Para manter a casa arejada, sempre com boa circulação de ar e também menos abafada no verão, a alternativa são os circuladores de ar.

Apesar de ser um aparelho semelhante ao ventilador, o circulador de ar possuí funções e características diferentes. Enquanto o ventilador faz a circulação do ar apenas em linha reta, o circulador redistribui o oxigênio pelo cômodo inteiro.

Além disso, os circuladores de ar costumam ser mais silenciosos, deixando o ambiente mais agradável. Portanto, vamos listar no artigo a seguir os 6 melhores circuladores de ar.

Os 7 melhores circuladores de ar

Como escolher bons circuladores de ar

Como já explicamos, há diferenças importantes entre os ventiladores e os circuladores de ar. No entanto, ambos são importantes para refrescar o ambiente e tornar mais arejado. Sendo assim, o priemeiro critério deve ser a potência e nível de ventilação do aparelho.

Aliado a isso, o diâmetro e a quantidade de pás das hélices também é importante. Um circulador com hélice com 40cm de diâmetro ou mais têm capacidade de circular o ar de um cômodo com 15m². Cada modelo tem de 3 a 6 pás na hélice. Neste caso, escolha modelos com 4 ou 5 pás.

Ademais, considere condições como o valor de cada equipamento, bem como a versatilidade de uso em todos os cômodos da casa. O consumo de energia (indicado no Selo Procel), a voltagem (110v ou 220v) e níveis de velocidade são outras informações importantes para se ter na pesquisa dos circuladores de ar.

Circulador de Ar Torre CT-01 Premium

Para casas e cômodos mais altos, onde o circulador mais baixo talvez não forneça ar para todo o ambiente, a alternetiva é comprar o modelo em formato torre. Desse modo, a melhor opção é o Circulador de Ar Torre CT-01, da Mondial.

O modelo conta com até três velocidades, permitindo regular o nível de temperatura do ambiente. Além disso, é possível programar o timer por até 120 minutos, interessante para quando usado durante a noite.

Com o design em formato de torre, esse é um circulador de ar que ocupa muito pouco espaço, podendo ser usado no chão e mesmo assim atingir até o alto. Já a voltagem de energia é 220V. Ademais, a empresa oferece ainda 12 meses de garantia para problemas de fábrica.

Circulador de Ar C70 Turbo

Se você busca circuladores de ar com capacidade e potência para os piores calores e ambientes mais abafados e sem circulação de ar, o ideal é comprar o Circulador De Ar C70 Turbo, da Britânia.

O modelo conta com uma hélice com três pás e que mede nada menos do que 60cm, o que permite a ventilação num ambiente de aproximadamente 25m². Além disso, ele gira em até 90º, permitindo direcionar melhor a distribuição do ar.

Portátil, o circulador de ar pode ser utilizado tanto no chão quanto em cima da mesa. Ainda para reforçar sua praticidade, o modelo conta com uma alça, para que você possa carregar o aparelho por qualquer lugar.

Com essa potência e versatilidade, o circulador pode ser usado tanto para refrescar ambientes quentes, como a sala ou quartos, como para melhorar a qualidade do ar na cozinha, principalmente quando são preparadas receitas com frituras, por exemplo.

No mais, este é um dos circuladores de ar com o mais baixo consumo de energia, mesmo tendo potência de 300W. A voltagem pode ser tanto 110v ou 220v, mas não tem a opção bivolt.

Circulador Turbo Spirit

Outro modelo que chama a atenção pela capacidade de ventilação e a praticidade é o Circulador de Ar Maxximos Spirit. A hélice possui três pás e um tamanho total de 40cm, permitindo arejar uma sala de estar com 20m², por exemplo.

Na questão da praticidade, o circulador de ar possui uma rotação em 5 posições, permitindo o uso mais direcionado ou apenas para melhorar o oxigênio do local.

E para comprovar que todas estas características, a empresa oferece dois anos de garantia de fábrica, tempo muito maior do que é práticado pelas demais concorrentes.

No entanto, o fato de ter apenas três opções de velocidade é algo que incomoda alguns usuários, por não permitir melhor controle do nível de circulação do ambiente. A potência do motor é de 130w e você pode encontrar tanto a versão 110v ou 220v.

Circulador de Ar Cadence Ventilar

Falamos lá no inicio do artigo que o diâmetro e o número de pás da hélice são determinantes para bons circuladores de ar. Nesse sentido, um dos melhores modelos disponíveis é o Circulador de Ar Cadence Ventilar.

Este modelo conta com 54cm de diâmetro de hélice e tem 5 pás. Tais características facilitam a maior circulação de ar, pois mais espaço para entrada e saída de vento no aparelho.

Além disso, esse modelo possuí ajuste de inclinação, sendo possível inclinar por até 90º. Assim como o circulador que trouxemos acima, esse modelo da Cadence tem apenas três velocidades de circulação.

Em relação a garantia do fabricante, ela é de 1 ano. Já a potência é de 130w e a voltagem de 220v.

Circulador de Ar Milano NKS

Outra opção de circuladores de ar com hélices grandes e com bastante pás é o Circulador de Ar Milano NKS. Esse modelo tem hélice com cinco pás e 50cm de diâmetro.

Desse modo, podemos dizer que esse é um dos circuladores de ar que melhor trabalha a qualidade de ar nos ambientes fechados. Conforme especialistas, esse porte do modelo permite suportar circulação de aproximadamente 20m².

No entanto, um ponto negativo desse modelo é o fato de não poder inclinar ou mudar a direção do vento, podendo apenas arejar e melhorar o ar em uma direção. Mesmo assim o circulador conta com uma alça, para carregá-lo entre os cômodos ou levar para outros lugares.

Ademais, é preciso ficar atento a voltagem da energia da sua casa. Esse modelo oferece apenas conexão em 110v.

Circulador de Ar Lenoxx Power

Para completar essa lista com os 6 melhores circuladores de ar, trouxemos uma das marcas que mais cresce no mercado nacional. O Circulador de Ar Power, da Lenoxx, talvez seja um dos principais concorrentes do modelo que trouxemos da Cadence.

O tamanho da hélice, por exemplo, é bastante similar, com 50cm de diâmetro e 5 pás para fazer a circulação do oxigênio. Apesar de toda essa capaciadade, o modelo conta com um motor super silencioso, deixando o ambiente mais leve e melhor para a convivência.

A potência do motor também é algo que chama a atenção, com 200w de capacidade. Falando nisso, vale lembrar que você pode encontrar esse modelo tanto em 110v ou 220v, conforme a disponibilidade da loja.

Por fim, vale ressaltar que este é um dos circuladores de ar que permitem ajusatar a direção do vento, oferecendo melhor vesatilidade.

Considerações finais

Com as opções de circuladores de ar que trouxemos neste artigo não têm mais desculpas para deixar sua casa abafada, com baixa umidade e sem circulação de ar. Cada modelo pode se adaptar as diferentes necessidades de orçamento e espaço.

Se você prefere os modelos que ocupam menos espaço, o circulador em formato torre pode ser a melhor escolha. No entanto, se a busca é por modelos que oferecem a melhor circulação de ar e ambientação da sua casa, é possível que a escolha correta seja o modelo da Cadence.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos