Fotografar pode ser uma incrível profissão como também um admirável hobby. Independentemente disso, acaba sendo uma prática de preço bem salgado. Você precisará, no mínimo, de uma câmera e uma lente, mas para quem realmente gosta do ramo, não quer a lente do kit, que geralmente é a famosa 18-55mm, uma lente bem simples para iniciantes, sendo bem limitada. Porém, dependendo do modelo que quiser comprar, poderá ter um preço bem elevado. Sendo assim, trouxemos uma lista com as lentes mais baratas do mercado para quem gastar pouco, mas sair da tradicional:   

Lente EF 50mm f/1.8 

Vamos começar com a queridinha dos fotógrafos, sejam os profissionais ou amadores: a famosa 50tinha. Ela é superleve, sendo ótima para o dia a dia, além de ter um excelente custo-benefício. 

A abertura máxima – f/1.8 – é surpreendente em pouca luz, além de produzir imagens nítidas e vídeos com desfoque. Seu autofoco e bem silencioso e contínuo durante gravações de vídeos, e rápido e suave para fotos. Tanto a Canon quanto a Nikon têm preços semelhantes. 

Obs: ela funciona 50mm em câmera full-frame. Já na semiprofissional (APS-C) a distância focal efetiva é de 80mm.

Especificações:

Dimensões: 2.7 x 1.5 cm

Tamanho do filtro: 49mm

Construção da lente: 6 elementos em 5 grupos

Montagem: EF

Motor de foco: USM

Distância focal: 50mm

Fator F-stop: f/1.8

Tipo de lente: normal

Lente EF-S 24mm f/2.8 

Ainda mais leve que a anterior, a 24 mm tem uma abertura um pouco menor, de f/2.8, mas ainda assim não deixa de ser uma lente rápida e versátil, com autofoco avançado e boa ótica.

Também como a anterior, sua distância focal equivale a 38mm na câmera semiprofissional, então acaba sendo adequada para muitas situações. Ela possui revestimentos especializados nos elementos das lentes, reduzindo os fantasmas e os reflexos. 

Apesar de ser f2/8, seu desfoque de fundo é excelente, destacando-se para fotografias e gravações. Seu foco manual é em tempo integral, podendo focar a uma distância mínima de 0,16m. 

Especificações: 

Dimensões: 68.2mm x 22.8 mm

Tamanho do filtro: 52mm

Construção da lente: 6 elementos em 5 grupos

Montagem: EF-S

Motor de foco: STM

Distância focal: 24mm

Fator F-stop: f/2.8

Tipo de lente: angular

Peso :125 g

Lente EF 40mm f/2.8

Essa lente é bem eficaz para os fotógrafos viajantes, sendo excelente para paisagens, como também retratos. Seu foco automático é suave e silencioso para gravações. Já para as imagens, o design de suas lentes é asférica e o revestimentos é Super Spectra, garantindo fotos nítidas mesmo em condições difíceis, e sendo considerada uma lente indispensável no kit fotógrafo.

Especificações:

Construção da Lente: 6 elementos em 4 grupos

Tamanho do Filtro: 52mm

Montagem: EF

Motor de foco: USM

Distância focal: 40mm

Fator F-stop: f/2.8

Tipo de lente: normal

Lente EF 75-300mm f/4-5.6

Diferente das anteriores, a 75-300mm é de zoom (4x), ideal para os fotógrafos que gostam de esportes, vida na selva ou retratos. Porém, como acontece com outras lentes dessa linha, sua abertura é f/4-5.6, ou seja, ela é bem mais escura que as lentes fixas citadas anteriormente. Ela também é mais pesada que as fixas, tendo 480 gramas. 

Especificações:

Dimensões: 71mm x 122mm

Tamanho do Filtro: 58mm

Construção da lente: 13 elementos em 9 grupos

Montagem: EF

Motor de foco: USM

Distância focal: 70-300mm

Fator F-stop: f/4.5-5.6

Tipo de lente: telefoto

Lente EF-S 55-250mm f/4-5.6

Mais uma lente de zoom, a 55-250mm foi desenvolvida com a tecnologia de Estabilização Ótica de Imagem. Seu alto alcance de zoom equivale à distância focal de 88-400mm. Ela conta com motor de foco com tecnologia STM, ou seja, ótima para filmagens – com foco preciso e silencioso. Sua abertura também é f/4-5.6, sendo mais escura que as lentes fixas. O modelo tem ótimo custo-benefício considerando sua versatilidade. 

Especificações: 

Dimensões: 70mm x 111.2mm

Tamanho do filtro: 58mm

Construção da lente: 15 elementos em 12 grupos

Montagem: EF-S

Motor de foco: STM

Distância focal: 55-250mm

Fator F-stop: f/4-5.6

Tipo da lente: telefoto

Lente AF-S DX 35mm f/1.8

Essa lente é uma das favoritas para fotografar, porém, enquanto o custo-benefício dela é excelente na Nikon, o preço é bem salgado na Canon. A objetiva tem um ótimo desempenho do dia ao anoitecer, captando enquadramentos precisos. Ela permite controlar totalmente a profundidade de campo, seja para fotografar ou filmar. Pesando 200 gramas e com dimensões compactas, a lente é perfeita para viagens.

Especificações: 

Dimensões: 70 x 52,5 mm

Tamanho do filtro: 52mm

Construção da lente: 8 elementos em 6 grupos

Distância focal: 35mm

Fator F-stop: f/1.8

Tipo da lente: telefoto
Peso: 200 gramas 

Lente EF-S 10-18mm f/4.5-5.6

A lente combina excelência ótica com desempenho de ponta; ideal para câmeras semiprofissionais. Ela conta com estabilizador de imagem, evitando trepidações durante o uso, além do motor de foco STM para foco suave e silencioso – especialmente para filmagens. 

Especificações: 

Montagem: EF-S

Distância focal:10-18mm

Motor de Foco: STM

Fator F-stop: f/4.5-5.6

Tipo da lente: angular

Lente EF 85mm f/1.8

Se você pode gastar um pouco mais, a 85mm é uma excelente escolha. Sua grande abertura permite fazer disparos manuais em condições difíceis de pouca luz, além de restringir a profundidade de campo. Sua focagem é rápida e quase sem ruído. 

Especificações: 

Dimensões: 76,2mm x 71,12mm/ 75mm x 71.5mm

Tamanho do filtro: 58mm

Construção da Lente: 9 elementos em 7 grupos

Montagem: EF

Motor de foco: USM

Distância Focal: 85mm

Fator F-stop: f/1.8

Tipo de lente: normal

A lista de opções é enorme, sendo difícil escolher apenas uma para começar a fotografar. Analise-as com cuidado, procurando reviews e testes, assim poderá comprar uma sem medo de se arrepender depois! Qual chamou mais a sua atenção? Comenta aqui! 

E sua câmera, é a ideal para você? Se não souber, esse link vai te ajudar!

Sobre o autor

Jade Ribeiro

Jornalista, fotógrafa, blogueira e leitora assídua.

Ver todos os artigos