Muitos de nós conhecemos as artes marciais mistas e o Muay Thai através de grandes nomes como Anderson Silva, que defendeu o cinturão do UFC entre 2006 e 2013, voltando os olhos dos amantes de luta para o Brasil. Amanda Nunes é outro grande nome que ganhou notoriedade dentro dos octógonos do UFC e vem dando muito orgulho para os apreciadores do esporte.

Você não precisa ser um lutador de sucesso, nem assinar um contrato com o UFC para praticar artes marciais no seu dia a dia, basta escolher qual das modalidades mais combina com o seu estilo e dar o primeiro passo. Hoje vamos te dar algumas dicas de como começar a praticar Muay Thai e como escolher os melhores produtos para te manter seguro na hora de treinar.

Procure uma academia: hoje muitas academias oferecem opções de luta, procure se informar sobre as academias presentes no seu bairro e cheque a disponibilidade e os horários da modalidade.

Comece com calma: todo começo pode ser desgastante. Tenha paciência consigo mesmo e fique atento ao seu corpo. Todas as pessoas que lutam precisaram começar um dia, e podemos te garantir que nem mesmo os campeões do UFC tiveram facilidade na primeira semana de treinos.

Respeite os seus limites: fique de olho nos sinais que o seu corpo dá, é normal sentir dores musculares nas primeiras semanas, mas é preciso ficar atento a dores e desconfortos que fujam desse padrão. Se exercite dentro dos seus limites, e com o passar das semanas, você estará pronto para aumentar a intensidade dos treinos com segurança.

Fique atento a alimentação: a alimentação é muito importante na hora de se exercitar, nada de chegar no primeiro dia de treinos com o estômago vazio. Dê preferência para alimentos mais saudáveis e se mantenha hidratado.

Escolha os produtos certos: luva, bandagem, protetor bucal, caneleira… são muitos produtos para escolher quando se começa a praticar Muay Thai. Nossa dica é ficar atento as recomendações de pessoas que já praticam o esporte.

Agora que você já sabe por onde começar, conheça alguns produtos de Muay Thai indispensáveis para iniciantes:

Bandagem Elástica Pretorian Training

A bandagem é um item essencial que deve ser utilizado em todos os treinos para prevenir lesões nas articulações e ossos durante a prática do esporte. A Bandagem Elástica Pretorian Training é indicada para praticantes de Boxe e Muay Thai, proporcionando máxima proteção contra os impactos. Fabricada em fibra de algodão e elastano, essa bandagem proporciona conforto na hora do uso e elasticidade para se adequar a todos os tipos de usuários. O velcro de alta qualidade permite que sua bandagem fique bem presa durante todo o treino, evitando desconforto e situações inesperadas.

Proporcione estabilidade e proteção sem abrir mão do conforto com essa bandagem de 2,80m de comprimento e 5 centímetros de largura. Na hora de comprar, escolha a sua cor favorita e usufrua de toda a qualidade e design desse produto. Atenção: a embalagem contém um par de bandagens.

Dica de uso: na hora de colocar sua bandagem, certifique-se de que você está fazendo o processo da forma correta para evitar lesões. Depois do uso, basta lavar e deixá-la secar até o próximo treino. Se você faz treinos diários, indicamos a compra de mais de um par para maior comodidade no dia a dia.

Luvas de Boxe Naja Animal Print Cobra

É impossível pensar em Muay Thai e não lembrar das luvas que já se tornaram um símbolo de referência. A Luva de Boxe Feminina Naja Animal Print Cobra 12 Oz possui um design único, com todo corpo do produto produzido em tons de vermelho, dando destaque para o polegar em branco, com uma serpente estampada. Além de bonita, essa luva possui alta resistência a impactos, sendo indicada para competidoras de Muay Thai entre 78 e 90 quilos.

As luvas Naja contam com a tecnologia Naja High Protection, capaz de absorver impactos com segurança e conforto nos treinos e competições. O encaixe perfeito é outro diferencial na hora da compra, com essa luva a sua mão não escorrega, evitando acidentes na hora de praticar o esporte. Gostou desse produto? Fique atento as dimensões! Essa luva possui 17x29x12 centímetros e conta com garantia de 90 dias do fabricante em casos de defeito de fabricação.

Dica de uso: para garantir maior eficiência e proteção na hora de treinar, utilize a bandagem juntamente com a luva.

Protetor Bucal Simples Moldável

O maxilar é outra área que deve ter atenção redobrada na hora dos treinos. O Protetor Bucal Simples Moldável P/ Muay Thai tem como principal objetivo proteger toda região dos lábios, dentes e maxilar de impactos. Fabricado em etil vini acetato, esse protetor transparente é simples e eficiente, se adequando ao formato bucal do usuário.

Sempre que for praticar Muay Thai, certifique-se de utilizar o protetor da forma correta, é ele que vai proteger toda a região em caso de quedas e impactos. Graças ao seu material, esse produto permite que você respire normalmente durante todo o uso. Fique atento, a embalagem contém um protetor no blister.

Dicas de uso: na hora de moldar o seu protetor, leia as instruções com cuidado e siga atentamente o passo a passo. Uma boa moldagem garante que você desfrute de todos os benefícios e proteções desse produto.

Caneleira UFC

O uso de uma boa caneleira faz toda a diferença na hora de melhorar seus movimentos de perna durante os treinos. A Caneleira UFC pode ser considerada um equipamento de proteção, capaz de oferecer mais segurança e uma vida mais longa no esporte para os praticantes de Muay Thai. Carregando a logo marca do UFC, esse produto oferece muito estilo, além de funcionalidade.

Fabricada em Pu Courino Premium, essa caneleira tem a densidade perfeita de espuma para absorver desde dos pequenos até os maiores impactos causados durante o treino. O fechamento seguro garante que ela se ajuste a sua perna, evitando o deslocamento e levando mais qualidade e produtividade aos seus treinos. Esse é mais um produto da linha oficial UFC absorção total de impacto.

Kit Boxe Muay Thai Fheras Completo 12 oz

Agora que você já sabe quais são os principais itens que precisa para começar a treinar Muay Thai, que tal conhecer um kit completo? O Kit Boxe Muay Thai Fheras Completo 12 oz é perfeito para você que procura todos os produtos em um só lugar. Contendo um par de luvas Fheras, um par de bandagem, um protetor bucal com caixinha, uma caneleira, uma bolsa e um short, esse kit possui 3 meses de garantia.

A bolsa com capacidade para 12L é o grande diferencial, com ela você pode transportar todos os seus itens para o treino, evitando que você esqueça algo importante na hora de ir para a academia. Todos os itens presentes nesse kit são produzidos em material de alta qualidade, proporcionando segurança e bem-estar durante os treinos.

Ficou interessado nesse produto? Confira as medidas: esse kit conta com luvas tamanho 12 oz, shorts tamanho M, caneleira tamanho único, bandagem de 3,5 metros de comprimento e protetor bucal moldável.

Chegamos ao fim da nossa lista de produtos essenciais para iniciantes no esporte. Com o passar do tempo você pode acrescentar novos itens a sua lista, dependendo do seu desempenho e estilo. Uma sugestão importante é ter sempre ao seu lado uma garrafinha de água para se manter hidratado. Conta para a gente qual foi a motivação que te levou a praticar esse esporte e qual desses itens você achou mais interessante!

Sobre o autor

Flavia Giordano

Graduanda de jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso, apaixonada por livros, música e filmes.

Ver todos os artigos