Os livros fazem parte da nossa vida desde pequenos, afinal, quem não possui um livro que marcou a sua infância? Durante a adolescência muitos aprimoram o gosto pela escrita e começam a desbravar as dezenas de gêneros literários disponíveis no mercado.

Se você conhece uma pessoa apaixonada por livros, porque não investir nesse produto na hora de presentear? O fim de ano está aí e com ele começa a correria para garantir todos os presentes de Natal e a preocupação em acertar em cheio. Hoje vamos falar um pouco mais sobre como escolher o melhor livro e como economizar nessa compra. Se você ainda está na dúvida, continue com a gente e confira algumas sugestões de títulos!

Porque dar livros no fim de ano?

Os livros são uma opção barata de presente, capazes de despertar um turbilhão de sentimentos em quem recebe. Além de ser um ótimo presente para os adultos, eles são uma opção para quem deseja estimular os pequenos a dar início a esse hábito. Presentear alguém com um bom livro é como presentear com uma bela viagem por universos incríveis.

Design Thinking: 5 Livros que Você Precisa Ler! | by Editorial Aela.io |  Aela.io | Medium

Como escolher o melhor livro para presentear?

O melhor é muito relativo, afinal, cada pessoa possui um tipo de gosto mas podemos dar algumas dicas gerais para te ajudar na hora de escolher.

Preste atenção no presenteado: antes de presentear uma pessoa com roupas, por exemplo, você fica de olho nos modelitos que ela costuma usar para não errar, não é mesmo? Com os livros não seria diferente! Antes de escolher o título, fique atento ao gosto literário do presenteado!

Tamanho do livro: esse é outro fator muito importante! Quando for escolher o livro, atente-se aos hábitos de leitura do presenteado. Se ele sempre lê romances mais breves, não faz sentido dar um livro de mais de mil páginas, não é mesmo? Na hora de comprar, mantenha o padrão.

Faixa etária: essa é uma preocupação real que pode gerar situações bem chatas. Se você vai presentear uma pré-adolescente, não é legal dar um livro no estilo cinquenta tons de cinza né? Para evitar gafes, fique de olho na faixa etária indicada para cada livro.

Cuidado com as repetições: a pessoas presenteada lê muito? Então fique atento aos exemplares que você sabe que ela já tem para evitar repetições! Uma dica boa é pedir para alguém que mora com ela conferir se ela já possui o título que você pretende dar e não se esquecer da política de troca das lojas.

As redes dos livros | VEJA

Como economizar na escolha?

Existem algumas opções viáveis na hora de economizar com os livros. A primeira delas é a mais clássica que sempre indicamos: comparar preços, assim você garante o exemplar escolhido pelo menor valor de mercado. Outra dica é investir nos box de autores, com eles é possível adquirir vários títulos por um preço mais em conta que podem ser dados para uma única pessoa ou distribuídos entre seus leitores favoritos.

Minha lista de livros pesadona — pt.1 | by Erick Carvalho | Bar8

Confira as melhores opções

Separamos algumas opções de livros baratas para você presentear nesse fim de ano! Antes de comprar, não se esqueça de aplicar todas as dicas acima para acertar em cheio.

Livros para quem? | VEJA

As crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa de C. S. Lewis

Começamos a nossa lista de livros com uma ótima opção para presentear adolescentes e pré-adolescentes. As crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa é uma história que se passa em um universo mágico criado por C. S. Lewis. Lançado no ano de 2005, ele é o primeiro livro de uma série que obteve reconhecimento mundial, tanto no universo literário quanto nos cinemas.
A trama acompanha quatro irmãos, que são levados para uma casa de campo para se manterem seguros durante a Segunda Guerra. Em mais um dia comum, Lucy, uma das irmãs, entra no guarda-roupa e é transportada para o universo mágico de Nárnia. Não demora muito para que ela retorne com todos os seus irmãos!

Outros jeitos de usar a boca de Rupi Kaur

Os livros de poemas ganharam muita popularidade nos últimos anos, tendo como um dos principais nomes da vertente Rupi Kaur. Em outros jeitos de usar a boca, a autora traz versos simples e profundos sobre a vida e acima de tudo, sobre sobreviver independente do que aconteça. Os principais temas abordados no livro são experiências relacionadas a violência, ao amor em todas as suas formas e a feminilidades, por isso indicamos que esse seja um presente dado a quem se identifica com essas temáticas.

Dividido em quatro partes, cada uma delas tem um nicho diferente dentro do livro. Através dessa obra, o leitor é colocado em situações dolorosas do dia a dia, tendo a certeza de que recomeços estão sempre na próxima esquina.

Um lugar bem longe daqui de Delia Owens

Seguimos nossa lista de melhores livros para o fim de ano com um fenômeno editorial: um lugar bem longe daqui. Lançado em agosto de 2018, o livro ganhou muitos fãs, ficando no topo de vendas desde então.
Na obra, somos apresentados a Kya Clark, popularmente conhecida na região como a “menina do brejo”, que mora em uma calma cidade da Carolina do Norte. Diferente do que a maioria dos moradores de lá pensam, Kya é inteligente e resistente, tendo sobrevivido por anos sozinha em meio ao pântano. Após ser abandonada pela mãe na infância e possuindo uma rede de abusos ao seu redor, ela não teve outra alternativa além de chamar o pântano de lar.

Anos depois, Kya se permite começar uma nova vida fora dali e é nesse momento em que tudo acontece.

A mágica da arrumação de Marie Kondo

O fenômeno de Marie Kondo chega ao universo dos livros com a mágica da arrumação. Nessa obra, Kondo apresenta sua abordagem inovadora de organização que conquistou uma legião de fãs nas telas a nas redes sociais. Essa é uma ótima opção para dar um empurrãozinho para aquela pessoa que não consegue desapegar de nenhum item. Com um método fundamentado nos sentimentos despertados pelos objetos, Kondo prova que o desapego não precisa ser um processo sofrido e doloroso.

Os homens explicam tudo para mim de Rebecca Solnit

Chegamos ao final da nossa lista de livros para presentear no fim de ano com um título necessário: os homens explicam tudo para mim, de Rebecca Solnit. A premissa desse livro surge com um fato que aconteceu com a própria autora, que ao ir em uma festa, ouviu por hora de um homem que ela deveria ler uma obra, sem ao menos conseguir dizer que ela era a autora daquele livro. A partir desse contexto, Rebecca desenvolve uma escrita crítica dobre temas que estão em foco nos últimos anos e afetam milhares de mulheres, dando ênfase ao termo mansplaining, usado para definir situações como a passada pela autora durante a festa.


Em os homens explicam tudo para mim, você encontrará uma obra que aborda temas delicados com uma linguagem simples, passando pelas violências sofridas pelas mulheres sem perder a sensibilidade. Esse é um ótimo título para quem quer saber mais sobre o movimento feminista atual.

Sentiu falta dos romances? No nosso blog você encontra uma lista com 10 opções por menos de 40 reais cada para presentear no final de ano sem afetar muito o orçamento.