Manter as crianças em casa fazendo atividades que as distraiam por um longo período de tempo pode ser um desafio para muita gente, principalmente com a quantidade de aparelhos eletrônicos e jogos on-line que existem atualmente. E se você está em busca de algo que distraia a criançada e ainda estimule o raciocínio de uma forma bem divertida, confira os 9 jogos de tabuleiro infantis que separamos para você comprar.

E para você que também quer entrar na brincadeira ou está em busca de opções voltadas para um público mais velho, nós separamos5 jogos de tabuleiro para você jogar com os seus amigos de diferentes faixas etárias.

Jogo Luz, câmera e improviso

Começamos a nossa lista com uma opção que vai estimular a criatividade e o pensamento rápido do seu filho: o Jogo Luz, câmera e improviso. Indicado para 2 ou mais jogadores, as crianças precisarão ser rápidas para conseguir encenar situações inesperadas e engraçadas para os amigos e familiares.

Como jogar: Na caixa, você vai encontrar 1 tabuleiro, 4 peões e 1 dado. Após jogar o dado e andar as casas necessárias, cada jogador vai precisar cumprir uma tarefa diferente. E para começar a cena, basta sortear a carta e mandar bem nas representações. Ganha o primeiro jogador que chegar ao final do tabuleiro.  

Idade recomendada: Acima de 6 anos.

Jogo Vira letras

OJogo Vira letrasé uma daquelas opções que as crianças aprendem brincando. Além de super divertido, ele é ideal para crianças que estão se familiarizando com a formação de palavras, já que incentiva o aprendizado. Ele pode ser jogado entre 2 e 6 amigos.

Como jogar: Para jogar, os participantes precisam virar o número de discos que saiu no dado e tentar formar palavras com as letras que aparecerem. Ao final da partida, ganha quem conseguir formar o maior número de palavras com os discos que virou.

Idade recomendada: Acima de 8 anos.

Jogo Dia de mesada Turma da Mônica

OJogo Dia de mesada Turma da Mônica é bem simples, mas vai ensinar aos seus filhos noções básicas de educação financeira. Nele, as crianças vão aprender a ganhar, gastar e poupar o dinheiro de forma consciente para comprar peças divertidas da Turma da Mônica. Esse pode ser o primeiro passo para elas conseguirem administrar bem a mesada que ganham.

Como jogar: De uma forma bem simples, os jogadores escolhem um dos personagens da turma e giram a roleta para determinar quantas casas eles devem andar no tabuleiro. Depois disso, basta seguir as instruções dadas e ir administrando a mesada. 

Idade recomendada: Acima de 6 anos.

Jogo quem é você?

Uma outra forma de passar o tempo com os pequenos é com oJogo quem é você?, que é ideal para ser jogado por 2 pessoas. A ideia dele é bem simples, mas precisa de muita atenção, pois os jogadores terão que descobrir qual a identidade do adversário na disputa.

Como jogar: Cada participante deve pegar um dos suportes e colocá-lo virado para si, encaixando os 28 personagens das cores vermelha ou amarela, cada um opta por uma cor. Após isso, cada integrante retira uma carta e guarda consigo, não deixando que o adversário veja, pois será o personagem que ele terá que adivinhar.

Durante a partida, os jogadores devem fazer perguntas para ir descobrindo as características do personagem. Cada participante pode fazer uma pergunta de cada vez, e, o outro, responder apenas com “sim” ou “não”. Quando a resposta for não, retire do suporte todos os personagens com a característica informada, se a resposta for sim, retire do suporte todos os personagens que não possuem a característica informada. Quem adivinhar o personagem primeiro é o vencedor.

Idade recomendada: Acima de 6 anos.

Dobble 123

Ideal para ser jogado entre 2 e 8 pessoas, oDobble 123é um jogo rápido e que vai ajudar na concentração e na cognição do seu filho. Nesse jogo, que está entre os mais vendidos da fabricante, o desafio é ter muita agilidade e observação. O objetivo principal é que os jogadores encontrem imagens iguais em duas cartas diferentes antes dos seus companheiros.

Como jogar: Em cada carta há 6 símbolos diferentes (números e formas geométricas), e apenas duas cartas há um símbolo em comum. Nele, você encontra 5 opções de minijogos e pode escolher um para cada partida. Apesar da variedade, o objetivo sempre vai ser o mesmo: ser o jogador mais rápido e identificar o símbolo em comum entre duas cartas e dizer o nome dela em voz alta.

Idade recomendada: Acima de 3 anos. 

Jogo Quest Júnior

Feito para testar e estimular o conhecimento dos pequenos, oJogo Quest Júniortraz 2 mil perguntas para desafiar o aprendizado das crianças sobre os mais variados temas. Para ir de acordo com o nível de cada criança, as questões estão divididas em três graus de dificuldade: fácil, médio e difícil, elaboradas especialmente para o público infantil.

Como jogar: O objetivo principal é que os jogadores respondam as perguntas, que vão aumentando o nível de dificuldade, até chegar no super desafio. Para ganhar, é preciso responder a 10 perguntas corretamente, e quem errar mais de 4 vezes está fora do jogo.

Idade recomendada: Acima de 11 anos. 

Jogo da rima

Com mais de 550 palavras disponíveis, oJogo da rimaé exatamente o que o nome sugere: estimula as crianças a mostrarem a habilidade que elas têm de rimar as palavras. O jogo pode ser jogado por 2 jogadores ou mais, o importante é que tenham pessoas suficientes para serem divididas em duas equipes que se enfrentarão com muita diversão e criatividade.

Como jogar: No Desafio das Rimas, as equipes terão o tempo da ampulheta para escreverem o máximo de palavras que rimem com a que foi sorteada. Já no Desafio Abacaxi, as equipes vão se alternar dizendo em voz alta uma palavra que rime com a sorteada até que uma equipe não saiba mais rimar.

Idade recomendada: Acima de 8 anos. 

Bingo das contas

O Bingo das contasé outro daqueles jogos que deixam o aprendizado mais divertido e é ideal para as crianças que já deram os primeiros passos na matemática. Para estimular a realização dos cálculos durante a brincadeira, você pode oferecer alguns pequenos brindes aos participantes e deixar a disputa muito mais competitiva.

Como jogar: Durante a partida, os jogadores precisarão fazer somas e subtrações para chegar ao resultado que foi chamado pelo “cantador” do bingo, já que nas cartelas estão apenas as contas e não os resultados.

Idade recomendada: Acima de 5 anos. 

Jogos clássicos reunidos

E para finalizar a nossa lista, que tal apostar em uma só compra que consiga reunir diversos jogos super bacanas? Os Jogos clássicos reunidosconta com várias opções para o seu filho ir revezando sempre que cansar de uma brincadeira. Ele com certeza vai deixar as crianças entretidas por muito tempo.

Nesse conjunto, você encontra 18 jogos disponíveis: Dama, Trilha, Ludo, Loto, Palavras cruzadas, Gamão, Sobra 1, Batalha naval, Xadrez chinês, Tem alguém em casa? Gincana, Escadas e serpentes, Roleta, Jogo da oca, Baralho, Zebra esportiva, Dominó e Soma e multiplicação.

Idade recomendada: Acima de 6 anos. 

Curtiu nossas indicações? Com esses jogos, o seu filho vai passar mais tempo longe dos aparelhos eletrônicos para se divertir jogando com a família e com os amigos.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos