Um reparo aqui, um conserto ali, uma montagem acolá… às vezes acontecem alguns problemas tão pequenos em casa que não vale nem a pena chamar profissionais para consertar, né? Mas para que você consiga resolver os “pepinos” que aparecem, é preciso ao menos ter os materiais ideais. E se você está em busca dos utensílios necessários para isso, separamos tudo o que você precisa para montar um kit básico de ferramentas.

Martelo

A primeira ferramenta da nossa lista é o martelo, ele é uma das que, com certeza, não podem faltar na casa de ninguém. Ideal para colocar e remover pregos, ele vai ser muito útil quando você precisar pendurar algo ou dar aquela “batidinha” no móvel que está com uma tábua solta. Confira uma opção que separamos para você:

Martelo Unha Black Jack

Pesando 450 gramas, o Martelo Black Jack é do tipo unha, como o próprio nome já aponta. Ele é mais firme, ideal para bater em materiais e também é muito útil na remoção de pregos, por isso, possui dois lados na “cabeça”. Esse modelo é polido e tem o cabo de madeira.

Trena

Um outro item indispensável para você ter na sua casa é a trena, que não vai ser útil apenas nos reparos, mas em diversas atividades que precisam de uma medição exata.  Sabe aquele móvel que você viu na internet, mas não tem noção se caberia na sua casa? Pois é, a trena vai te ajudar a medir o espaço e saber qual o tamanho ideal do móvel para cada ambiente. Veja um modelo que pode ser o melhor para você:

Trena de aço Vonder

Com 7,5 metros de comprimento e 25 milímetros de largura, a Trena de aço Vonder tem um tamanho ideal para quem não precisa tirar medidas de ambientes, móveis ou paredes muito grandes. Ela é feita em aço com pintura fosca antirreflexo, tem numeração contínua e graduação em milímetros.

Esse modelo de trena conta ainda com uma trava na fita para facilitar a leitura, gancho estável na ponta, alça em nylon e presilha para cinto, além de vir com um estojo anatômico em plástico ABS de alta resistência.

Alicate

Um outro objeto que já é bem comum é o alicate, que é super versátil e consegue te ajudar em várias atividades. Com ele, você consegue apertar, dobrar, segurar, cortar e afrouxar. Existem alguns tipos diferentes de alicate no mercado, mas como estamos falando de ferramentas básicas e necessárias, o ideal é que você opte por um universal, que consegue realizar com êxito todas as funções que citamos. Separamos uma opção para você:

Alicate universal anatômico Refoc

Com 8”, o Alicate universal anatômico Refoc é indicado para cortar peças macias, apertar objetos, segurar peças planas e cilíndricas, cortar e desencapar fios e cabos elétricos. Segundo a fabricante, ele consegue fazer um bom trabalho tanto em uso doméstico quanto profissional.

Esse modelo é feito em aço carbono niquelado com acabamento fosco e possui um cabo anatômico com abas de proteção.

Furadeira

Sabe aqueles móveis, quadros e prateleiras que precisam de furos na parede para serem instalados? Pois é, essas atividades só vão ser possíveis se você tiver uma furadeira. Dentre as ferramentas que citamos, ela é a mais cara, porém, é um objeto que vai durar bastante tempo, basta você investir em uma peça de boa qualidade.

Ah, e não esqueça de comprar as brocas ideais para cada furo que você precisa. Confira um modelo para você comprar:

Furadeira de impacto Mondial

Com 550 W de potência e 2.800 Rotações por Minuto (RPM), a Furadeira de impacto Mondial promete ter uma ótima qualidade e ser bem prática para fazer instalações. Ela garante que você faça perfurações em materiais como madeira, alvenaria, concreto e aço.

Conjunto de chaves

Ter um conjunto de chaves diversas também é muito importante, já que cada uma possui uma função diferente e vai te ajudar nos reparos do dia a dia. Algumas delas que vão fazer a diferença no seu kit são:

Chave de fenda Gedore

Com o objetivo de girar, apertar e afrouxar parafusos, a Chave de fenda Gedore é bem útil e pode fazer parte do seu kit. Lembrando que há diferentes modelos e tamanhos para esse tipo de chave, e você deve optar por uma com as características que mais atendem às suas necessidades.

Prometendo ser resistente, essa chave da Gedore tem 15,2 cm de altura e 4 mm de largura, 6” e é feita em aço Gedore-Vanadium com o cabo em polímero azul.

Chave inglesa profissional EDA

A Chave inglesa profissional EDA vai ser bem útil e te ajudar na hora de girar parafusos e porcas, sendo muito utilizada também em instalações hidráulicas. Apesar de estar disponível em diversos tamanhos, ela tem abertura regulável e você consegue deixá-la em diferentes extensões.

Esse modelo da EDA tem o tamanho de 12”, com 30,5 cm, e possui abertura em escala que vai de 0 a 38 mm. Sua estrutura é feita em aço cromado e o cabo é emborrachado

Chave Phillips 1/8 x 6” Beltools

Bem parecida com a chave de fenda, a Chave Phillips 1/8 x 6” Beltools se diferencia pela ponta em formato de cone. Ela também serve para apertar e afrouxar parafusos, porém, aqueles que têm um formato de “X” na ponta.

A chave da Beltools é produzida em aço cromo vanádio, para dar mais resistência e durabilidade, possui acabamento niquelado e o cabo anatômico em polipropileno. Além disso, conta com uma ponta magnetizada para colocar e retirar parafusos em locais de difícil acesso.

Chave Multiteste Digital Sparta

E para finalizar a lista de chaves importantes, a Chave Multiteste Digital Sparta é pouco usual em alguns casos, mas é essencial. Ela é um equipamento que serve para determinar a presença de eletricidade em algum fio.  

A multiteste da Sparta faz medições entre 12 V e 220 V e pode ser usada em correntes alternadas ou contínuas. Ele é bem fácil de usar e vem com as instruções de uso para não haver erros.

Bolsa para ferramentas

E para fechar a nossa lista de itens importantes, trouxemos a bolsa de ferramentas, que dispensa explicações detalhadas, né? Ela é extremamente necessária para que os objetos não fiquem espalhados pela casa e virem uma bagunça. Escolha um tamanho de acordo com a quantidade de itens que você possui, nada de comprar uma muito grande e nem muito pequena para que não fique nada espalhado. Confira um modelo que pode ser perfeito para você:

Bolsa para ferramentas Carbografite

A Bolsa para ferramentas Carbografite é um modelo bem simples e nada de muito luxo ou elegância, afinal, nem precisa disso quando a função é só guardar esse tipo de objetos. Ela é confeccionada em lona impermeável na cor verde, possui reforço no fundo, fechamento em velcro e a alça regulável reforçada. Suas medidas são: 35 cm de altura, 30 cm de largura e 10 cm de comprimento. 

E aí, falta muita coisa dessa lista para completar o seu kit?  No nosso site você encontra esses e outros produtos com os melhores preços, não deixe de conferir!

E não esquece de contar pra gente qual ferramenta não pode faltar na sua casa.

Sobre o autor

Thamires Ribeiro

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas, com expêriencia em Webjornalismo, Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Ver todos os artigos