Uma adega climatizada é uma solução prática para aqueles que primam por deixar o vinho seguir seu curso de envelhecimento ou apenas ter um local um pouco mais adequado para manter suas garrafas. Montar uma adega num cômodo nem sempre é uma opção, as vezes pelo valor que seria ou por falta de espaço em casa.

Para esse problema é que temos a praticidade das adegas climatizadas que podem ser levianamente chamadas de uma espécie de frigobar, pelo seu formato e funcionamento, mas o fato é que elas foram e são pensadas para um fim específico e não para armazenar qualquer tipo de produto.

Qual adega comprar para sua casa? | Superbid

Qual a certa?

Segundo a revista ADEGA do uol, algumas perguntas devem ser feitas antes de você escolher a sua adega, para assim poder fazer a melhor escolha para o momento da compra e para estabelecer uma longevidade sem precisar ampliar ou simplesmente trocar por um modelo maior. Outro ponto que faz com que você apenas pense na manutenção e não na troca é a quantidade de nichos que você vai querer na sua, especialistas recomendam nunca comece por uma pequena, mas nesse caso estamos falando em consumidores assíduos ou enófilos.

Pensando em algumas perguntas a primeira é “quantos vinhos eu degusto por mês?” uma outra “Quantos vinhos eu compro por mês?” Com essa média estabelecida já se pode começar a planejar a quantidade de nichos a se ter na sua, se tomou oito garrafas por mês (duas por fim de semana) e comprou 12, terá um residual mensal de quatro vinhos, o que significa quase 50 garrafas por ano e 100 ao final de dois anos. Sem pensar muito, portanto, já seria o caso de considerar uma adega com capacidade para pelo menos 100 garrafas, só para se ter um exemplo.

Se você tera “vinhos de guarda” deve se perguntar “quantos vinhos pretendo guardar para tomar daqui a cinco anos? E daqui a 10 anos? E daqui a 20 anos?” ai a conta muda de figura, porque vai depender da quantidade de anos que cada rótulo seu vai ficar armazenados envelhecendo na sua adega.

Custos

Uma coisa muito importante a ser considerada é o investimento que você fará, não adianta investir numa pequena adega de 8 garrafas para armazenar um Château Lafite Rothschild da vida que custa acima dos R$14.000. Mas mudando o foco de que produto vai armazenar, escolher o tamanho pode ser o pulo do gato, pois a adega chegará depois dos móveis que você já possui, por isso terá que ser planejada mas você estará morando nessa casa nos próximos 10, 20 ou 30 anos?

Existem modelos aos montes que vão de R$500,00 a cifras bem maiores, maiores mesmo, tudo depende da quantidade de garrafas que você vai armazenar, se vocês é um consumidor mas modesto e que não se encaixa no termo enófilo então poderá apostar em modelos menores com no máximo 33 garrafas.

Se você é um desses consumidores mais modestos e não pretende extravasar em suas posses nesse sentido e nem mesmo guardar uma quantidade muito grande de vinhos, então vamos temos alguns modelos que vão fazer a sua felicidade, então prepare suas garrafas e as taças e aproveite.

Adega 8 Garrafas Pad8 Philco

Para começar temos a Adega 8 Garrafas Pad8 Philco se você pretende ficar no básico quando se fala de quantidade então esse modelo vai te atender sem problemas. Possui capacidade para 8 garrafas, porta de vidro duplo para proteção tanto da luz quando da temperatura externa, pés niveladores ajustáveis, prateleiras cromadas, deslizantes e reguláveis.

Vem ainda com um display eletrônico com sistema de travamento e sistema termoelétrico de refrigeração, tem controle de temperatura que pode ser mantida entre 10° e 18°, é ecologicamente correta com baixo nível de ruído e consumo de energia. Simplicidade e funcionalidade num produto só.

Adega Vinho Climatizada 12 Garrafas Olimpia Splendid Bivolt

Subindo mais alguns degraus em nossa escada temos a Adega Vinho Climatizada 12 Garrafas Olimpia Splendid Bivolt que como o nome já diz tem a capacidade para armazenar 12 garrafas, possui dimensões compactas, porta curva para dar um ar mais charmoso ao produto, é bivolt, sensor touch, display de temperatura e led para iluminação interno.

Para esse produto a Olimpia patenteou uma prateleira vertical para poder armazenar seus vinhos até depois de abertos. Seu controle de temperatura é touch e de fácil manuseio e permite o ajuste entre 10° e 18° (que são pensados para ambientes com 25°) sem precisar abrir a porta para isso, sua luz de led interna ajuda você a escolher o vinho com mais facilidade antes de abrir, assim você tanto não interfere tanto na temperatura do produto em relação aos outros vinhos quanto a gasto com energia, sem contar que dá um charme a mais no produto.

