E quem não gosta de um sofá bem aconchegante no meio da sala, pra se jogar quando está cansado, ou mesmo com preguiça, que atire a primeira pedra. Ele é quase que a estrela da sala, pois é um dos maiores móveis e se ele for grande, aconchegante, o ambiente todo é. E quando nos deparamos naquele momento de comprar uma peça nova desse tipo, muitas vezes ficamos confusos com tantas opções, materiais e cores disponíveis no mercado. 

E como nós sabemos que você quer o melhor pra sua sala, pois é um movel nao mto barato, um investimento que vai ficar um bom tempo morando com você, vamos aqui trazer 5 dicas para escolher o sofá perfeito para sua casa. E logo após as nossas dicas, vamos mostrar também alguns exemplos de produtos lindos e inspirações para você levar para sua sala!

Dica número 1: Pensando no móvel

Antes de fazer qualquer pesquisa relacionada a isso, pense bastante. como por exemplo, onde ele vai ficar, se vai ser na sala, no escritório, ou em algum ateliê, por exemplo. Cada sofá fica melhor em um determinado lugar e é importante ponderar de acordo com seu próprio estilo e gostos, não apenas as tendências, pois um móvel como esse é muito pessoal e cada personalidade reflete nessa escolha e na aparência do ambiente. 

Dica número 2: Análise detalhada

Além de pensar nas escolhas, é bom saber o que procurar em um móvel confortável. O conforto do sofá é garantido quando a altura, a qualidade da espuma e o encosto são de boas alturas e qualidades. Por isso é importante conferir cada um deles quando for comprar o sofá pessoalmente, ou mesmo procurar saber por isso, caso compre online. O ideal é testar mesmo a estrutura do sofá, ver se a moldura que dá forma a ele é firme e robusta, para que dure bastante. Também é bom conferir se os braços não balançam com facilidade e garantir que a madeira está bem coberta, pouca espuma faz com que o atrito entre a madeira e o tecido acabe danificando seu sofá.

E como falamos em espuma, teste também as que revestem as almofadas do assento. Elas devem ser resistentes, preenchidas de uma espuma mais densa, assim como os tecidos devem ser levados em consideração, pois na hora da limpeza, o ideal é que seja prático. 

Preste atenção no espaço, e meça todo o espaço antes de sair para comprar o sofá. Veja direitinho onde ele vai ficar, e meça, com todas as formas possíveis de jeitos que ele possa ficar, devendo sobrar um pouco de espaço em volta, caso você compre os retráteis. Eles são maiores e demandam alguns centímetros a mais para que fique bem confortável. 

Não esqueça também de medir as entradas, como portas e corredores, para que seu sofá possa entrar em casa sem dificuldade. E por último, escolha o sofá que seja ideal para a sua altura também, e sua forma de sentar, isso influencia demais no conforto, já que um sofá muito baixo para alguém bem alto, pode não ser muito legal.

Dica número 3: Combinações

Seja em qualquer estilo, vamos ser sinceros que nada mais bonito que um ambiente combinando os móveis e decoração. E algumas dicas facilitam a escolha na hora de comprar o sofá e combinar as cores, por exemplo.E os tons de bege e cinza são neutros e acompanharão o resto da decoração facilmente. Além disso, investir em capas pode ser útil, para ficar mais fácil a limpeza e pela diversificação. E quem quiser outras cores além das neutras, pode combinar com o tom das cortinas, por exemplo.

Dica número 4: Comprando online

Essa dica é para você que vai comprar online. E como ao comprar algo do tipo na internet ficamos cheios de dúvidas, a dica é ler as resenhas de quem já tem o produto. Pois mesmo nos sites de compras existe uma área em que os clientes dão a opinião e avaliam o produto, e isso é importante para quem vai comprar saber os pontos positivos e negativos. Assim você pode ter uma boa ideia do que esperar do produto.

Além disso, é importante verificar a reputação e política de venda e devolução da loja, pois algumas cobram o frete de devolução, e para um item grande como esse pode não sair muito barato caso você se arrependa, ou venha com defeito. Ainda, verifique se a loja envia amostra de tecido, algumas fazem isso e pode ajudar muito na escolha.

Dica número 5: Simule!

Última dica, e não menos importante, faça uma simulação do sofá no ambiente em que for colocado. Já que você não pode ver pessoalmente, tente medir o local em que vai ficar, o chão e a parede, vale também simular com caixas ou outros objetos para conferir o volume do móvel no espaço.

Agora os exemplos:

Sofá retrátil e reclinável 2 e 3 lugares Viena Café

Começamos com um conjunto lindo e luxuoso. Esse é o Sofá Retrátil e Reclinável 2 e 3 lugares Viena Café, um conjunto de 2 sofás, sendo um com dois e outro com três lugares, espaçoso, tem o encosto almofadado e reclinável, e ainda molas no assento. Confortável, ele vem no tecido Suede e com acabamento em capitonê nos assentos, garantindo beleza e conforto. E pra completar, ainda possui pés em madeira. 

Sofá Retrátil e Reclinável com Molas Ensacadas Cama inBox Soft

Esse é o maravilhoso Sofá Retrátil e Reclinável Cama inBox Soft.  Com molas ensacadas, ele possui espuma D33 envolvida em fibra siliconada, que garante um toque gostoso e aconchegante. Além de lindo é versátil, ele pode ser usado como sofá ou cama, ou seja, você ainda escolhe a forma que vai utilizar!

Ele tem estrutura de madeira maciça, pés em tabaco, encosto reclinável com 5 posições, vem no tecido Suede com toque aveludado e ainda é bordado em alto relevo com espuma visco látex, proporcionando beleza no sofá e conforto no colchão.

Sofá Cama 2 Lugares Com Baú Ipanema Kappesberg Tornado

Esse é mais um prático, que pode ser usado como sofá ou cama. O Sofá Cama 2 Lugares Ipanema Kappesberg Tornado tem essa dupla função, e ainda conta com um baú embutido, para você guardar almofadas ou lençóis. Unindo estilo e conforto, ele é produzido com madeira de eucalipto e espuma certificada, possui as almofadas soltas no encosto e acabamento botonê, que dá um ar de modernidade. Ele não é reclinável, mas não deixa de ser confortável, e para quem não abre mão do conforto, é o sofá ideal.

Sofá Retrô Namoradeira Elisa

Sabe aquele sofá lindo, estiloso, para quem gosta de algo bem diferente, e que cabe em qualquer ambiente? É o Sofá Retrô Namoradeira Elisa. Ele é amarelo, com aquele tecido em Suede que vai encher sua casa de cor e beleza. Além de moderno, ele possui design feito com linhas retas e proporciona conforto, por conta da espuma prorelax D-28 em que é fabricado. E pode até parecer frágil, mas sua sustentação feita em chapas de ferro e os pés palito em madeira de eucalipto, que pode suportar até 180 Kg.

Sofá Canto Chaise E Brasil Retratil – SóSofa

E por último, mas não menos importante,trouxemos esse luxo em forma de sofá. O Sofá Canto Chaise e Brasil – Sósofa possui 6 lugares, é retrátil, reclinável e super sofisticado. Com design moderno, ele é um sofá de canto, feito em Suede azul, com toque macio e aveludado. Perfeito para acomodar 6 pessoas com conforto, com certeza irá garantir bons momentos de descanso para a família inteira.

E aí? Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de usá-las quando for comprar seu sofá novo, e se quiser saber sobre mais modelos, é só dar uma olhada na nossa sessão de sofás!

Sobre o autor

Vanessa Del Penho

Pedagoga formada pela UFJF, Marketing de Conteúdo e Produção pra Web. Futura Analista de Sistemas, curiosa e apaixonada por livros.

Ver todos os artigos