Organizar itens que não tem um lugar específico na sua casa pode ser um desafio, principalmente para quem não tem muito espaço ou móveis disponíveis. As caixas organizadoras são ótimas opções para colocar objetos em vários cômodos e deixar tudo mais organizado. Por isso, separamos 6 formas de usar as caixas organizadoras na sua casa e modelos para você comprar e dar adeus à bagunça.

Dicas para escolher

Utilidade: A primeira coisa que você deve levar em consideração antes de escolher a caixa ideal é a utilidade que você pensa em fazer dela. Elas são multiuso e, por isso, você deve pensar onde e como vai usá-las para conseguir definir outras características que ela deve ter.

Tamanho: Essa é uma característica que vai depender da primeira que citamos: a utilidade. Naturalmente, alguns itens são menores que outros, então, escolha o tamanho de acordo com a finalidade. Assim, você economiza espaço externo e deixa os objetos muito mais organizados dentro delas.

Material: O material da caixa é uma questão de gosto, mas também tem muito a ver com a utilidade. Objetos mais pesados exigem caixas com materiais mais resistentes. Além disso, há caixas transparentes para os objetos que você quer deixar a mostra, e caixas fechadas para os itens que você pretende esconder.

Agora que você já sabe o que analisar antes da escolha, confira algumas maneiras eficientes de usar as caixas organizadoras na sua casa:

Caixas organizadoras para alimentos

Uma boa utilidade para as caixas organizadoras é organizar alimentos tanto na geladeira quanto nos armários. Assim, você vai conseguir otimizar o espaço disponível para os mantimentos ou pode colocar aquelas embalagens que já estão abertas e não devem ficar espalhadas pelo móvel.

Na geladeira, elas são ótimas para você organizar frutas, verduras e legumes, e você pode deixá-las separadas exclusivamente para isso.

O Conjunto de caixas Cube com tampa é uma das alternativas se você quiser uma caixa para alimentos. Ele vem com 3 caixas feitas em polipropileno, garantindo alta resistência a impactos e a calor. Um ponto bem positivo do conjunto é que ele não transfere odor e nem gosto aos alimentos. Além disso, ele é atóxico e pode entrar em contato com alimentos fora da embalagem sem problema nenhum.

No kit vem uma caixa média de 10,5 litros e duas no tamanho grande, sendo uma de 16 litros e a outra com 32 litros. Todas elas possuem tampa para um melhor armazenamento.

Caixas organizadoras para itens de costura

Ao contrário do que se pensa, nem só costureiras possuem itens para costura em casa. Todos devemos ter um “kit sobrevivência” com alguns itens essenciais para fazer reparos ou consertos mais urgentes que aparecem de última hora, mesmo que você não tenha tanto talento para a atividade.  

E mesmo que você tenha poucos objetos nesse sentido, não é legal deixá-los espalhados pelos cantos, pois fica difícil de encontrá-los e ainda deixa o ambiente desorganizado.

A Caixa organizadora Ordene pode ser a ideal para você. Com capacidade para 4 litros e feita em um plástico de ótima qualidade, você vai ter espaço de sobra para guardar nela vários tipos de linhas, tesouras, agulhas, elásticos, fitas e outros utensílios usados para costura e reparos para ficarem em algum cantinho da sua casa.

Ela possui 26,9 cm de altura, 19,1 cm de profundidade e 12,57 cm de altura. E para evitar acidentes e trazer mais segurança, ela possui travas reforçadas nas laterais para você guardá-la e transportá-la sem preocupação.

Caixas organizadoras para brinquedos

Sabe aqueles brinquedos menores que seu filho usa com frequência e estão sempre espalhados? Você pode resolver parte desse problema comprando uma caixa para ele organizar os brinquedos quando não estiver mais usando. Claro que vai precisar de um pouco de colaboração da parte dele, mas o ambiente com certeza vai ficar muito mais organizado.

