A moda do momento são os televisores em 4K. Mas o que isso quer dizer? A resolução vem com 3840×2160 pixels, ou seja, é 4 vezes maior que a conhecida Full HD. E o que ela tem de diferente? As imagens são muito mais vivas, nítidas e com bem mais detalhes. Separamos as 10 melhores TVs 4K para você comprar na Black Friday e aproveitar o que há de melhor no mercado atual da televisão.

Como escolher a TV 4K certa?

Antes de tudo, observe qual o tipo de tela. Atualmente o mercado trabalha com algumas:

LCD VA ou IPS: é comum entre os modelos de entrada. Ela entrega uma qualidade de imagem mais baixa. A diferença entre ambas está no ângulo de visão: modelos com LCD VA tem maior contraste e menor ângulo de visão. Já o modelo IPS tem menor contraste, mas com ângulos maiores.

Pontos quânticos e QLED: apresentadas em TVs intermediárias, rendendo telas com níveis de contraste e qualidade de cor superiores às de LCD comum.

Televisão QLED

OLED: oferecem imagens mais nítidas. Costumam ser mais caras. Esse modelo de tela oferece níveis de contraste e intensidade de brilho impressionantes, resultando em imagens de alta qualidade.

Qualidade de imagem

Para a TV 4K exibir imagens ‘perfeitas’, a qualidade da TV precisa estar de acordo com a tecnologia do aparelho, como qualidade de cor e intensidade de brilho e contraste, por exemplo. Além, claro, de dar suporte a tecnologias como HDR. Procure pelo selo UHD Premium.

Televisão 4K

Taxa de atualização

A taxa de atualização se refere ao ritmo que a TV faz as transições de imagem a cada segundo. No geral, aparelhos comuns terão telas com 60 Hz; modelos intermediários oferecem opções com 120 Hz e os top de linha apresentam até 240 Hz.

Input lag

O input lag é o atraso que ocorre entre a informação chegar à TV e aparecer na tela. Essa característica importa aos amantes de games. Em geral, uma TV deve ter, no máximo, 20 ms de input lag para ser considerado uma boa tela ao público gamer.

Qualidade de som

Fique atento à potência! Cerca de 20 Watts RMS já é um bom valor às TVs de entrada. Vai investir mais? Pesquise sobre subwoofer embutido: TVs com essa característica terão som melhor, bem superior aos televisores que não possuem este recurso.

Sistema operacional

Essa parte é crucial no momento de escolher a TV porque determinará quais apps ela oferecerá. Garanta que os aplicativos mais populares estejam disponíveis, como Globoplay, Netflix, YouTube e Spotify, por exemplo.

Agora que já sabe como escolher a televisão certa, vamos à lista:

Smart TV 43UM7510 – LG

A Smart TV da LG tem ótimo custo-benefício. Ela vem com reconhecimento de voz através do seu controle smart magic. Suas imagens contam com mais de 8 milhões de pixels (recurso Upscaler 4K), garantindo cores vibrantes e detalhes próximos da realidade.

Especificações:

Tela: LED

Taxa de atualização: 60Hz

Sistema operacional: WebOS

Entradas: 4 HDMI e 2 USB

TCL P715

Se você quer uma TV 4K com Android, mas sem investir muito, a TCL P715 é uma ótima opção. Por ter Android, a TV suporta vários aplicativos, além do Google Assistente – inclusive por comandos de voz. Ela suporta HDR10 e faz upscaling para conteúdos abaixo do 4K nativo. O micro dimming de sua tela controla as luzes das regiões dela com maior exatidão.

Especificações:

Tela: IPS

Taxa de atualização: 60Hz

Sistema operacional: Android

Entradas: 3 HDMI e 2 USB

TCL P715

Philips PUG6654

Com a Philips 50PUG6654, você conseguirá uma boa qualidade de imagem – tecnologia 4K e HDR 10+. A função Dolby Vision garante tons pretos mais profundos e cores vibrantes.

A Plataforma Saphi com a Prime Video acompanha a TV. A cartela de apps inclui YouTube, Netflix, entre outros famosos. A qualidade de áudio conta com a tecnologia.

Especificações:

Tela: LCD

Sistema operacional: Linux

Entradas: 3 HDMI e 2 USB

TV 4K KD-49X705F – Sony

O modelo Sony conta com um controle remoto prático, vindo botões exclusivos da Netflix e YouTube. Ela reproduz conteúdo HDR, sendo compatível com HDR10+ e Hybrid Log-Gamma.

A marca traz tecnologia que protege a TV contra surtos elétricos e relâmpagos, além de contar com um material de boa durabilidade, e anti umidade.

Especificações:

Tela: LED

Taxa de atualização: 60Hz

Sistema operacional: Tizen

Entradas: 3 HDMI e 1 USB

Smart TV 55RU7100 – Samsung

Uma das mais vendidas no mercado, a 55RU7100 possui alto brilho e contraste. O HDR Premium te proporciona ótimos detalhes. O conteúdo da plataforma possui diversos apps, além do Tunes. Você consegue conectar facilmente fones de ouvido, teclados, entre outros equipamentos via Bluetooth.

Especificações:

Tela: QLED

Taxa de atualização: 60 Hz Nativo / 120 Hz Clear Motion Rate

Sistema operacional: Tizen

Entradas: 3 HDMI e 2 USB

Smart TV QN55Q60 – Samsung

Com a tecnologia de tela QLED, a Samsung QN55Q60 entrega 100% de qualidade das imagens – por conta de seus pontos quânticos.

Ela vem com modo game, ideal para quem curte jogos on-line, além dos principais aplicativos instalados, como Netflix, YouTube e FOX.

Outro diferencial é o modo ambiente, permitindo um ‘plano de fundo’, tornando o local mais moderno.

Especificações:

Tela: QLED

Taxa de atualização: 120Hz

Sistema operacional: Quantum

Entradas: 4 HDMI e 2 USB

Smart TV QN55Q60 – Samsung

Samsung TU8000

Com preço acessível – por ser da Samsung –, o modelo TU8000 é uma boa opção para jogos, com input lag de apenas 13 ms. A TV vem com função Tap View, facilitando o espelhamento da tela do celular na televisão apenas com a aproximação do aparelho. A TV também vem com comando de voz e assistentes, sendo compatível com a Alexa e a Bixby – estão em português.

Especificações:

Tela: LCD

Taxa de atualização: 60Hz

Sistema operacional: Tizen

Entradas: 3 HDMI e 2 USB

Smart TV QLED – Samsung

O modelo QLED da Samsung entrega 100% do volume de cor, permitindo que você as veja como na vida real. O modelo controla a iluminação por zonas, ajustando o brilho cena a cena. A tela tem ultra resolução, atendendo aos altos padrões da CEA – Consumer Electronics Association.

Especificações:

Tela: QLED

Taxa de atualização: 240Hz

Sistema operacional: Quantum

Entradas: 4 HDMI e 3 USB

Samsung Q70T

Com tela QLED, a TV de tela quântica da Samsung usa inteligência artificial para melhorar as imagens, adaptando o brilho de acordo com as condições de luz do ambiente. 

O processador Quantum é responsável pelo upscaling e a TV também possui suporte a HDR 10+. A televisão pode ser usada como decoração utilizando a função Modo Ambiente 3.0, oferecendo imagens para usar em modo espera.

A TV ainda vem com microfone para se comunicar com a Alexa e a Bixby.

Especificações:

Tela: QLED

Taxa de atualização: 120Hz

Sistema operacional: Tizen

Entradas: 4 HDMI e 2 USB

Samsung Q80T

A Samsung Q80T vem com tela QLED, oferecendo imagens incríveis. O modelo acompanha controle remoto único, sendo compatível com outros aparelhos e controle por comando de voz.

O projetor QLED regula a retroiluminação da tela por regiões para possibilitar que pontos que deveriam estar mais escuros apresentem um preto mais intenso, por exemplo.

O modelo é o melhor da marca para jogar, graças ao seu tempo baixo de reposta baixo e entrada HDMI 2.1. A tela possui taxa de atualização nativa de 120Hz.

Especificações:

Tela: QLED

Taxa de atualização: 120 Hz

Sistema operacional: Tizen

Entradas: 4 HDMI e 3 USB

Televisores em 4K podem nos deixar fascinados, mas é bom olhar as especificações com calma antes de fazer a sua compra! Escolha as três favoritas e faça uma boa comparação entre elas! Boa Black Friday!