O calçado que nós vestimos é muito importante para garantir a saúde dos nossos pés, bem como do restante do corpo. Isso fica ainda mais evidente quando falamos de modelos esportivos, como a chuteira.

Desse modo, jogar futebol, seja no campo normal, sintético ou quadra, requer chuteira de boa qualidade, com travas adequadas ao tipo de piso e um formato que não machuque o pé. Além disso, os modelos usados pelos principais jogadores de futebol no mundo com certeza são os mais procurados.

Portanto, para bater aquela bola com os amigos com todo o conforto, veja a seguir a lista com as 6 melhores chuteiras para comprar em 2020.

As 5 melhores chuteiras para comprar em 2020

Que tipo e modelo de chuteira comprar

Comprar uma chuteira vai muito além de escolher o modelo, cor e tamanho. É preciso saber, por exemplo, qual tipo de trava é melhor para o seu jogo.

Para defensores, por exemplo, é interessante contar com as travas mais altas, que evitam deslizes e te deixam mais seguros para dar o bote no adversário. Já meias ofensivos e atacantes preferem os modelos com travas mais curtas, que permite mais velocidade e facilita os dribles.

Além disso, o formato também é importante, pois conforme o modelo pode causar machucados no seu pé. A sola do calçado é que define para qual campo ele serve: campo, sintético, society, futsal, entre outros.

As 5 melhores chuteiras para comprar em 2020

Adidas Artilheira III FG

E para começar a lista com as principais chuteiras, nada melhor do que trazer uma das marcas mais consagradas do mercado. A Adidas Artilheira III FG é um modelo clássico da marca alemã.

Com travas em formato triangular, esse é um modelo bastante adequada para atacantes, que terão boa mobilidade para os dribles e chutes no campo. Vale lembrar também que existem versões também para a quadra e society.

Além disso, o material sintético do calçado garante ainda mais leveza, dando agilidade no jogo, conforto aos seus pés, além de precisão nos chutes. É possível também escolher entre as cores disponíveis.

Mercurial Superfly 6 

Saindo da Adidas, vamos falar agora da sua principal concorrente, a Nike. A Mercurial Superfly 6 é conhecida pela maior parte do público como a chuteira usada por Cristiano Ronaldo nos jogos que o português disputa.

Mas para além disso, a chuteira tem como ponto principal as travas em formato de seta, o que torna ainda mais leve para correr nos gramados. O colarinho que esse modelo traz também é importante. Apesar de parecer meramente estético, esse colarinho é responsável por proteger o tornozelo e diminuir as chances de entorses e lesões.

Ademais, assim como a maior parte das chuteiras, essa é produzida com material sintético, o que significa resistência para diversas partidas e leveza para os seus pés.

Puma Spirit II

Se a Mercurial Superfly 6 é conhecida como sendo a chuteira utilizada por Cristiano Ronaldo, recentemente a Puma se tornou patrocinadora do Neymar, camisa 10 da seleção e um dos principais atacantes do mundo.

Desse modo, é natural que aumentem as procuras por modelos de calçados da marca alemã. Por isso a nossa dica de chuteira é a Puma Spirit II. O modelo está disponível tanto para versão quadra, campo e também para sintético.

O cabedal, parte de traz do calçado, é mais resistente do que outros modelos semelhantes, garantindo duração, já que diminuem as chances de se rasgar, e conforto, não tendo calosidades que atingem os pés.

Além disso, é indicado esse modelo para jogadores que buscam precisão nas suas moveimentações, sem fazer deslizar com facilidade nem prender tanto ao piso.

Mizuno Morelia Neo Club

Para quem gosta da brincadeira “raiz” e “Nutella”, existem modelos de chuteiras para todas as preferências. A Mizuno Morelia Neo Club é a clássica raiz, sendo pintada toda em preto e branco.

Além da cor, o símbolo lateral da Mizuno e o traçado das linhas remetem aos modelos usados nos anos 70, 80 e 90. Mas se engana quem pensa que esse é um modelo ultrapassado. A costura reforçada, por exemplo, é o que garante que o jogador tenha mais sensibilidade no toque com a bola.

Já na parte interna da chuteira, o forro é acolchoado em mesh respirável, diminuindo a transpiração dos seus pés e conferindo melhor conforto durante todo o tempo.

Ademais, essa é uma chuteira adequada para defensores e goleiros, já que oferece maior contato com o gramado e segurança no bote perfeito.

Umbro Soul Ii Knit Botinha

É possível que a Umbro faça a concorrência mais disputada com a Mercurial Superfly 6. Isso porque a chuteira Soul Ii Knit Botinha oferece uma qualidade e design semelhantes ao produto da Nike.

O colarinho em malha oferece proteção aos tornozelos, se adaptando ao formato e tamanho deles. Mas além de proteger aquela região, o colarinho também garante maior liberdade nos movimentos com os pés.

Falando em materiais, a parte superior desta chuteira é produzida com material sintético, mas leve, ideal para o domínio da bola. Na comparação direta entre esse modelo e o da Nike, é possível afirmar que há uma disputa parelha.

Ambas as marcas são reconhecidas e as duas chuteiras possuem as mesmas características básicas. O que pode mudar é o design da forma do pé de cada uma. O preço também está relativamente o mesmo, sendo o modelo da Umbro mais barato.

Penalty Speed XX

Quem busca por modelo de chuteiras e acessórios esportivos possivelmente pratica esportes ou pretende iniciar. Desse modo, para aqueles que estão começando, a Penalty Speed XX se mostra como uma ótima opção em vários aspectos.

O primeiro deles é o custo benefício. Se levarmos em conta o preço do produto, a durabilidade e os materiais utilizados, podemos perceber um bom investimento. Já no quesito de qualidade, o modelo conta com material sintético texturizado, alcançando um desempenho muito próximo das chuteiras de elite que citamos neste artigo.

Ademais, vale ressaltar que as travas são fixas e feitas em TPU, material semelhante ao plástico, mas com melhor solidez e mais resistente. Com cadarços na parte externa do pé, os chutes com a parte interna são mais precisos e o pé fica mais protegido.

Considerações finais

Sempre é interessante acompanhar quais são os melhores e mais impactantes modelos de chuteiras no mercado. Para aqueles que costumam jogar todas as semanas, é natural que aconteça uma troca constante dos calçados. Por isso, vale a pena ficar por dentro do custo benefício de cada um dos modelos.

Além disso, o futebol também abre espaço para o estilo e elegância. Modelos de chuteiras com designs exclusivos de grandes craques, cores chamativas e novos lançamentos sempre chamam a atenção dos boleiros.

Ao mesmo tempo, se o campo onde você joga não tem a melhor qualidade e você joga bastante nele, talvez seja interessante optar por um modelo com preço mais acessível, que vai ser resistente ao campo, traz um ótimo desempenho e permite uma troca mais frequente de pares.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos