O cabelo é uma das partes do corpo que todo mundo gosta de cuidar com um pouco mais de atenção, não é mesmo? Algumas pessoas adoram pintar, fazer penteados, alisar, fazer cachos… Mas o importante mesmo é mantê-los hidratados e saudáveis. Por isso, separamos algumas dicas e produtinhos que você precisa ter em casa para cuidar do cabelo, seja ele cacheado, crespo, liso ou ondulado.

Dica: Se você quer um conteúdo específico para os seus fios, nós temos os artigos ideais para você. Não deixe de conferir os 6 produtos para definir os cachos e acabar com o frizz e 8 produtos para manter a progressiva.

8 produtos de cabelo que você precisa ter em casa

Shampoo

Não como falar de itens essenciais para os cabelos sem começar pelo shampoo, né? Ele é um dos itens mais básicos e que todo mundo precisa ter em casa, já que é o responsável por remover as sujeiras dos fios e do couro cabeludo.

O ideal é que você compre um shampoo feito especificamente para o seu tipo de cabelo ou que ofereça os benefícios que ele está precisando, como um antiquedas, por exemplo. Comprando o shampoo correto, fica muito mais fácil de o produto “se dar bem” com o seu cabelo e não danificá-lo.

O Shampoo Tutano e Ceramidas Bio Extratus é uma ótima opção para quem está com os fios danificados ou ressecados, pois ele garante limpar, nutrir e hidratar intensamente. Esse shampoo conta com proteínas de tutano para hidratar, nutrir e fortalecer, e com ceramidas para unir as escamas e proteger os fios. Além de possuir karité para prevenir o ressecamento e proteger das agressões mecânicas e climáticas.

Condicionador

O condicionador é o complemento do shampoo e, por isso, também é um produto que você não pode deixar faltar na sua casa. Como dissemos, a função do shampoo é limpar os fios e, por isso, ele abre as cutículas. O papel de fechá-las fica para o condicionador, que também age nos fios e os deixam mais macios, hidratados e brilhosos.

É recomendado que você use o condicionador da mesma linha que o shampoo, assim, há mais chances de eles alcançarem os efeitos prometidos pelas marcas. Sendo assim, use-os como complemento um do outro e não de forma separada.

E já que citamos o shampoo da Bio Extratus, nada mais justo do que você comprar o condicionador da mesma linha, o Condicionador Tutano e Ceramidas. Como ressaltamos, ele é um complemento do shampoo e vai oferecer os mesmos benefícios. Ele possui ceramidas para restauras os cabelos danificados, aumentar o brilho, a elasticidade e a resistência dos fios, conta com tutano para nutrir e fortalecer profundamente o cabelo, e também com karité para prevenir o ressecamento.

Máscaras capilares

As máscaras capilares também são extremamente importantes para o tratamento do seu cabelo em casa. Assim como o condicionador, as máscaras selam as cutículas dos cabelos que foram abertas pelo shampoo, mas vai além, já que também hidratam os fios interna e externamente, regeneram as fibras capilares e são capazes até de ajudar na reconstrução.

Como dissemos, elas não têm funções únicas, por isso, você pode escolher qual levar para casa de acordo com o tratamento que o seu cabelo precisa. Os principais tipos são de: hidratação, nutrição e reconstrução.

Máscara de hidratação: Como o próprio nome já indica, a função básica dela é hidratar os fios, repondo a água e recuperando os cabelos ressecados e sem brilho. Uma boa opção é a Máscara Haskell Quina Rosa, que foi desenvolvida especialmente para cabelos danificados. Essa opção tem 4 funções: hidratar, reduzir o volume, dar brilho e não precisar de enxágue.

Máscara de nutrição: Nessa máscara, a principal função é repor os óleos dos fios e ajudar manter a oleosidade natural. Ela vai ser uma ótima aliada para quem tem os cabelos ressecados. Se você for uma cacheada, pode optar pela Máscara Meu Pudinzinho de Coco #ToDeCacho Salon Line, que promete nutrir e ainda hidratar os seus fios.

Além de ter um cheiro incrível, ela vem com água de coco para proporcionar emoliência, brilho e hidratação aos fios, com óleo de coco rico em vitamina E e ácidos graxos, e também com leite de coco para nutrir e hidratar com grande intensidade.

Máscara de reconstrução: Esse tipo de máscara é perfeito para quem deseja fazer uma reparação profunda nos fios, principalmente se você colore, faz alisamentos ou usa secador e chapinha com uma grande frequência. Uma boa escolha é a Amend Máscara de Reconstrução, que foi desenvolvida para tratar cabelos frágeis e quebradiços, e restaurar a fibra capilar de dentro para fora. Ela conta com queratina e aminoácidos vegetais, que reconstroem ligações de dentro do fio que foram rompidas.

Creme de pentear

Muito usado pela maioria das mulheres, o creme de pentear é feito para desembaraçar, hidratar e reduzir o frizz dos seus cabelos. Ele pode ser usado para fazer a finalização após a lavagem dos fios. Em meio a tantas opções existentes no mercado, você deve analisar atentamente e escolher a opção que vai atender bem às suas necessidades. Fique atenta para que tipo de cabelo ele é feito, aos benefícios e às funções que ele oferece.

O Creme para pentear Elseve L’Oréal Paris Reparação Total 5 é uma opção, já que facilita o penteado, disciplina os cabelos frágeis e danificados, repara e reforça os fios e pode ser usado diariamente. A fórmula dele contém Bio-ceramida, que tem a estrutura idêntica à ceramida natural e combate os 5 sinais dos cabelos danificados: quebra, ressecamento, opacidade, rigidez e pontas duplas.

Protetor térmico

Independente do seu tipo de cabelo, se você costuma usar aparelhos como chapinha, secador e babyliss, deve ter um protetor térmico em casa. No geral, ele vai formar uma “capa protetora” em volta dos seus fios para protegê-los dos dados causados pelo excesso de calor desses equipamentos. Então, se você ainda não tem um na sua casa, já pense em investir no produto, principalmente porque a maioria deles oferecem mais benefícios do que a proteção térmica dos fios.

Está em dúvida de qual levar para casa? Você pode optar pelo Keune Care Thermal Protector Absolute Volume, que além de deixar seus cabelos protegidos, também vai contribuir para que ele fique encorpado e volumoso. Esse protetor é em spray e possui pró-vitamina B5 para acelerar e potencializar a absorção do produto, proporcionando maciez e hidratação. E também conta com a proteína do trigo, que devolve massa aos fios e o cabelo fica encorpado, leve, com volume suave e cheio de movimento.

Óleo reparador de pontas

E finalizamos a nossa lista com um produto que nem todas as mulheres tem o costume de usar: o óleo reparador de pontas. Apesar de algumas pessoas não darem a devida importância, ele é essencial e vai devolver a umidade e os nutrientes que são retirados dos seus cabelos após alguns procedimentos. Ele também vai proteger os seus fios de novos dados e reparar os danos causados.

Uma boa opção de investimento para quem ainda não tem o óleo em casa é o Reparador de pontas Lacan com óleo de argan. Ele é uma opção riquíssima em vitamina E e ômegas 6 e 9, além de garantir fortalecer os fios, revitalizar a fibra, preservar a umidade, eliminar o frizz e intensificar a cor.

Curtiu a nossa lista? Aproveita e conta para a gente qual outro produto para cabelos você acha essencial e incluiria nessa relação.

E se quiser mais dicas de beleza, fique de olho no nosso blog, porque todos os dias nós temos novos conteúdos sobre vários temas diferentes.