Não há como negar que a alimentação é um dos momentos mais importantes do nosso dia, né? E se você tem um animal de estimação em casa, sabe que além de importante, esse momento é muito necessário para ele também.

E se você adotou um novo amiguinho agora ou quer renovar o comedouro dos seus pets, vem com a gente porque nós separamos vários modelos diferentes para você escolher qual deles mais se adequa ao seu bicho de estimação.

Mas antes de decidir fique atento a algumas características que podem fazer toda a diferença na hora da escolha:

Tamanho: Escolha um modelo com um tamanho ideal e que caiba a quantidade de ração que os seus pets vão comer por vez. Não compre um muito pequeno a ponto de não caber o tanto necessário, e nem um tão grande para a ração ficar “sobrando” lá dentro;

Altura: Preste atenção na altura do comedouro em comparação ao tamanho dos seus pets. Quanto mais adequado, mais confortável eles farão as refeições. Comprar um modelo muito fundo pode fazer com que ele precise abaixar mais e ficar desconfortável. Escolha de acordo com o porte do seu animal.

Funcionalidades: Atualmente é possível encontrar diversos modelos de comedouros para os seus pets. Há opções suspensas, duplas, automáticas e até as que abastecem sozinhas. Porém, a escolha vai depender muito de você e, claro, dele. Opte por um modelo que atenda às necessidades de ambos e não fique atento apenas na modernidade do produto. Imagine como ele se adequaria na rotina dos seus animais e analise qual é o modelo ideal.

Agora que você já tem em mente qual é o comedouro ideal para os seus pets, confira 8 ótimas opções para você presentear o seu cachorro ou gato:

Comedouro para cães

Comedouro lento e interativo Omnii Fast

A primeira opção da nossa lista é um modelo ideal para aqueles cães que ficam super ansiosos na hora de comer e acabam engolindo a ração muito depressa. O Comedouro lento e interativo Omnii Fast é perfeito para os donos que querem que o animal se alimente da quantia certa e devagar, e ainda desenvolva os lados físico e mental.

Com esse modelo, para que o cachorro consiga se alimentar, é preciso que ele interaja com o comedouro e só assim a ração vai cair na tigela, que também é cheia de divisórias para ele comer mais devagar. Assim, vai diminuir o risco de engasgos, vômitos, dilatação e outras complicações.

Além de ser usado por cães, ele também pode ser usado por gatos. De acordo com a fabricante, este alimentador é atóxico, lavável e resistente, e mede 26 cm de altura, 24 cm de largura e 33 cm de comprimento.

Comedouro regulável Royale para cães

O Comedouro regulável Royale para cães é uma ótima opção para que o seu cãozinho se sinta mais confortável enquanto se alimenta. Como o próprio nome já indica, você pode regulá-lo e deixá-lo em uma altura adequada para o seu pet se alimentar sem precisar ficar muito curvado e desconfortável.

Este comedouro é no tamanho mini, mas você também pode optar pelo tamanho médio, caso o seu cão seja um pouco maior. Ele é feito em alumínio super resistente, tem um belo design e é super fácil de limpar.

Comedouro automático duplo

Para quem prefere um recipiente mais prático e que não precise de um abastecimento frequente, pode optar pelo Comedouro automático duplo, que possui um reservatório para armazenar até 3 kg de ração e outro para guardar até 1,5 litro de água.

Ideal para cães de pequeno e médio porte, essa opção tem um design que dificulta o acesso de formigas e outros insetos à comida e à água do cachorro. Para reabastecer a ração é super fácil, você só precisa retirar a tampa superior e colocar mais alimento para o seu cão.

Comedouro Plast Pet Flex Gourmet

O Comedouro Plast Pet Flex Gourmet é uma outra opção com abastecimento automático, porém, com tamanhos diferentes para os cães mais pequenos e também para os maiores. Na versão pequeno, ele não permite um armazenamento tão grande de ração, então, você precisará reabastecer mais vezes durante o dia.

Ele é super prático e versátil e, se você preferir, pode usá-lo como bebedouro também. Disponível em diversas cores, você pode optar por ele com capacidade para 650 ml, 1,5 litros ou 3 litros.

Comedouro para gatos

Comedouro e bebedouro PET-21 Western

Para gatos, o primeiro da nossa lista é o Comedouro e bebedouro PET-21 Western, que também pode ser usado por cães e é produzido com materiais de alta qualidade. Ele conta com 1 base, 1 comedouro com capacidade para 200 gramas de ração, 1 pedestal para o bebedouro e um bebedouro de 500 ml.

Esse modelo tem um design super moderno e, além de ser 2 em 1, o bebedouro vem com um sistema de esfera e pedestal com ajuste de altura e é antivazamento, para evitar que a água fique escorrendo.

Segundo a fabricante, o comedouro é desmontável e fácil de limpar, além de não possuir porosidade, evitando o acúmulo de sujeiras e bactérias.

Comedouro Truqys Slow Food

Já que citamos um modelo ideal para cães que comem rápido, também trouxemos o Comedouro Truqys Slow Food, para os gatos mais apressadinhos na hora de se alimentar. Por não ser plano e possuir um formato diferente, seu felino vai desacelerar o processo de alimentação e prevenir possíveis problemas de saúde que poderiam ser causados.

Indicado também para cães, este comedouro está disponível em tamanhos M e G, para você escolher de acordo com o tamanho e a quantidade de comida que o seu pet precisa. Ele é composto por plástico polipropileno, papel e EVA.

Comedouro ergonômico NF Mr. Bigode

Feito em alumínio e com um formato ergonômico, o Comedouro NF Mr. Bigode é ideal para o seu gato comer de uma forma mais confortável. Além disso, ele possui um sistema antiformigas, que garante que os insetos não vão para a ração do seu felino enquanto ele não está comendo.

Um outro ponto bem bacana nesse modelo é a superfície côncava para que os bigodes do gato não entrem em contato com a comida e o alimento não fique espalhado, facilitando a alimentação dele.  

Disponível nas cores azul, rosa e branco, este comedouro tem 11 cm de altura, 20 cm de diâmetro e capacidade para até 250 ml.

Snack Cat – Comedouro em porcelana para gatos

E finalizamos a nossa lista com o Snack Cat – Comedouro em porcelana para gatos, que é um pouco mais alto e tem um design especial para o seu felino ficar mais confortável enquanto se alimenta.

Este comedouro tem um bowl feito em porcelana, que vai facilitar muito mais a limpeza e manter a higiene. O suporte para ele é feito em acrílico super resistente e tem uma inclinação para que o seu gato não precise fazer muito esforço para alcançar a comida.

O bowl tem 13 cm de diâmetro e capacidade para 200 ml de ração. Já o suporte, tem 10,5 cm de altura na parte de trás e 7 cm de altura na parte da frente.

Com tantas opções, fica até difícil achar só um favorito, né? Conta para a gente qual deles você mais gostou e qual o tipo de comedouro os seus pets usam.

E se quiser mais dicas para os seus animais de estimação, não deixe de conferir os artigos do nosso blog porque a gente tem diversos conteúdos feitos especialmente para você.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos