Se há um tema que gere cada vez mais interesse público e busca por conhecimento é a gestão de finanças. Desse modo, a educação financeira é o primeiro passo para atingir objetivos maiores. Gerir os próprios ganhos e despesas é vital para controle de gastos básicos, por exemplo.

Sendo assim, todo o dinheiro que economizar a partir disso pode se reverter para investimentos e melhorar a qualidade de vida. Portanto, vamos listar no artigo os 6 melhores livros de educação financeira, de acordo com cada momento da vida e os objetivos para cada realidade financeira.

O que é educação financeira

De uma maneira bastante direta, a educação financeira é conhecimento de diversas áreas, contabilidade, economia, preços e afins, para obter uma boa gestão do orçamento de maneira específica e do dinheiro, de uma forma mais ampla e complexa.

Há no mercado diversos livros educação financeira sendo comercializados mundo afora. Alguns deles trazem os relatos de grandes empresários sobre como empreender e multiplicar dinheiro a partir de decisões corretas. Outros, no entanto, focam nas dicas mais práticas, sobre economia popular do dia a dia e decisões que evitam gastar mais do que pode.

Ademais, vale ressalta que a educação financeira infantil é considerada um dos pilares para a mudança de comportamento da sociedade em relação ao dinheiro e seu uso. Por isso, aqui trazemos também livros sobre finanças voltados para crianças.

Livro Educação Financeira para crianças

Então vamos começar pelos livros voltados à base da sociedade: as crianças. O livro Educação Financeira para Crianças aborda de uma forma lúdica, porém informativa, sobre como lidar com o dinheiro.

Para as crianças visualizarem os problemas financeiros de um jeito prático, situações dos seus dia a dia são trazidos para dentro do assunto. Dessa forma, elas conseguem relacionar de forma direta a causa e efeito da má gestão, financeira, por exemplo.

Escrito pelo Luiz Roberto Dante, o livro já está no seu quinto volume, tendo este último lançamento pela Ática Didáticos, em setembro de 2016. Ademais, o livro conta com 42 páginas está em 132º lugar no ranking de livros mais vendidos em Temas Diversos Infantil e Infantojuvenil.

Livro Pai rico, pai pobre

Essa obra que vamos falar agora é celebrada há 20 anos como um dos principais livros sobre finanças pessoas. Escrito por Robert T Kiyosaki e Sharon Lechter, o “Pai rico, pai pobre”, questiona sobre como nós não somos preparados para a gestão financeira e que mesmo assim seguimos cada vez mais cedo a ter acesso ao cartão de crédito, por exemplo.

Indo mais além, Robert e Sharon ainda aborda sobre a importância não de se identificar como empregado ou empregador, mas comportar-se de modo a ter o controle do próprio destino. E esse controle, segundo os autores, começa com informações e educação financeira.

Ademais o livro também traz exemplos clássicos e práticos para o leitor, facilitando uma quebra de paradigma e novas posturas depois da leitura. Com 336 páginas, este é o segundo colocado no ranking de livros mais vendidos em finanças e investimentos, conforme a Amazon.

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Há momentos da vida em que decisões são necessárias para definir o futuro. Mas quando estamos em um relacionamento ou casados, essas decisões podem ser compartilhadas, sempre buscando evoluir juntos. Nesse sentido, as finanças fazem parte importante das principais decisões de casais.

E é sobre isso que o livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” fala. Conforme o autor do livro, Gustavo Cerbasi, o desgaste dos relacionamentos acontece muito por conta de conflitos financeiros. Estes conflitos poderiam ser evitados se o casal adotasse como principios o diálogo e o planejamento, falando de educação financeira antes que apareça qualquer problema nesse sentido.

Ademais, além de abordar sobre como os casais devem lidar com o planejamento financeiro e crises, o livro também traz para o debate a importância de ensinar aos filhos desde cedo a necessidade de cuidar do dinheiro.

Com 176 páginas e mais de 1 milhão de vendas, o best-seller inspirou até mesmo um filme, que foi a cartaz com o título “Até que a sorte nos separe”.

O homem mais rico da Babilônia

Por mais que o novos tempos tragam sempre novas formas de lidar com os problemas, há ensinamentos do mundo antigo que podem se encaixar muito bem. No caso das finanças pessoais, o livro “O homem mais rico da Babilônia”. Neste livro o autor traz regras e dicas básicas de como evitar dívidas, reduzir o desperdício de dinheiro em superflúos, além de garantir renda para o futuro.

Apesar de esse ser um dos livros mais conceituados na área da educação financeira, a nossa dica é para uma obra que faz leituras deste livro, escrito por Karen Mccreadie. “As práticas para a prosperidades extraídas de O homem mais rico da Babilônia” traz 52 dicas de prosperidade financeiera nos tempos atuais, todas elas baseadas nas histórias abordadas no livro original.

Este livro foi publicado em 2016, tendo 176 páginas ao todo e publicado aqui no Brasil pela editora Faro Editorial.

Livro “O Investidor Inteligente”

Se organizar financeiramente e evitar desperdícios no dia a dia já é algo bastante relevante, na medida em que isso evita dívidas e problemas no orçamento. Mas é possível ir mais além, investir o dinheiro economizado em ações do mercado que tragam tranquilidade financeira para o futuro.

E é sobre esse cenário que o livro “O investidor inteligente” aborda. Escrito por Benjamin Graham, o livro mostra como junção de conhecimento de mercado, educação financeira e visão a longo prazo podem ser os três pilares fundamentais para o êxito nos negócios.

Com a publicação original datada no ano de 1949, o livro já passou por diversas edições e lançamentos ao longo desse período. A mais recente edição revisada foi publicada pela editora HarperCollins e conta com nada menos do que 642 páginas, sendo uma extensa e detalhada visão sobre quais são as melhores estratégias de alguém que pensa investir no mercado financeiro.

Livro “Como Investir em Imóveis”

Para completar a lista dos 6 melhores livros sobre educação financeira, vamos falar sobre investimentos imobiliários. É comum pessoas que têm uma reserva de dinheiro projetar investimentos seguros em imóveis, como terrenos, casas, apartamentos, prédios comerciais e assim por diante.

Mas afinal, como fazer estes investimentos de uma forma correta, sem riscos de investir de um jeito errado? É sobre isso que fala o livro “Como Investir em Imóveis”, dos escritores Gilberto Benevides e Wang Chi Hsin. Na obra os autores citam as principais estratégias práticas do mercado são mais eficazes para compras imobiliárias.

Apesar de ser um assunto com leitura mais densa, o livro não deixa de abordas seus principais pontos com uma linguagem acessível. Publicado pela Editora Évora, o livro sobre educação financeira tem ao todo 128 páginas e foi lançado em 2013.

Considerações finais

Se torna cada vez mais importante nos dias de hoje cuidar dos assuntos financeiros e saber gerir o orçamento e aprender a investir no mercado. Através deste seis livros sobre educação financeira podemos perceber que há diversas alternativa de como adiquirir aprender sobre o assunto.

Além disso, conforme já foi exposto por alguns autores dos livros acima, é importante que o assunto seja mais presente entre as crianças, para que estas já cheguem na idade adulta preparadas para assuntos financeiros.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos