Cada vez mais passamos horas e horas dentro de carros, seja para o deslocamento cotidiano na cidade ou para viagens de trabalho e lazer. Desse modo, um acessório indispensável é o som automotivo.

Para instalar um som automotivo sem tem dores de cabeça é necessário escolher o modelo que mais se encaixa no paínel do seu carro, seja por estética ou até mesmo por espaço de instalação.

Além disso, as funções executadas pelo aparelho, conectividade e itens inclusos pesam na decisão. Portanto, confira neste artigo 6 dicas de som automotivo antes de concluir a sua compra.

6 dicas de som automotivo

O que o som automotivo deve ter

Para aproveitar toda a central de conexão e multimidía dos carros atuais, onde alguns têm até plano de telefone e internet para carros de passeio, é preciso escolher o modelo adequado de som automotivo.

Mas afinal, quais são os critérios que devem ser utilizados na escolha? Em primeiro lugar, avalie as possibilidades de conexão ao aparelho. Isso vai definir a forma com que você escutará as músicas.

Além disso, as configurações da saída de áudio e amplificadores denotam a qualidade do som que será escutado nas caixas de som, sendo elas originais ou compradas junto com o aparelho.

Outra questão importante é o espaço disponível no paínel do veículo. De modo geral, os carros vem com espaço de 17,9cm de largura e 5 cm de altura. Caso seja um modelo de DVD Player ou central multimídia, vale avaliar se haverá espaço para instalação.

Ademais, serviços como câmera de ré, sincronização com as chamadas do telefone e controle remoto são importantes de avaliar. Alguns modelos com bom custo benefício oferecem estes e outros opicionais.

6 dicas de som automotivo

DVD Player Automotivo Positron SP4330BT

E para começar a nossa lista de dicas, vamos ao Player Automotivo Positron. Além de reproduzir aúdio, o modelo ainda faz execução de vídeos em diversos formatos e conexões diferentes.

Mas o recurso de vídeo não serve apenas para reproduzir músicas e afins. Através do sistema de câmeras instaladas no carro é possível acionar a câmera de ré no som automotivo da Positron.

A variedade de conexões é algo que também chama a atenção deste modelo, com entradas para cartão SD, entrada auxíliar P2 (áudio), entrada auxiliar traseira RCA (vídeo), Bluetooth e cabo USB. Além disso, a clássica entrada de reprodução de CD e DVD ainda permanecem.

Vale ainda lembrar que o aparelho vem acompanhado de um controle remoto e com a alternativa de armazenar arquivos de gravação no AM e FM.

Som Automotivo Media Pioneer

A Pioneer, assim como outras tantas marcas, é tida como uma das referências de som automotivo. Um dos modelos mais relevantes da empresa é o Media Pioneer, que além do aparelho frontal, do paínel, conta também com um kit de 4 auto falantes Bravox.

Dessa forma, além das opções de reprodução de mídia, esse produto ainda melhora a qualidade de som do seu carro. você pode instalar nas quatro portas do veículo, ou nas duas portas dianteiras e no tampo do porta malas, atrás do banco traseiro.

A conexão de dispositivos móveis pode ser feita através da entrada auxíliar P2 (áudio), USB, 1 Saída RCA (auto falante traseiro ou subwoofer), além de CD’s e DVD’s.

Por fim, vale ressaltar ainda que a potência dos auto falantes é de 23W x 4 a 4 ohms, bem como a tela é de LCD branco multissegmento, que oferece capaciade de mostrar uma linha e 12 Caracteres.

Kit Som Automotivo Multilaser Mp3

Outra alternativa de Kit Som Automotivo disponível no mercado é da Multilaser. O modelo Au950 vem também com quatro auto falantes, cada um com 6 polegadas de tamanho.

Estes auto falantes oferecem ao seu carro uma potência de saída de aúdio de 4 x 45W RMS, números maiores do que o modelo anterior. Além disso, o aparelho oferece conexões através de cabo auxiliar P2, conexão ISO, USB e cartão de memória.