Se 8 é pouco, então 12 pode ser o ideal, não acha?

Adega Climatizada Philco 16 Garrafas Ph16e

12 é pouco então que tal a Adega Climatizada Philco 16 Garrafas Ph16e ela segue o padrão do modelo de 8 garrafas da Philco que já apresentamos aqui, prateleiras cromadas e deslizantes e reguláveis para facilitar o trabalho, porta de vidro duplo para proteção contra temperatura e luz externa.

Porém esse modelo vem com adições, agora temos um display touch que permite regular entre os 12° e 18° e não os 10° como no modelo com 8, sem necessitar a abertura, luz interna, baixo ruído e consumo de energia e também temos pés niveladores e reguláveis.

Adega De Vinhos Climatizada Electrolux Para 24 Garrafas – 127v

O que temos aqui é um “Wine Bar” traduzindo um “bar de vinhos” a Adega De Vinhos Climatizada Electrolux Para 24 Garrafas – 127v é ou foi a primeira adega climatizada com display touch de controle do brasil e também com led que indica que tipo de vinho de ver ser armazenado de acordo com a temperatura selecionada.

Seus leds interiores possuem emissores pequenos de luz que foram feitos para não danificar e preservar as propriedades originais do vindo, assim como em outros modelos touch você pode regular a temperatura sem precisar abrir a porta. Essa adega possui mais duas características interessantes, uma é o acabamento em inox e a outra é um tampo de vidro temperado porta taças o que a torna entre outras coisas numa mesa.

No mais ela possui o controle de temperatura entre 10° e 18° como em outros modelos, porta de vidro, prateleiras com capacidade para 24 garrafas fixo e cromado, baixo ruído e pouco consumo de energia.

Adega Climatizada Brastemp 28 Garrafas – Bzb28

Ousando mais um pouco temos a Adega Climatizada Brastemp 28 Garrafas – Bzb28 que vai lhe permitir variar ainda mais nas escolhas dos seus rótulos, tantos os preferidos quanto aqueles que você venha a conhecer ao longo da jornada de vida, já que possui capacidade para 28 garrafas.

O design também foi pensado para agradar já que ele possui um puxador metálico em inox que contrasta com o restante do corpo que é em preto, possui porta de vidro duplo para poder manter baixa a troca de temperaturas e luz interna e externas e assim preservar as características originais do vinho.

Possui painel touch para controle não só da temperatura como também da iluminação interna, assim poderá controlar a temperatura e sua iluminação sem a necessidade de abertura da porta. Agora é só ir as compras e preencher essa belezinha.

Adega Climatizada Brastemp 33 Garrafas

Fechando nossa lista temos um modelo que já vai atender a gostos maiores por vinho e diversificados também já a Adega Climatizada Brastemp 33 Garrafas oferece entre outras coisas espaço para 33 garrafas, mas não é apenas isso que ela oferece, ela de fato vai oferecer uma solução para um armazenamento mais diversificado.

Esse modelo da Brastemp possui a tecnologia dual zone, ou seja, você terá dois ambientes distintos e poderá controlar a temperatura de ambos de forma também distinta, e isso irá lhe permitir poder armazenar diferentes tipos de vinhos ao mesmo tempo. Seu painel touch permite além do controle distinto de temperatura, também controla a iluminação de dentro da adega.

Ela é de fácil instalação, compacta e possui um design mais elegante com puxador metálico, vidro triplo que protege ainda mais contra a temperatura e luminosidade externa e prateleiras com detalhes em madeira que dão um ar de mais “clássico ao produto”. Agora você já pode ousar um pouco mais em sua coleção de vinhos.

Gostou de nossa lista? A ideia aqui foi pensar apenas nas adegas compactas e não nas adegas maiores que demandam um cômodo inteiro e demandam uma coleção bem maior. E se você está sem ideias para o presente de Natal, quem sabe você pode presentar com algum desses modelos e a vantagem é que você pode desfrutar de algum deles junto com seu presentado, que tal?

E para mais dicas legais como essa acesse Dicas Especiais e para promoções especiais acesse Super Ofertas. E quer ver essas dicas de um modo diferente? Então acesse nosso canal do youtube e lá você terá uma série de dicas de forma ainda mais interativa, você pode começar com o vídeo Como economizar nas compras online usando o aplicativo do Vigia de Preço, que vai te ajudar a buscar e economizar nas suas compras online tudo isso na palma da mão:

Marcado em:

, , , ,