de gordura, os odores e a fumaça que acabam sendo produzidos durante o preparo dos alimentos. E essa renovação se dá de duas maneiras, no modo exaustor e no modo depurador.

Na função exaustor, que é a mais eficiente, o ar é sugado pelo aparelho, passa pelos filtros metálicos e então é levado para a área externa da casa através da tubulação da chaminé, saindo por uma abertura na parede ou teto. é válido lembrar que seus filtros metálicos precisam de limpeza periódica, sendo simples, feita com água e detergente. Inclusive, a maioria dos modelos permite que a limpeza dos filtros seja feita na lava-louças.

Já no modo depurador, o ar é sugado e passa pelo filtro de carbono, sendo devolvido ao mesmo ambiente interno. Esse filtro precisa ser trocado periodicamente, em média a cada 3 ou 4 meses, dependendo da frequência de utilização do aparelho. Esse processo de troca é bem simples e pode ser feito pelo próprio usuário. Portanto é importante verificar a disponibilidade de venda e preço desses filtros, para quem deseja utilizar no modo depurador.

Vale ressaltar aqui que para usar a coifa no modo exaustor, que é o mais eficiente e econômico por ter uma vazão maior e não utilizar o filtro de carbono, é necessário providenciar a saída de ar para o exterior, que precisa ter pelo menos 15 centímetros de diâmetro. Ou seja, não existe um botão para cada função. O que determina se a coifa será usada no modo depurador ou exaustor é a forma de instalação.

Coifa de parede e coifa de ilha

Como o próprio nome diz, a coifa de parede é aquela que é fixada na parede, acima do fogão ou cooktop, e a de ilha é instalada no teto, para cozinhas onde o fogão fica no meio do ambiente, distante das paredes. É importante verificar se a estrutura do teto suportará seu peso antes de adquirir o produto. Normalmente no site de compra vêm as especificações com o manual de instruções, e lá são informados os requisitos mínimos seguros para instalação. 

Para espaços pequenos e nos casos em que a cozinha não está integrada a outros ambientes da casa, um bom depurador pode ser muito útil. Mas para quem deseja mesmo o modo exaustor, a coifa de ilha e a de parede precisa ter uma distância mínima e máxima recomendada entre ela o fogão, para garantir o melhor funcionamento do aparelho.

O que considerar ao escolher uma coifa

Ela deve cobrir totalmente ou ultrapassar a área do fogão. Por isso, na hora da compra, é bom já ter as medidas do seu fogão em mãos. Os tamanhos disponíveis no mercado variam entre modelos de 60, 80, 90 e 120 centímetros.

A potência é algo a ressaltar aqui, ela como todos os eletrodomésticos é medida em watts, e vai determinar a força de sucção do eletrodoméstico. Quanto maior a potência do aparelho, melhor será seu desempenho.

Outro ponto importante são as lâmpadas, que podem ser usadas independentemente da sucção de ar, ótimas para iluminar o local de preparo. As melhores lâmpadas são as de LED, mais duráveis e econômicas.

Montamos nossa lista considerando potência, vazão, design que combine com tudo e relação custo-benefício, além das opiniões e avaliações dos consumidores.

Coifa de Parede Brastemp Gourmand BA790BRRNA 

A Coifa de Parede Brastemp Gourmand é perfeita para preparar deliciosos pratos e receitas sem se preocupar com a gordura e a qualidade do ar em sua cozinha. Desenvolvida especialmente para uso doméstico, ela é indicada para fogões de 4 a 6 bocas, possui 90 cm, painel Full Glass Touch de última geração para o acionamento das funções da coifa, que pode ser usada de duas maneiras: através do modo Exaustão ou com o Modo Depurador. Os filtros metálicos são laváveis e podem ir à lava-louças para facilitar o seu dia a dia.Esse painel vem com um indicador de momento ideal para limpeza, super útil. Sua potência é de 215W e possui sistema de Sucção Perimetral em que a retirada dos vapores é maior, garantindo mais velocidade, potência e menos ruídos. Por fim, usando a tecnologia a nosso favor, a marca desenvolveu no produto o sensor de Automático de Qualidade do ar, que detecta qualquer variação de vapor na coifa, regula a velocidade automaticamente e monitora a qualidade do ar na sua cozinha. 

Coifa de Parede New Dritta – Tramontina

Outro produto de mesmo tamanho e marca excelente, a Coifa de Parede Tramontina Dritta tem 90cm, 260W de potência e ja vem também com o filtro de carvão ativado permitindo sua instalação como depurador. Mas caso utilize como exaustor, os fios metálicos estarão da mesma forma a dispor, e são facilmente laváveis. Sua estrutura é em aço inox escovado vem com lâmpadas halógenas para melhor iluminação durante o preparo das refeições.

Coifa Ilha Vetro Isla Inox – Tramontina

Como exemplo de coifa de ilha, temos outra da mesma marca. A Coifa de ilha Vetro Isla Tramontina é só satisfação para os usuários. Com design arrojado e funções inteligentes você se livra facilmente de odores indesejáveis deixados pelos alimentos fritos e cozidos, e a cozinha fica linda. Ela funciona como exaustor e/ou depurador, é muito eficiente e silenciosa, funciona para fogões de 4 a 6 bocas, com 90cm e 425W de potencia, proporciona o ar sempre fresquinho e renovado. O produto sai de fábrica para utilização na função Exaustor, e os filtros metálicos igualmente são fáceis de limpar.

Coifa de Parede Cadence Gourmet Inox 

A Coifa de Parede Cadence Gourmet é um produto para quem quer diferenciar na marca, porém com a mesma tecnologia, segurança e eficiência. Ideal para fogão ou cooktop de 6 bocas, ela tem 60cm de largura. Possui as duas funções de exaustor e depurador, sendo as estruturas metálicas totalmente laváveis. Possui 3 velocidades, potência de180W e lâmpadas embutidas para facilitar na hora do preparo dos pratos. Seu design é em aço inox escovado com vidro temperado.

Coifa Ilha Fogatti CIVC com Vidro Curvo Inox – 90 cm

Pensa em um produto de marca nacional, não muito conhecido mas cheio de qualidade! A Coifa Ilha Vidro Curvo Fogatti é assim, projetada para o modelo ilha, tem 90 cm e 240W de potência, é feita em Inox, possui design moderno e é indicada para uso doméstico. Ela conta com três velocidades e lâmpadas de LED, deixando a sua rotina na cozinha mais prática e funcional. Além disso, possui motor com vazão de duplo rotor integrado e chaminé dividida em duas partes.

Coifa Tbox Ilha Brastemp BAF10AR 

A Coifa de Ilha Brastemp vem na cor inox, também com as duas funções e um pouco maior que as outras. com 100 centímetros e possui design italiano de aço escovado, Iluminação LED e Painel Touch on Glass, que trazem sofisticação e uma melhor experiência de controle. Funciona para fogões de até 6 bocas e 270W de potência. Com ela você pode escolher a velocidade ideal para cada tipo de preparo, e também acionar a função Turbo para os preparos que requerem um maior poder de sucção. E para garantir a máxima performance, um sinal luminoso avisa quando os filtros devem ser lavados.

Agora que você já sabe o quão útil é ter uma coifa em casa, só falta escolher seu modelo favorito e aproveitar dos benefícios. Conta pra gente qual você mais gostou! E se quiser ver mais modelos de coifas é só acessar aqui

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos