A pandemia nos pegou de jeito, deixando-nos em casa. Como se exercitar? Você poderia se virar com algum aplicativo no celular ou vídeo no YouTube, mas não é a mesma coisa, não é? Algumas academias acabaram voltando, mas ainda assim muitos não confiam e preferem permanecer em casa, ou seja, qual a melhor alternativa? Montar a própria academia em casa. Porém, uma completa exige muitos equipamentos… ou não? Separamos 6 itens essenciais para você montar sua própria academia em sua casa.

Alguns itens básicos para se ter em casa

Aparelho de cardio: qual escolher?

Se você tem espaço para colocar um aparelho de cardio na sua casa, a esteira, o elíptico ou a bicicleta podem fazer toda a diferença. Quais os seus benefícios? Eles desenvolvem a resistência física, melhoram o sistema cardiorrespiratório, além de proporcionar bom gasto calórico.

Qual escolher?

Esteira

Dos três citados é o que queima mais caloria, pois ao correr você usa praticamente todos os músculos do corpo, além de precisar carregar o peso do corpo para se movimentar – fora que você dá pequenos pulos! O impacto provocado pelas passadas, ajuda na manutenção da massa óssea e no combate a osteoporose. Porém, esse mesmo impacto pode ser prejudicial para quem está sobrepeso ou que já sofreu lesão na coluna, no quadril, nos joelhos e nos tornozelos, já que o exercício sobrecarrega as articulações.

Esteiras

Esteira Dream Eletrônica Dr2110

Com bom custo-benefício, a esteira Dream vem com recurso de amortecimento, deixando as caminhadas e corridas melhores. Por ser doméstica, você poderá dobrá-la, facilitando para guardar após seu exercício diário. 

Sua velocidade chega a 13 km/h. Sua correia vem com 109 cm de comprimento e 40 cm de largura. Seu painel mostra o tempo, velocidade, distância, calorias gastas, além dos batimentos cardíacos – com medição feita por hand grip. Ela também vem com regulagem de inclinação com três níveis e 4 programas. 

Esteira Dream Eletrônica Dr2110

Elíptico

O aparelho perde da esteira na queima de calorias, pois você não precisa vencer a resistência do seu corpo para se movimentar. Por precisar manter o corpo estabilizado, o aparelho  faz um grande trabalho nos músculos dos glúteos, das coxas e das panturrilhas – além do abdômen. Por não ter impacto – como na esteira –, o elíptico poupa as articulações, podendo ser utilizado por qualquer pessoa.

Elíptico

Elíptico Transport Orbitrack

O aparelho PodiumFit é um dos mais leves no mercado, facilitando a movimentação nos cômodos da sua casa. Seu modelo é silencioso, sendo excelente para o uso residencial. Seu peso máximo suportado é de 100 kg. Seu painel vem informando o tempo, velocidade, distância e calorias. Seus apoios de mão ergonômicos podem ser ajustados individualmente.

Bicicleta ergométrica

Perde para a esteira e o elíptico quando o assunto é gasto calórico. Porém, a bicicleta é ótima para gestantes, obesos e pessoas com problemas nas articulações, já que não tem impacto e nem risco de cair.

Bicicletas ergométricas

Kikos 3015

Com baixo custo e sendo ótima para residência, a Kikos 3015 é campeã de vendas no País. A estrutura é bem simples e seus materiais são básicos, suportando no máximo 100 kg.

O banco vem com a altura ajustável em seis diferentes posições; os pedais contam com cintas para dar firmeza às pedaladas; seu painel informa tempo, velocidade, distância e calorias.

Colchonete ou tapete para yoga? Qual o melhor?

Esse é básico para qualquer atividade que vá fazer na sua casa. Você o usará como apoio para as costas e joelhos, assim, não terá o perigo de se machucar. No mercado você encontrará em diferentes tipos:

Tapete de yoga

Corda

Simples, prático, barato e fácil para guardar, a corda é um dos melhores itens da lista. Pular corda é um dos melhores exercícios aeróbicos – especialmente para quem não puder comprar nenhum dos aparelhos citados anteriormente. Seu movimento beneficia toda a região dos glúteos, coxas e panturrilhas, além dos membros superiores, como o antebraço e o bíceps.

Corda

Corda Speed – Cross Fit

Com comprimento de 3 metros, a corda Speed Cross Fit vem com tamanho ajustável. Seu material é em PVC e aço.

Corda com contador digital – Kikos

A corda Kikos vem com contador digital, pegadores ergonômicos, além de contar com 2,75 metros.

Caneleira

Você pode pensar que funciona apenas para os glúteos, mas as caneleiras podem ser usadas para séries de bíceps, tríceps e ombros. Mas qual o peso ideal para comprar? Os principais modelos que você encontrará serão os de carga fixa e variável. Para quem quer montar a academia em casa, adquirir a caneleira com peso variável acaba sendo mais prático, mas no fim acaba sendo um gosto pessoal.

Kit Caneleira – Master Fitness

O kit Master é composto por três pares de caneleiras, sendo 2, 3 e 4 kg. Elas são produzidas em nylon reforçado, contando com fechamento em velcro – não absorvem suor.

Kit Caneleira – Master Fitness

Caneleiras – Enforce Fitness

Com pesos variados, a Enforce Fitness trabalha com caneleiras feita em nylon reforçado e envernizado, então não absorvem suor, além de serem simples de limpar.

Caneleiras – Enforce Fitness

Caneleiras – Star

O modelo de caneleiras da Star é resistente, durável e com fechamento em velcro. Elas podem ser lavadas, facilitando na limpeza. Elas são feitas em tecido bagum e grandalhão de ferro.

Mini Band/ Super Mini Band Extensor

Outro item de baixo custo, simples e fácil de guardar é a mini band: uma pequena – ou grande –  faixa elástica que serve para quase tudo. Ela permite movimentar todo o corpo, como para bíceps, peito, ombro, triceps, abdomen, perna e glúteos! Você encontrará três níveis no mercado: leve, médio e forte. Alguns lugares vendem o kit, caso ache mais interessante.

Kit Super Mini Band – Yangfit

Composto por 3 faixas – leve, médio e forte –, o kit da Yangfit é super completo e com bom preço. Elas são feitas em borracha natural látex de alta resistência.

  • Tensão de força – leve: 7 a 12 kg
  • Tensão de força – médio: 12 a 23 kg
  • Tensão de força – forte: 23 a 34 kg
Kit Super Mini Band – Yangfit

Gym ball

Pode parecer que não, mas essa grande bola é capaz de fazer muitas coisas! Ela não serve apenas para agachamento! Você também poderá usá-la para exercícios de equilíbrio, braço e peito.

Bola de pilates

Bola para Pilates – BelFit

Apesar de ser comumente chamada de bola de pilates, a gym ball pode ser usada em muitos exercícios! Ela vem com sistema Anti Burst para dar mais segurança, ou seja, mesmo que a boa seja perfurada, ela não irá estourar.

Bola feijão – LiveUp

Outro modelo de bola comum no pilates, mas que também pode ser usada para outros exercícios é a bola feijão. Ela é desenvolvida em PVC e suporta até 200 kg. Seu formato pode se adequar a idosos, gestantes, crianças e obesos.

Passando pela lista foi fácil ver que uma mini academia requer poucos itens. O suficiente para você se manter em forma e saudável. Caso não possa investir em um produto de preço mais elevado como os aparelhos de cardio, não tem problema! Opte por um corda simples e seja feliz! Faça o restante das suas escolhas de acordo com os exercícios que curte mais e que te beneficiarão melhor.