Outubro é o mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro no Brasil, no dia 29, e nada melhor do que marcar essa data incentivando a leitura entre as crianças, para que desde pequenas elas tenham o hábito de ler. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-livro, o hábito da leitura é uma construção que vem da infância, bastante influenciada por outras pessoas, em especial pelas mães e pelos pais.

Pensando nisso, montamos uma lista com 8 livros infantis para você comprar para o seu filho e incentivar a leitura desde criança. Confira a nossa seleção:

Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca

Narrando a história de coragem da paquistanesa que é conhecida mundialmente por quase todas as pessoas, o livro-reportagem Malala, a menina que queria ir para a escola, escrito pela jornalista Adriana Carranca, relata para as crianças um pouco do que a adolescente Malala Yousafzai viveu. A menina foi baleada aos 14 anos, em 2012, quando voltava da escola e quase foi morta por defender a educação feminina.

A adolescente, que é a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz, nasceu no vale do Swat e cresceu entre os corredores da escola de seu pai, sendo uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha 10 anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando.

Além de conter uma história real com um grande exemplo a ser seguido, o livro vem com ilustrações que deixarão seu filho ainda mais envolvido pela leitura.

O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

O livro O pequeno príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry, é um clássico que vem marcando gerações há muitos anos e deve estar na prateleira de livros do seu filho. Durante a história, um piloto cai com seu avião no deserto e encontra um pequeno príncipe, que o leva em uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana.

Esse livro clássico possui várias versões, inclusive uma exclusiva para crianças de até 6 anos que ainda não aprenderam a ler. Além de tratar temas super necessários, ele traz lições importante para a vida de qualquer pessoa.

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

Continuando a nossa lista com outro clássico da literatura, desta vez brasileira, o livro O meu pé de laranja lima, do escritor José Mauro de Vasconcelos, fez parte da infância de muitas gerações e também pode ser parte da do seu filho. O livro foi lançado em 1968 e possui adaptações para a televisão, cinema e teatro.

Baseado na infância do autor, o livro conta a história de Zezé, um garoto inteligente e sensível de 6 anos. O pai está desempregado, e a família passa por dificuldades. Carente de um afeto que não encontra na família, ele sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Xururuca, o pé de laranja lima.

Turma da Mônica em contos de Andersen, Grimm e Perraut, de Maurício de Sousa

Com a capa almofadada e representações do grupo de amigos mais querido pela criançada, o livro Turma da Mônica em contos de Andersen, Grimm e Perraut, de Mauricio de Sousa, conta, em suas 240 páginas, vários dos clássicos contos de fadas dos três ilustres escritores que estiveram presentes em várias gerações.

Ideal para as crianças que estão entrando no mundo da leitura, os seus filhos com certeza vão amar as ilustrações coloridas, a riqueza de detalhes e a participação de personagens que eles já conhecem dos desenhos e dos gibis. 

O menino maluquinho, de Ziraldo

O livro O menino maluquinho, do escritor Ziraldo, é outra obra que marcou a infância de outras gerações e, ainda assim, consegue ser bem atual e agradar as crianças hoje em dia. Com as aventuras do menino peralta, o autor já ganhou prêmios nos anos 80, década em o livro foi lançado.

Durante a narrativa, além de conhecer diversos personagens divertidos, as crianças vão entrar na vida recheada de aventuras de um menino alegre, com muita imaginação e que adora aprontar e fazer traquinagens com seus amigos. Sua marca registrada é usar uma panela na cabeça e, por ter características únicas, ele é muito amado e feliz

Sulwe, de Lupita Nyong’o

Escrito pela atriz queniano-mexicana Lupita Nyong’o, o livro Sulwe é um daqueles livros que tratam de uma temática super necessária e que precisa ser debatido desde a infância. Parte da coleção “Orgulho de ser eu”, o livro conta a história de Sulwe, uma menininha que possui a pele mais escura do que todos da sua família e amigos, e queria ser bonita e cheia de luz como a mãe e a irmã. Decidida a clarear a pele, ela tenta borracha, alimentos de cor clara e maquiagens.

Após não ser atendida por Deus em suas orações, a menina conta os sentimentos para a mãe, que a apresenta uma bela história para ter orgulho de si mesma. E quando ela menos espera, uma jornada mágica no céu da noite abre seus olhos e faz com que tudo mude.

O livro dos porquês

Desenvolvido por vários autores e colaboradores da revista Ciência Hoje das Crianças, O livro dos porquês é destinado às crianças que vivem querendo saber o motivo das coisas acontecerem de determinada forma. Algumas perguntas feitas por elas são realmente fáceis de responder, mas se as perguntas forem um pouco mais complicadas, nada como ter respostas de especialistas.

Nele, você vai encontrar respostas para questões como: Por que as aranhas fazem teias? Por que a Terra é o único planeta conhecido no qual existe vida? Por que lembramos e esquecemos? Por que as vacas mastigam sem parar? Por que temos que tomar banho? Por que chove granizo? Por que rimos? Por que o girassol gira com a luz do Sol? Por que o ouvido produz cera? Por que a água do mar é salgada? Por que soltamos pum? E várias outras.

Histórias de ninar para garotas Rebeldes 2, de Elena Favilli e Francesca Cavallo

Finalizamos a nossa lista com um livro para inspirar garotas a serem corajosas e irem em busca dos seus sonhos, o Histórias de ninar para garotas Rebeldes 2, das autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo, conta 100 fábulas de mulheres extraordinárias.

Durante o livro, são celebradas as conquistas de várias mulheres, que vão da jogadora Marta à cantora Beyoncé, da revolucionária Anita Garibaldi à escritora J. K. Rowling. Rainhas e ativistas, bailarinas e advogadas, piratas e cientistas, astronautas e inventoras – experiências de vida incríveis que vão inspirar a construção de um mundo melhor

Depois dessa lista, não faltam alternativas. Conseguiu decidir quais histórias serão apresentadas aos seus filhos ou filhas? Não deixe de passar na nossa seção de livros e escolher algumas das várias opções incríveis.

E se você também quiser entrar no mundo da leitura, veja os 8 livros de não-ficção para você ler em 2020 e os 10 livros que você não pode deixar de ler até o final do ano.

Ah, e conta pra gente, qual o livro favorito do seu filho ou o seu quando era criança?

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos