Acampar é uma experiência que todos deveriam ter ao menos uma vez na vida! Muitos já se imaginam no meio de uma floresta rodeada de animais selvagens, mas não! Hoje é possível ficar em campings completos com banheiro e até cozinha para você preparar suas refeições! De qualquer forma alguns itens ainda são essenciais, sendo assim, separamos os 3 mais importantes para o seu passeio!

3 itens essenciais para acampar

Barraca

Obviamente a coisa mais importante para acampar é a barraca! Mas o que ver antes de comprar o modelo escolhido?

Tamanho da barraca

Quantas pessoas usarão a barraca? Os fabricantes costumam fazer o tamanho exato, ou seja, elas desconsideram bagagens e afins, então acrescente sempre 1 a mais na sua conta! A barraca será para um casal? Então compre uma para três pessoas.

Sobreteto

O sobreteto é a parte externa da barraca – protege contra a chuva e o vento. Ele fica preso às cordas de fixação, ou seja, ajuda a barraca a ter mais estabilidade. Para escolher o melhor sobreteto, observe três aspectos: o tipo de sobreteto, a presença das costuras seladas e a capacidade de impermeabilidade. Existem 4 tipos:

  • Chapeuzinho: pequena proteção localizada na parte de cima da barraca. Indicada apenas para campings e em dias tranquilos!
  • Sobreteto parcial: cobre boa parte da barraca, mas não é fechado com zíper até o chão na parte frontal, ou seja, se chover ou ventar forte, parte da barraca poderá molhar.
  • Sobreteto completo: fechado completamente até o chão. É o mais seguro e versátil de todos.
  • Sobreteto com avance: cobre toda a barraca e forma um avanço na parte frontal da porta. Garante mais proteção, além de dar um espaço extra. São conhecidas como “barracas com varanda”.

Observe todos os materiais da barraca

É necessário ficar de olho em quais materiais revestem o quarto, o sobreteto e o piso da barraca!

O material de referência para os tecidos do quarto e do sobreteto é o poliéster, ele é resistente e impermeável, e não deforma com o tempo. E por ser leve, facilita o transporte e a montagem.

O piso precisa ser revestido com um material ainda mais impermeável e resistente, e um bom material é o polietileno!

Varetas: fibra de vidro, alumínio ou duralumínio

A vareta feita em fibra de vidro é a mais comum, encontrada nas barracas mais básicas – garante a estabilidade necessária. A vareta de alumínio aguenta ventos e chuvas fortes. O duralumínio é um material ainda mais resistente, porém é raro de encontrar – e caro.

Barraca LX New – Colemon

A Colemon vem com sistema PIN&RING, que oferece mais estabilidade e segurança às varetas. Com sistema Weathertec, a barraca traz um piso penteado com o objetivo de manter a barraca sempre seca. Espaçosa, ela possui um gancho para acessórios e 2 janelas, por ambos os lados.

Especificações:

Tamanho: 120 x 153 x 215 cm

Peso: 7,5 kg

Sobreteto (estilo): Completo

Costura selada: sim

Coluna de água: 2000 mm

Piso/ Quarto/ Sobreteto: Polietileno/ Poliéster/ Poliéster

Varetas/ Estacas: Fibra de Vidro/ Aço

Funções: tela mosquiteiro, bolso interno e 2 aberturas

Barraca Falcon – Nautika

A barraca Falcon é básica, leve e compacta. Seu sistema de fixação é resistente, aguentando chuvas e ventos fortes. Seu piso é produzido em polietileno, com quarto e sobreteto de 100% em poliéster.

Especificações:

Tamanho: 110 x 160 x 205 cm

Peso: 2,1 kg

Sobreteto (estilo): Completo

Costura selada: sim

Coluna de água: 1000 mm

Piso/ Quarto/ Sobreteto: Polietileno/ Poliéster/ Poliéster

Varetas/ Estacas: Fibras de Vidro/ Aço

Funções: tela mosquiteiro e 2 aberturas

Barraca Falcon – Nautika

Barraca Vênus Ultra – Guepardo

A barraca Venus vem com 2500 mm de coluna de água, fabricada com poliéster e selada com fitas de silicone, ou seja, totalmente impermeável. Seu sobreteto possui ventilação lateral e duas entradas.

Especificações:

Tamanho: 140 x 210 x 210 cm

Peso: 3,4 kg

Sobreteto (estilo): Parcial

Costura selada: sim

Coluna de água: 2500 mm

Piso/ Quarto/ Sobreteto: Polietileno/ Poliéster/ Poliéster

Varetas/ Estacas: Fibra de Vidro/ Aço

Funções: tela mosquiteiro, bolsos e 2 aberturas

Barraca Indy GT – Nautika

Diferente das anteriores, a Indy GT vem com um amplo avance. Ela possui duas entradas, frontal e lateral, que podem ser fechadas com zíper. Ela é totalmente impermeável – dos pisos ao teto, tem coluna de água de 2500 mm. Vem com telas mosquiteiro e bolsos.

Especificações:

Tamanho: 130 x 205 x 205 cm

Peso: 5 kg

Sobreteto (estilo): Avancê

Costura selada: sim

Coluna de água: 2500 mm

Piso/ Quarto/ Sobreteto: Polietileno/ Poliéster/ Poliéster

Varetas/Estacas: Fibra de Vidro / Aço

Funções: Tela mosquiteiro, Bolsos e 1 Abertura

Colchão inflável

Você precisará dormir em algum lugar, não é mesmo? E você pode optar por um saco de dormir que tem em diversos modelos no mercado, mas no texto de hoje decidimos trazer algumas opções de colchões infláveis.

O que ver antes de comprar o colchão escolhido?

A maioria é fabricado em PVC ou vinil, sendo bem duráveis e resistentes. Para dormir bem, prefira os colchões revestidos com veludo!

Existem 2 modelos de bombas para colchões infláveis: manuais e elétricas. Os colchões com bombas manuais são práticos, pois permitem o enchimento a qualquer momento e lugar – alguns modelos vêm com a bomba embutida! Já a elétrica é incrivelmente rápida, mas se estiver longe da energia, de nada adianta.

Colchão Inflável Star – Nautika

O colchão da Nautika vem com um travesseiro embutido e foi desenvolvido com material 70% reciclado à base de PVC. É resistente a rasgos e suporta até 200 kg. Ele vem com válvula de esvaziamento rápido!

Colchão Inflável Star – Nautika

Colchão Inflável Dura Beam Fiber – Intex

O colchão Dura Beam é espaçoso e suporta até 295 kg. É feito em PVC pneumática, tendo alta durabilidade. Vem com revestimento macio feito de veludo.

Colchão Pillow Rest – Intex

Colchão melhor que o da sua casa? O Pillow Rest tem um revestimento feito de veludo, com altura dupla. Suporta 2 pessoas com até 273 kg. O colchão possui tecnologia Fiber-Tech – quando você deita, o colchão se adapta ao seu corpo, sem deformar com facilidade.  Ele vem com uma bomba de ar elétrica embutida que enche o colchão em até 2 minutos.

Lanterna

Os celulares de hoje vêm com lanterna, mas é essencial ter uma a mais em seus pertences! No mercado você poderá encontrar alguns modelos interessantes como a tradicional lanterna tocha da Nautika. Ela tem 12 V e é resistente à água, excelente caso precise sair no meio da chuva.

Lanterna Lampião Luminária

Se você quer algo no estilo lampião retrô, a lanterna luminária é uma excelente opção. Ela possui 36 LEDs e pode gerar luz por até 4 horas.

Lanterna Lampião Luminária

Parece pouco, mas para um bom acampamento basta isto: uma barraca segura e aconchegante, um colchão confortável e uma boa lanterna de emergência. Agora é só curtir seu passeio!