O mundo dos instrumentos de cordas é enorme e quem decide seguir pelo caminho do violão provavelmente vai acabar chegando à guitarra – isso se não for direto para ela! Mas em meio a tantos modelos e marcas diferentes, como escolher? Qual a melhor para quem ainda está iniciando? Continue o texto que vamos tirar todas as suas dúvidas e, de quebra, mostrar as melhores guitarras para iniciantes.

Mas calma, o que é preciso saber antes de comprar uma guitarra?

Guitarra x violão

Antes mesmo de você cogitar em comprar qualquer guitarra é preciso saber as diferenças entre ela e o violão. Você não precisa aprender o violão antes de aprender a guitarra. Apesar das semelhanças, eles são instrumentos diferentes.

Violão

A grande diferença? A guitarra é um instrumento elétrico. O verdadeiro som virá de um amplificador – e isso muda tudo.

Equipamentos

Para se tocar a guitarra é preciso de alguns equipamentos, dentre eles, como dito no tópico anterior: o amplificador. Você precisa ligar o instrumento nele para tirar o seu som.

Outro item essencial é o cabo. Sem ele é impossível ligar a guitarra no amplificador. Invista em um de boa qualidade. Algumas marcas, como Mogami, já são referência no mercado mundial.

Estúdio com amplificadores e afins

Com o tempo você já terá habilidade, mas no início precisará de um afinador. Você coloca na guitarra e ele capta as vibrações para te indicar a afinação correta.

Esse item você pode detestar, mas é imprescindível: metrônomo. Ele marcará o tempo e, a partir dele, você perceberá se está acelerando ou não durante a música.

Nem todos usam, mas pode ser que você use – e muito: a palheta.

Palheta

Ao escolher a guitarra você vai se deparar com várias características, entenda-as melhor:

Anatomia da guitarra

Formato do corpo: existem diversos formatos e eles mudam conforme o estilo de som que for tocar. Dentre os exemplos famosos:

Stratocaster

Um dos estilos mais conhecidos, a Stratocaster foi criada em 1954 pelo Leo Fender. Hoje, quase todas as fabricantes desenvolvem a própria linha da Stratos no Brasil. Geralmente ela vem equipada com três captadores single coils. É indicada para rock, blues e funk. Alguns famosos que a curtem: Eric Clapton, David Gilmour e Jeff Beck.

Stratocaster

Telecaster

Também criada por Leo Fender, a Telecaster é uma das primeiras guitarras com corpo sólido. Geralmente ela conta com dois captadores single coils, uma chave seletora de três posições e dois knobs. Ela é muito usada no country americano, mas bastante no blues, rock e jazz. Entre seus apreciadores: Keith Richards, Brad Paisley e Bruce Springsteen.

Telecaster

Les Paul

A famosa Les Paul é o modelo icônico da Gibson – a empresa tem quase 120 anos de mercado. Além do modelo clássico, ela possui as variantes Custom, Junior, Melody Maker e Doublecut. É equipada com dois captadores humbuckers. Geralmente escolhida pelo hard rock, mas também jazz e blues. Entre seus principais adeptos estão Slash – que assinou um modelo (está aqui no texto), Jimmy Page e Gary Moore.

Les Paul

SG

Nos anos 60, a Les Paul entrou em crise e decidiu criar um novo modelo de guitarra: a Solid Guitar. Em relação a Les Paul e a SG: o modelo é mais leve. O sistema de captação é formado por dois ou três humbuckers, além dos controles individuais de timbre e volume para cada captador. Entre os principais adoradores, temos Tony Iommi, Angus Young e Daron Malakian.

SG

Tipo de madeira: existem diversos tipos e densidades, tendo relação direta com o timbre do instrumento. As mais usadas são Mogno, Basswood, Alder e Maple.

Captadores: a identidade do som tem total relação com os captadores. Os single-coil são os mais comuns.

Trastes: podem ser feitos de materiais como níquel-prata, inox e bronze – em vários tamanhos.

Ponte: pode ser fixa, vibrato ou flutuante. A diferença dará em relação a afinação da guitarra e no posicionamento das cordas.

Tagima TW-61

Por ser um dos modelos Stratocaster, a Tagima TW-61 – uma das melhores marcas do mercado – traz um som cristalino, por conta dos captadores P90.

Especificações:

Corpo: Poplar

Braço: Maple

Escala: Technical Wood Com 22 Trastes

Capo Traste: 43 mm

Captadores: 2 Tagima P-90 Model

Ponte: Tremolo cromada com 2 pivôs

Tagima TG-530

Outra guitarra da marca, o modelo TG-530 tem ótimo custo-benefício, sendo feito em madeira Basswood. Os captadores single-coil proporcionam um excelente som e sem distorções.

Especificações:

Corpo: Basswood

Braço: Maple

Escala: Maple com 22 trastes e marcações pretas

Capo Traste: 42 mm

Captadores: 3 single coils standard Cerâmico

Ponte: Tremolo cromada

Strato Strinberg STS-100

Com ótimo preço, a Strinberg tem seu corpo produzido em madeira basswood e captadores single-coil. A marca tem boa qualidade, sendo excelente para iniciantes que não podem investir em uma Tagima.

Especificações:

Corpo: Basswood

Braço: Maple

Escala: Rosewood

Captadores: 3 single coils

Tagima Strato Classic New T635

O modelo T635 é uma das melhores Stratocaster da marca, possuindo um excelente timbre, além de ser muito confortável. Suas tarraxas e sua ponte com 2 pivôs seguram bem a afinação – muito importante aos iniciantes. Seu corpo é em alder, o braço em maple e os captadores em alnico.

Especificações:

Corpo: Alder

Braço: Maple

Escala: Maple

Capo Traste: 43 mm

Captadores: 3 single coils standard de alnico

Ponte: Tremolo cromada com dois pivôs

Epiphone Les Paul Special AFD Slash Signature

Pode investir mais? A Epiphone Les Paul sempre foi a favorita do Slash, guitarrista do Guns N’ Roses. O próprio colaborou no design da guitarra, inspirado em sua própria. Ela tem o corpo em Mogno e o tampo em Flame Maple.

Especificações:

Corpo: Mogno

Braço: Mogno

Escala: Rosewood

Capo Traste: 22 mm

Captadores: 2 Humbuckers Veramic Plus Zebra Coil

Ponte: Tune-O-Matic, Stopbar Tailpiece

Epiphone Les Paul Special AFD Slash Signature

Escolher uma guitarra não é apenas pelo design, mas sim uma série de especificações! Analise-as bem, mas claro, cada modelo – estilo – merece uma atenção especial. Qual você se identificou mais?