Ademais, para você que gosta de acompanhar notícias e conteúdos na rádio FM, o som automotivo da Multilaser memoriza até 50 estações, facilitando a navegação entre as estações preferidas.

Multimídia Receiver Pioneer

Saindo dos kits de som automotivo e indo novamente para os modelos áudio e vídeo, trazemos aqui o Multimídia Receiver Pioneer.

O aparelho tem tela LCD de 6’8 polegadas, e pode transmitir filmes, vídeos, músicas e, principalmente, câmera de estacionamento traseira. Além da qualidade do áudio e vídeo, o aparelho ainda evita colisões quando estacionamos ou damos ré no carro.

Ademais, o acessório veícular oferece conexão bluetooth, USB, entrada P2, conexão para comando no volante, bem como entrada para CD e DVD.

Este modelo de som automotivo tem potência de saída de 4 x 23 W RMS, nível que está dentro da média entre os modelos ofertados no mercado.

Além disso, você pode memorizar até 6 estações de rádio AM e mais 18 canais de rádio FM, facilitando a troca de estações, mesmo no trânsito. A caixa acompanha ainda controle remoto, cabo extensor USB e microfone com fio.

Som Automotivo Bluetooth Knup

Outro modelo de som automotivo que exerce diversas funcões é a Central Multimídia MP5 Knup. O modelo com 4 polegadas de tela tem entrada também para conectar a câmera de ré.

Voltando a reprodução de mídias, você pode utilizar seu smartphones de diversas formas. Uma delas é através do cabo USB, onde é possível acessar todos os arquivos do aparelho. Outra opção, no entanto, é a conexão bluetooth, bem como a entrada auxiliar. Outros dispositivos podem ser acionados pelo cartão de memória.

Para um visual mais soft e iluminado, os botões têm luz de LED, função relógio, ideal para viagens a noite, e reproduz vídeos em qualidade HD.

A embalagem do produto conta ainda com mais acessórios. Na caixa vem uma central multimídia, um cabo chicote, controle remoto, controle remoto volante, para acionar o dispositivo com apenas um toque no volante, além do manual e das duas chaves de instalação.

Kit Player Automotivo Multilaser Prime Bt P3337 

Fechando a nossa lista com 6 dicas de som automotivo vamos voltar para um modelo da Multilaser. O Prime Bt P3337 é um daqueles modelos de rádios automotivos clássicos. Esse modelo tem as dimensões corretas para instalação em qualquer painel.

Em relação as entradas de mídias, esse aparelho oferece conexão bluetooth, bem como entradas USB, para cartão de memória e entrada auxiliar. Para que você atenda as chamadas do seu telefone no som automotivo, o aparelho conta com microfone integrado.

Apesar de oferecer paínel de vídeo, este aparelho de som tem a tela fabricada com LCD, garantindo nítidez dos caracteres. Estações de rádio AM e FM também podem ser sintonizadas no rádio, para quem quer saber sobre o trânsito, as últimas notícias ou rádios de música.

Considerações finais

Conforme podemos ver ao longo deste artigo, existem diversas alternativas de som automotivo para se escolher, desde os kits com auto falantes até os modelos mais simples, apenas conectado a outras mídias.

Todos estes modelos são bastante respaldados no mercado, sendo bem avaliados pelo custo benefício. Desse modo, a escolha leva bastante em conta o seu objetivo com a compra. Se prefere melhorar a qualidade do aúdio, mas sem muitas opções de conexão, a indicação são os kits com auto falantes.

No entanto, para você que prefere consumir conteúdos multimídia e até mesmo utilizar a câmera de ré, a opção correta são os DVD’s Player. Ademais, modelos mais simples e com apenas reprodução de áudio também é uma alternativa, inclusive com um valor mais acessível.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos