Os livros natalinos são uma ótima opção para começar a entrar no clima das festas de final de ano. Faltando menos de 20 dias para o Natal, separamos alguns títulos que se passam nesse período para você viajar sem sair do lugar. Antes de dar início as recomendações, vamos te dar algumas dicas para acertar na hora de comprar!

Nostalgia Cinza: 13 livros para ler no Natal

Escolha o gênero dos livros

Os livros natalinos também possuem uma infinidade de gêneros. O Natal é apenas o tema, que pode ser abordado de diversas formas durante uma obra. Antes de escolher o título que mais te agrada, é legal buscar um gênero com o qual você se identifique. No mercado existem centenas de títulos ligados a temática, capazes de agradar todos os gostos.

Peça livros de Natal - Homo Literatus

Escolha títulos que se adaptam a sua leitura

Você está acostumado a ler obras mais curtas ou livros com mais de mil páginas? É muito importante levar isso em consideração na hora de comprar. Se você não gasta muitas horas por dia com esse hábito, não adianta comprar um livro super longo, não é mesmo? Antes de acrescentar uma nova obra ao carrinho, pergunte-se se ela se adapta aos seu hábitos de leitura.

10 livros infantis para dar de presente no Natal – Escola Nana Nenem

Leia a sinopse dos livros com atenção

Após escolher o gênero e os títulos que se adaptam aos seus hábitos de leitura, leia a sinopse dos livros selecionados! Através da sinopse, é possível saber brevemente sobre o enredo da história, o que pode te ajudar a ter certeza se um livro te interessa ou não.

5 livros sobre cooperação e cooperativismo - O Seu Dinheiro Vale Mais

Agora que você já conhece as principais dicas para acertar em cheio na hora de comprar, confira nossas indicações:

Uma Canção de Natal – Charles Dickens

Começamos nossa lista de livros com um clássico dentro da temática: uma canção de Natal!
Nessa trama conhecemos Ebenezer Scrooge, uma pessoa que não se sente capaz de viver a magia do Natal, encontrando refúgio na sua solidão e bens materiais. Tudo isso muda em um dia 24 de dezembro, quando ele recebe uma visita inesperada do fantasma do seu ex-sócio, Jacob Marley, que morreu há sete anos. Nessa visita Jacob anuncia a chegada de mais três espíritos que tem como objetivo lhe dar uma nova chance de entender o significado do Natal.
Com muito humor e sensibilidade, essa obra mostra a importância do espirito natalino e de praticar sempre a generosidade.

A Aventura do Pudim de Natal – Agatha Christie

Escrito pela dama do crime, Agatha Christie, esse é um dos livros essenciais quando o assunto é Natal! A aventura do pudim de Natal segue o estilo da escritora, nos apresentando um cenário onde um corpo apunhalado é encontrado dentro de um baú. Tudo tem início em uma briga familiar que acaba em assassinato e se desenrola em uma seleção de contos, que reúne cinco casos do personagem tão conhecido detetive Hercule Poirot, contando também com a participação de Miss Marple.


No conto que dá título a essa obra, um príncipe conta com a ajuda de Hercule para recuperar um rubi roubado. Para dar prosseguimento as investigações, o detetive se vê obrigado a participar de uma tradicional celebração natalina inglesa, que dá o toque natalino necessário a obra.

O presente do meu grande amor: doze histórias de Natal – Stephanie Perkins

Seguimos nossa lista de livros com o presente do meu grande amor: doze histórias de Natal. Essa é uma obra indicada especialmente para aqueles que são apaixonados pelo clima natalino e tudo que faz parte dele, a montagem da árvore, os enfeites, o clima generoso e o amor.
Nessa trama somos apresentados a 12 contos escritos por autores atuais, com uma leitura fluída para todos os públicos. Nesses contos, você com certeza encontrará uma história compatível com o seu gosto. Ambientados no Natal, eles expõe a leveza dessa data e todos os sentimentos ligados a data, desde o afeto até a esperança trazida pelo bom velhinho.

Esquecer o Natal – John Grisham

Esquecer o Natal é um daqueles livros sobre renovação, esperança e generosidade que tanto procuramos nessa época do ano. O enredo tem como personagens principais Nora e Luther Krunk, que planejam fugir da comemoração de Natal esse ano fazendo um cruzeiro pelo Caribe, destacando-se dos moradores do seu bairro, que costumam fazer festas chiques, ostentando tudo o que tem direito. Tudo muda quando na véspera do Natal sua filha volta do Peru, surpreendendo os personagens e impossibilitando a viagem.


Na pressa de organizar a casa para a festividade, os Krunk organizam uma decoração improvisada. Quando Luther sobre no telhado para colocar o boneco de neve, ele sofre uma queda e os vizinhos que antes zombavam dele se unem, criando uma rede de solidariedade e amizade na vizinhança.

Deixe a Neve Cair – John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Quem nunca leu um dos livros de John Green? Em deixe a neve cair, o autor se junta a Maureen Johnson e Lauren Myracle para uma história natalina.
Na noite de Natal, uma tempestade de neve muda a cara da cidade, que se torna um ambiente romântico digno de filmes, mas nem tudo é tão perfeito, não é mesmo? Nos três contos escritos por John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle, o lado engraçado do Natal é revelado, com muita leveza romance e aventura.
Os personagens principais dessa histórias possuem mais em comum do que apenas a cidade onde moram, e nada como um empurrãozinho do destino para unir todos eles em uma noite repleta de magia.

O Natal do CarteiroAllan Ahlberg

Quando se trata do Natal, ninguém trabalha mais que o Papai Noel, não é mesmo? Errado! O carteiro também tem vontade de arrancar os cabelos com tantas tarefas e é isso que vamos ver em o Natal do carteiro.


O carteiro é o grande responsável por entregar os presentes e receber todos os desejos feitos para o bom velhinho. Nessa obra, ele visita alguns personagens conhecidos dos contos de fadas para entregar seus presentes de Natal. Cachinhos dourados, chapeuzinho vermelho, lobo mau, homem biscoito e outros personagens fazem uma participação especial nesse livro indicado para as crianças. Nessa obra, as crianças relembram a magia das cartinhas de Natal e aprendem que nenhuma tecnologia é capaz de substituir a magia dessa data tão importante.

Cartas natalinas à mãe – Rainer Maria Rilke

Chegamos ao fim da nossa lista de livros natalinos com uma obra sensível, que nos mostra o poder do afeto e dos laços familiares.


Em cartas natalinas à Mãe, escrito por Rainer Maria Rilke, somos apresentados as suas cartas escritas e destinadas a sua mãe durante 25 anos. Nessas mensagens, é possível sentir o afeto e a intimidade entre os familiares, sem deixar de lado os conflitos que cercam qualquer relação, ainda mais uma tão próxima como a relação entre mãe e filho. Com um clima natalino especial, essa leitura desperta a importância das relações, de seguir em frente independente dos erros e de amar as pessoas da maneira que elas são. Em cartas natalinas à Mãe somos apresentados ao misto de emoções que compõe a comemoração de Natal.

Gostou da nossa lista de livros? Se você está pensando em aproveitar o Natal para presentear suas pessoas favoritas com esse produto, confira também a nossa lista com 5 livros baratos para presentear no fim de ano!