A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, afinal, nós precisamos comer várias vezes ao dia. Mesmo que esteja montando a cozinha do início, que esteja reformando ou que vá apenas repor alguns objetos, há itens que são essenciais para montar qualquer cozinha, seja ela grande ou pequena. Sendo assim, vamos à lista:

Geladeira:

A geladeira é a coisa mais básica e importante que devemos ter em nossa casa, obviamente. Mas antes de comprar, atente-se a alguns quesitos:

O espaço da sua cozinha: antes de qualquer coisa é preciso saber se a geladeira que você quer caberá no espaço escolhido!

Sua cozinha tem espaço?

Integrantes da casa: a side by side (geladeira e congelador lado a lado) pode ser uma boa para uma casa com crianças, pessoas com deficiências ou idosos, por exemplo. Assim, todos poderão pegar os alimentos com mais facilidade.

Sua rotina de faxina: O aço inoxidável é lindo, mas logo ficará com impressões digitais, ou seja, o cuidado com ela será dobrado. Não quer ficar limpando o tempo todo? Opte por um modelo com um acabamento que imite o aço. Observe também as divisórias dos compartimentos!

Geladeira inox duplex – Consul

O modelo da Consul CRM55AKANA tem capacidade de 437 litros, sendo ideal para quem gosta de espaço. As prateleiras são removíveis e em vidro temperado – acompanha porta-latas.

O freezer também é equipado com prateleiras, gavetas e compartimentos. Ele vem com um termostato de cinco temperaturas, além da economia de energia.

Características:

Altura: 187 cm

Largura: 71 cm

Profundidade: 73 cm

Capacidade do refrigerador: 330 litros

Capacidade do freezer: 107 litros

Portas: duplex

Fogão

Como a geladeira, o fogão é outro eletrodoméstico mais que essencial em uma cozinha. Antes de comprar, você terá duas opções: o tradicional e o cooktop.

Que tipo de fogão você gosta?

Bocas do fogão: quanto você cozinha? O fogão de 4 bocas é suficiente para fazer muitos pratos de comida, mas caso sua casa tenha muitas pessoas ou você que cozinhe bastante, considere comprar o de 5 ou 6 bocas.

Quantas bocas seu fogão precisa?

Forno: chegamos à grande questão. Se você optar pelo fogão comum, já terá o forno junto, mas caso compre o cooktop, terá de compra o forno separado, caso queira tê-lo também. Mas por que alguém compraria separado? Muitos simplesmente não têm o costume de usar o forno ou preferem comprar algum que seja mais potente.

Você prefere forno grande ou pequeno?

Fogão 4 bocas – Electrolux

O modelo 52LSV da Electrolux vem com 4 bocas, sendo considerado um dos melhores deste ano. Suas grades são individuais com a mesa lisa, oferecendo estabilidade às panelas. O forno tem 96,5 litros, sendo duas prateleiras: uma manual e uma auto deslizante.

Características:

Número de bocas: 4 bocas

Funcionamento da mesa: gás

Acendimento: Automático

Forno: 96,5 litros

Medidas (AxLxP): 95,5×52,7×62,5 cm

Tensão/Voltagem: Bivolt (110V/220V)

Selo de energia: A

Cooktop 5 bocas – Fischer 1642

Com ótimo custo-benefício, o cooktop Fischer 1642 vem com 5 queimadores semi-rápidos de 1750W e 1 rápido de 3000W, com chamas altas e consistentes; possui 68,5 cm de largura; as bases dos queimadores são feitas em aço inox e sua mesa em vidro temperado resistente.

Cooktop 5 bocas – Fischer 1642

Forno elétrico Infinity – Fischer

Da mesma marca do cooktop anterior, o forno elétrico da Fischer tem capacidade de 50 litros, sendo um modelo de embutir. Sua potência é de 2422 Watts. Ele tem 5 funções de assado, timer, controle de temperatura, 2 grades ajustáveis em 3 posições e bandeja para resíduos!

Forno elétrico Compact – Oster

Caso tenha optado por um cooktop e cozinhe pouco, um forninho será suficiente. O forno elétrico Compact  tem capacidade para 10L, sendo ideal para preparar pequenas receitas. Ele conta com prateleira removível e regulagem de altura. A bandeja de resíduos é removível.

Jogo de panelas

Não adianta ter fogão se não tiver onde cozinhar, não é mesmo? Existem muitos jogos de panelas, indo do mais simples ao mais completo – e com várias cores!

Conjunto de Panelas Alumínio – Rochedo

Com bom custo-benefício, o conjunto Rochedo vem com 5 peças – material antiaderente. Ele vem com uma frigideira com sistema ThermoSpot –avisa a temperatura ideal –, uma leiteira e outras mais 3 panelas. Seus cabos são ergonômicos e as tampas são de vidro.

Conjunto de Panelas Alumínio – Rochedo

Conjunto de Panelas Alumínio – Brinox Ceramic Life

Considerado um dos melhores do mercado, o conjunto Brinox vem com um design moderno e revestimento de cerâmica antiaderente. As alças são antitérmicas. As panelas são de diferentes tamanhos e as frigideiras têm bordas mais resistentes e altas.

Aparelho de jantar

Agora que você cozinhou a comida, precisa colocar em algum lugar, né? Então nada melhor do que já comprar um aparelho de jantar prontinho!

Aparelho de Jantar e Chá – Oxford

Com ótimo custo-benefício, a Oxford tem muitos conjuntos com qualidade. Geralmente linhas retrô costumam ser caras, mas a empresa fez seu jogo – com preço acessível – inspirado nos azulejos de monumentos da capital histórica São Luís (MA). O aparelho de 30 peças serve até 6 pessoas. Vem com pratos rasos, fundos e de sobremesa, além de xícaras de chá com pires. 

Faqueiro Laguna – Tramontina

Claro que você precisará de talheres para comer! A Tramontina já reconhecida é no mercado há anos, possuindo muitos produtos com ótima qualidade e preço baixo. O faqueiro Laguna vem com 42 peças totalmente confeccionado em aço inox.

Faqueiro Laguna – Tramontina

Outros itens

 Alguns outros itens são bem essenciais na cozinha, como tábua para cortar alimentos. O mercado trabalha com modelos de plástico, madeira e até vidro.

Algo simples, mas que muitos esquecem: abridor de lata! Imagina precisar abrir a lata com uma faca! Hoje o mercado já trabalha com muitos modelos diferenciados. Procure algum que já tenha abridor de garrafa incluído – alguns vêm até com abridor de vinho!

Abridor com várias funções

Kit escumadeira: todo bom brasileiro costuma fazer arroz e feijão, ou seja, você precisará de uma escumadeira e uma concha, pelo menos. Há muitos kits que já vêm com ambos e até algumas outras que podem lhe ser útil!

Kit escumadeira com seis itens

Potes de plástico: em algum momento você precisará guardar o restante da comida ou as frutas cortadas em algum lugar. Qual o melhor deles? Em potes! Sejam de plásticos ou vidro. O mercado oferece kits, mas você também pode comprar unitário.

Montar uma cozinha não é tão difícil quanto parece, basta fazer uma listinha e ir seguindo conforme o que for essencial para você. No mais, o restante é pessoal. Gosta de fazer bolos? Procure por uma batedeira e formas bacanas! Fins de semana gosta de criar uns drinks? Há kits prontos para fazer caipirinhas, mas você também pode montar o seu todo personalizado!