Uma opção que vai te ajudar nesse quesito é a Caixa organizadora linha Bichos com tampa. Além de ser bem bonita e poder fazer parte da decoração do quarto do seu filho, ela é dobrável e bem fácil de guardar enquanto não estiver sendo usada.

Essa caixa é feita em papel cartão com revestimento em TNT e não é muito grande, possui 33 cm de altura, largura e comprimento. O legal é que ela possui várias estampas com outros bichinhos disponíveis e você vai poder escolher a que mais combina com o seu pequeno.

Caixas organizadoras para joias e maquiagem

Mesmo que você tenha uma penteadeira ou gavetas super organizadas com suas joias e maquiagens, sempre tem aqueles batons, brincos, perfumes ou pulseiras que são usados com mais frequência e sempre acabam espalhados, né? Comprar uma caixa organizadora para eles, com certeza, é uma ideia bem eficiente.

Você pode optar pela Caixa organizadora multifuncional Jacki Design, que é uma pequena, ideal para mesas e você vai poder organizar todos os seus itens menores. Como o nome indica, ela tem várias funcionalidades, e você vai conseguir usá-la em várias ocasiões.

Além de ser bem charmosa, ela possui 2 gavetas e 4 organizadores. Esse modelo é feito em polipropileno e suas medidas são: 13 cm de altura, 19 cm de largura e 32 cm de comprimento.

Caixas organizadoras para produtos de limpeza

Quem tem uma lavanderia ou um banheiro pequeno sabe o quanto é difícil encontrar espaço para tantos produtos de limpeza que são usados na higiene da casa. Por isso, essa é uma outra ótima ocasião para você investir em uma caixa organizadora e colocar todos os itens lá dentro, sem perigo de eles ficarem derramando ou espalhados por todos os lados.

Com a Caixa Organizadora Cube G você vai conseguir fazer uma bela arrumação e deixar tudo bem escondidinho. Ela tem capacidade para 32 litros e vem com tampa, que pode ser usada se você usar produtos que podem ficar em locais fechados. Caso contrário, opte por usá-la aberta.

Ela é feita em polipropileno e tem bastante espaço disponível na parte interna, com 24,5 cm de altura, 36 cm de largura e 46 cm de comprimento. E se você quiser, pode escolher a cor que mais combina com o seu ambiente, já que há várias opções disponíveis.

Caixas organizadoras para materiais de escritório e papelaria

E nossa última sugestão é investir em uma caixa organizadora para materiais de papelaria e de escritório. Algumas pessoas acabam não usando-os com tanta frequência, mas precisam ter em casa porque são itens e extremamente necessários.

E apesar de alguns móveis já virem com gavetas e espaço para você organizar esse tipo de objetos, é sempre bom deixá-los todos juntos em um cantinho para ser mais prático quando você for buscar algum deles, seja folhas, canetas, grampos, cadernos e etc.

Nossa dica para essa tarefa é a Caixa organizadora com tampa Linho Dello, que está disponível em várias cores e conta com o espaço ideal para os seus itens. Ela é feita em polipropileno laminado, tornando-a mais simples de limpar, e vem com 2 canaletas e 2 pegadores com encaixe de mãos para facilitar o transporte.

Esse modelo é pequeno e tem capacidade para cerca de 9,37 litros. Com certeza vai ser uma mão na roda na organização dos seus materiais de escritório.

E se você tem dúvidas sobre quais produtos comprar, a gente tem um artigo que lista 9 itens de papelaria que você precisa ter em casa.

Depois dessas dicas, com certeza vai ser mais simples organizar alguns itens da sua casa, né? No nosso site a gente tem vários outros objetos que vão ajudar muito na organização, não deixe de conferir!

E se quiser mais dicas sobre organização, decoração, móveis e outros equipamentos para a sua casa, corre para o nosso blog que ele está recheado de conteúdos especiais para você.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos