O ultrabook é para quem precisa dar conta de todas as tarefas e atividades que temos que fazer num único dia. Além das demandas, existe também o trânsito cada vez mais congestionado, o que torna o tempo ainda mais reduzido.

Portanto, em um cenário desses é fundamental andar com os equipamentos e acessórios de trabalho na mochila, para poder aproveitar cada momento para acessar seus trabalhos. Dessa forma, aqueles que dependem de computadores cada vez mais recorrem ao uso do ultrabook.

Estes são por definição computadores portáteis de alto desempenho. Apesar da premissa de serem mais finos e leves, estes ultrabooks oferecem um melhor tempo de duração da bateria e ótimo processador de sistema.

Sendo assim, você que tem um dia a dia agitado e precisa de um novo computador, fique atento ao nosso artigo a seguir, onde falaremos melhor sobre o que é ultrabook e quais são os melhores modelos a disposição no mercado.

Ultrabook: 4 melhores modelos para você

Ultrabook e Notebook: entenda as diferenças

Se fomos levar ao pé da letra, tanto os notebooks quanto os ultrabooks são computadores portáteis que você pode usar em qualquer lugar, desde que esteja com bateria. Então, qual é a diferença entre estes dois produtos.

Pois bem, podemos iniciar dizendo que o ultrabook é uma espécie de continuidade dos laptops. Ou seja, ele é desenvolvido para ter um desempenho ainda maior em contextos de locais públicos, ônibus executivo ou até mesmo no carro. Isso porque estes possuem uma carcaça mais leve e fina, para não ser tão pesado de carregar. Além disso, a bateria deve ter uma ótima duração para o aparelho ser considerado ultrabook.

Então, para você escolher o melhor modelo, leve em conta a autonomia da bateria e o peso total. Ademais, o processador também é importante, pois com pouco tempo de ação, o computador precisa oferecer uma boa velocidade de execução dos programas e aplicativos.

O custo de compra de um ultrabook pode ser o grande impeditivo, pois alguns modelos tem um preço mais elevado. No entanto, é possível encontrar bons modelos que seguem um custo benefício interessante, pela duração do aparelho e funcionalidades que oferrcem.

Ultrabook: 4 melhores modelos para você

Ultrabook 2-in-1 HP x360

Pois bem, vamos começar a nossa lista com uma das marcas mais conceituadas no setor de informática. O Ultrabook 2-in-1 HP x360 materializa toda a praticidade que se busca nesses modelos.

Além de poder ser usado como um computador portátil, o modelo ainda se tranforma num tablet, com tela touchscreen e tela ajustável. Inclusive, a tela é de 14′ polegadas e tem resolução de imagem em Full HD (1920×1080).

Outro ponto que chama a atenção é a qualidade do processador, sendo Intel Core i7 de 10ª geração, a mais recente disponibilizada no mercado.

Ainda na questão de velocidade de processamento, o Disco Rígido é SSD de 512Gb. Isso quer dizer que seus arquivos e programas serão carregados de uma forma mais rápida, além do SSD apresentar menos problemas técnicos. A memória RAM, outra parte importante do computador, é de nada menos do que 32gb.

Por fim, para quem precisa de equipamento de alto desempenho e durabilidade, esse modelo ainda oferece bateria com 9 horas de autonomia. Mesmo que o valor seja mais elevado, as características técnicas mostram que esse é um investimento de longo prazo, além de garantir trabalhos de alto nível.

Ultraportátil Dell XPS-9300

Outro modelo de ultrabook que chama a atenção pelas suas características e informações técnicas é o Dell XPS-9300. A tela tem resolução de imagem 4K e tem 13.4″ polegadas, o que mostra praticidade pelo tamanho e qualidade pela resolução de tela.

Assim como no modelo anterior, este computador tem processador Intel Core i7 de 10ª geração. No entanto, a memória RAM tem menor capaciade, com apenas 16gb. Um ponto interessante deste ultrabook é a segurança. Para acessar o PC, é necessário fazer a leitura biométrica, diminuindo consideravelmente as chances de invasão.

Se a memória RAM é um pouco menor, o disco rígido é da melhor qualidade. Com SSD de 512gb, você pode ficar a vontade para usar o computador para editar vídeos, fazer lives, acompanhar streamings e até mesmo participar de jogos online.

O acabamento em alumínio do Ultraportátil Dell XPS-9300 oferece ainda mais segurança para usar o aparelho em lugares menos confortáveis e não o estragar facilmente. O peso torna mais fácil de carregar este equipamento, pesando apenas 1,2kg.

Ademais, o valor deste modelo de ultrabook é na faixa dos R$ 10 mil. Com todas as questões de acabamento do produto as informações técnicas, este parece um modelo com custo benefício melhor do que o Ultrabook 2-in-1 HP x360, salvo algumas particularidades e preferências.

Samsung Book X45

Se falamos até agora de dois modelos de ultrabook top de linha, vamos agora para um modelo bem mais acessível, mas que não deixa de entregar desempenho e praticidade.

O Samsung Book X45 conta com o processador Intel Core i5, mas também sendo da 10ª geração. Além disso, o armazenamento é SSD e tem espaço de 256gb, mas que pode ser expandido com facilidade, já que o aparelho vem com espaço destinado a um HD extra.

A tela fabricada em LED e com 15,6″ polegadas e resolução HD permitem que você trabalhe em textos e imagens de grande complexidade sem prejudicar os olhos. Além disso, a placa de vídeo NVIDIA GeForce MX110 Graphics permite que você atue com softwares de tecnologia 3D.

Para facilitar a sincronização com outros dispositivos, o computador ainda permite a projeção da tela do seu celular direto no ultrabook, fazendo com que você gerencie as tarefas do smartphone também através do PC.

O quesito deste aparelho que realmente fica abaixo dos demais modelos é a memória RAM, com apenas 8gb de capaciade. No entanto, na medida em que você quiser ampliar, é possível colocar uma placa de até 32gb. A bateria, por sua vez, tem duração estimada de até 11 horas.

Ultrabook HP Envy 13

E para fechar a lista com os 4 melhores modelos de ultrabook para você, vamos novamente para um aparelho produzido pela HP. O HP Envy 13 mantém o padrão de contar com processador Inter Core i7 da 10ª geração, assim como todos os outros que trouxemos aqui.

O armazenamento interno fica por conta de um SSD com 512gb de espaço. A memória RAM também oferece boas condições de rodagem do aparelho com 16gb não expansíveis.

A tela e as configurações de vídeo deste modelo chamam a atenção. Com tela touch de 13″ polegadas, a resolução de imagem é Full HD (1920 x 1080p). Já a placa gráfica é totalmente dedicada e tem 2gb, oferecendo gráficos com ótima definição, além de trabalhos com foto, texto e vídeo.

Das configurações que mais chamam a atenção de um ultrabook, a bateria deste modelo tem autonomia para quase 9 horas de uso. Além disso, o aparelho pesa apenas 1,2kg, sendo fácil de carregar, tanto pelo tamanho quanto pelo peso.

Considerações finais

Podemos conferir ao longo deste artigo que os ultrabooks são dos computadores que oferecem melhores condições técnicas para trabalhar em qualquer ambiente. O ponto negativo para a maior parte das pessoas pode ser a questão dos valores, que são mais elevados em relação a outros modelos.

Entretanto, justamente a qualidade de processamento, tela de alta resolução e touch, além da durabilidade, fazem com que estes modelos consigam entregar alto desempenho por bastante tempo, compensando o valor investido.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos