A cozinha com balcão de cozinha é o lugar onde passamos uma boa parte dos nossos dias. Seja nas tarefas do dia a dia, arrumando o lanche das crianças, ou fazendo o almoço durante o intervalo. Além disso, é na cozinha que recebemos parentes e amigos quando nos visitam.

Dessa forma, o balcão de cozinha é sempre um elemento importante para a organização do cômodo. Além da composição de design e estilo, o balcão de cozinha também serve para fazer as tarefas da cozinha, bem como guardar utensilios nas prateleiras.

Há diversos modelos de balcões para serem usados na cozinha. Cada um atende uma necessidade e se encaixa de forma diferente no cenário. Então traremos 6 dicas para comprar balcão de cozinha.

7 dicas para comprar balcão de cozinha

Tipos e modelos de balcão de cozinha

Como bem já mencionamos anteriormente, existem diversas opções e modelos de balcão de cozinha. No modelo cozinha americana, por exemplo, temos uma espécie de bancada central, muitas vezes utilizadas para repartir ambientes e para mesa de lanches.

Outros modelos, no entanto, têm tarefa mais organizacional, como é o caso do balcão de canto. Compacto, a principal função deste móvel é amparar equipamentos e utensílios de uso comum no dia a dia e guardar louças e pratos nas prateleiras da parte de baixo.

Portanto, podemos ver aqui dois modelos de balcão que são indicados para ocasiões totalmente opostas. É importante que você avalie o seu espaço e considere qual balcão de cozinha se encaixa melhor.

7 dicas para comprar balcão de cozinha

Balcão Cozinha Itatiaia Luce

Pois bem vamos iniciar a nossa lista com os 7 principais modelos de balcão para cozinha com este belo e prático modelo. O Balcão Cozinha Itatiaia Luce é ideal para quem busca mais espaço e organização na cozinha.

Com o tampo do gabinete feito em fórmica e laminado decorativo, o balcão de cozinha possui bastante resistência para suportar panelas quentes, por exemplo, ou contra manchas, sendo de fácil limpeza. Ainda no sentido de qualidade da estrutura do balcão, os puxadores são feitos em alumínio e com acabamento resistente.

No total são 3 portas e mais 2 gavetas, onde é costumeiro guardar talheres, utensilios e louças. As dimensões são de 0,86m de altura, 1,05m de largura e mais 0,45m de profundidade.

Balcão CHF Tamara Branco

Já que estamos falando de balcão para cozinha num estilo mais de armário e espaço superior, vamos ao Balcão CHF Tamara Branco.

Apesar da semelhança com o modelo anterior, este possuí algumas diferenças importantes. Por exemplo, este conta com 2 portas e 3 gavetas, dando mais espaço para utensilios de mão, como abridores, rolo de massa e assim por diante.

No mais, as dimensões do produto se equivalem, sendo que este tem 1,03m de largura, 0,86m de altura e 0,46m de profundidade.

Para deixar a cozinha com um estilo mais uniforme, o interessante é que os outros móveis também tenham tonalidade mais clara e detalhes escuros, até para ajudar na iluminação do ambiente.

Kit Balcão Gabinete

Para ajudar na decoração e instalação dos equipamentos na sua cozinha, podemos contar com os kits de balcão de cozinha. Nesse caso vêm dois balcões, cada um para uma finalidade diferente.

O Kit Balcão Gabinete + Balcão para Cooktop oferece na primeira peça uma opção de organizar a cozinha, amplo espaço interno e bancada espaçosa para fazer receitas, usar eletrodomésticos e guardar alimentos.

Já o balcão para Cooktop é interessante para agregar espaço em uma cozinha menor, já que o fogão vai apenas na parte de cima, ficando disponível as gavetas inferiores.

Na questão de dimensões, o balcão gabinete mede 82cm de altura, 98cm de largura e 50cm de profundidade, enquanto o balcão cooktop mede 83cm de altura, 70cm de largura e 53cm de profundidade.

Balcão Madesa Acordes Glamy

Se você tem uma cozinha com espaço menor, mas mesmo assim pretende agregar um balcão de cozinha ao espaço, talvez a alternativa mais indicada seja o Balcão Madesa Acordes Glamy.

Com pés ajustáveis e de encaixes, você pode colocar o móvel em pisos com certo desnível e mesmo assim manter reto.

Além disso, se a pia for da mesma linha e fabricante, o balcão pode ficar acoplado na pia, deixando um visual de extensão do espaço, harmonizando as peças, além de reduzir o espaço gasto. Falando nisso, as dimensões desse modelo são 80cm de largura, 52cm de profundidade e também 84cm de altura.

Com puxadores em alumínio e dobradiças metalizadas, os acabamentos deste balcão de cozinha conferem resistência e durabilidade, bem como a madeira, feita através de florestas renováveis e 100% MDF. Ademais, são duas portas basculntes convencionais, tendo uma pratelheira interna.

Balcão Para Cozinha Pia 2 Portas

O balcão de cozinha mais popular e também mais procurados por todos são aqueles com suporte para pia. Estes também são muito bons para guardar talheres e até mesmo panelas e utensilios de cozinha.

O Balcão de Pia Fit 118 Carvalho Rústico é aquele com maior largura entre os modelos que trouxemos até aqui, medindo 1,18m. Além disso, este modelo tem 0,51m de profundidade e 0,84m de altura.

Com os pés e a altura desse balcão, lavar a louça se torna mais ergonômico e menos prejudicial para a coluna, principalmente para pessoas mais altas que precisam se arcar em frente a pia. Em relação ao estilo, as cores são amadeirado rústico, combinando com paredes mais escuras, e gavetas num tom bastante claro, oferecendo contraste.

Ademais, vale destacar que a limpeza deste produto é recomendável com flanela ou pano macio seco. É importante que você evite o uso de produtos abrasivos, desengordurantes, álcool ou solvente.

Bancada Gourmet para Cozinha

Arrumar a mesa, por a toalha e talheres para fazer uma refeição certas vezes nos demandam um tempo que não temos. Desse modo, uma Bancada Gourmet para Cozinha parece ser a opção mais certa e prática nesses momentos.

Para quem mora em apartamentos e casas com espaço mais reduzido, essa bancada pode fazer também o papel de separar os ambientes.

E para dar estilo e elegância, esse balcão de cozinha conta com nicho garrafeiro, para demonstrar suas prefências de bebidas, além de uma porta com prateleira, para acomodar mantimentos. Ainda sobre o estilo, a cor vai num tom de amadeirado claro, combinando com ambientes de tons pastéis.

Conforme a descrição do produto, o espaço do tampo acomoda três pessoas para uma refeição mais formal, como almoço ou jantar. Além disso, vale lembrar que estes modelos de balcão são mais elevados, precisando do uso de banquetas para se acomodar. As dimensões são de 1,36m de largura, 92cm de altura e profundidade de 45cm.

Considerações finais

Cada modelo de balcão de cozinha que trouxemos aqui é adequado para um cenário, mas também podem compor o ambiente ao mesmo tempo, como a bancada gourmet e o balcão para pia.

Independente disso, é importante que você se assegure de algumas situações. A motagem, por exemplo, será totalmente por sua conta. O indicado é que seja contratado um montador de móveis, para evitar avarias e a melhor montagem do seu balcão.

No mais, pesquise sempre pelas lojas e produtos com as melhores formas de pagamento e fretes mais acessíveis. Estes dois pontos podem inclusive afetar o custo benefício, conforme o valor do frete e as condições de pagamento.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos