Qual o tamanho de tela certa para sua câmera? Pergunta difícil. Essa é uma característica que pode definir qual modelo de câmera comprar, e isso não é papo apenas para fotógrafos iniciantes não, até os profissionais que estão num nível mais avançado observam esse detalhe porque graças a ele é que poderá visualizar com mais detalhes o que esta ou estará sendo fotografado.

Existem visores de 2 polegadas, outros com 3,5 ou até maior, mas que não é tão comuns nas DSLR, e até mesmo nas mais compactas é bom ficar de olho porque é pelo visor que você poderá ver o enquadramento do que será fotografado e assim os detalhes como ruídos, estouros de luz, dentre outros fatores, que fazem da tela um aliado essencial.

Tamanho é documento?

Sim, mas nem tudo é vantagem nas câmeras com telas maiores. Primeiro que a resolução da tem que ser alta o suficiente para poder ver os detalhes, já que a resolução LCD de cada modelo pode ser diferente. Outra coisa se a resolução for baixa então ficará mais complicado de visualizar se o foco está ou não perfeito, o que pode e vai atrapalhar bastante no click.

Outro ponto que deve ser destacado é que quanto maior o monitor, maior também será seu consumo de bateria então prepare as baterias adicionais e seu carregador para andar sempre com eles. Monitor articulado é um outro diferencial porque você pode variar nos ângulos e mesmo assim manter a visualização de forma de fique mais confortável para você e assim proporcionar um melhor enquadramento.

Por fim mais dois recursos podem te fazer escolher por modelo A ou B de câmera, um é a possibilidade de tela touch e sobre essa funcionalidade nem precisamos falar muito, outra é as câmeras telas frontais, que apesar de serem mais para aqueles que desejam fotografar a si próprio com melhor enquadramento, esse é um detalhe e nem tão fundamental assim.

Agora que tal vermos alguns modelo para te ajudar ainda mais escolha da sua primeira câmera ou na troca quem sabe.

Canon T7

Vamos começar com um modelo modesto em nossa lista trata-se da Canon EOS Rebel T7 uma Reflex/DSLR que muitos consideram de entrada para fotografia mas nem por isso ela deixa de ter recursos muito bons. Ela vem equipada com um sensor CMOS Aps-C com uma lente de 18-55mm f/3.5-6.3 Is Ii removível.

Para a tela, temos uma intermediária já que trata-se de uma LCD de 3 polegadas, mas não é articulada e muito mesmo sensível a toque, porém se tratando das telas com 2 polegadas, seu tamanho é proporcional a resolução das imagens, por isso você poderá visualizar todos os detalhes das suas fotos.

Ela ainda possui NFC, isso vem desde modelos anteriores, Wi-fi (não disponível na T6 por exemplo), ISO expandível até 12.800, processador de imagem Digic 4+, 24.1Mp, disparo contínuo de 3fps, grava em FullHd 1920 x 1080 em Mpeg-4,Mov,Avchd, flash integrado, zoom óptico e localização por GPS.

Modesto por até ser usada nesse modelo, mas suas funções não se limitam a essa nomenclatura não, se tratando de uma câmera de “entrada” é claro.

Câmera Canon Eos Rebel Sl2

Continuando, temos a Câmera Canon Eos Rebel Sl2 que até então tem a Alta Focagem (AF) de extrema velocidade, são 0,3 segundos o que facilita demais nas fotografias e aqueles que não se dão bem com o foco manual. Aqui temos uma lente EF-S de 18-55mm, padrão em alguns modelos da Canon.

Mas já que o assunto é tela, temos uma LCD de 3 polegadas sensível a toque e articulada articulada, que pode não ser o maior display, mas também não é o menor e fato de ser articulado é bônus a mais de qualidade. No mais ela vem com um recurso que visa ajudar os fotógrafos iniciantes que é o assistente de recursos, uma interface melhorada que fará os usuários iniciantes atingirem outro patamar nas suas fotos.

No mais ela possui NFC, Wi-Fi, Zoom óptico de 3x, ISO 100-12800 (Expansível até 25600), sensor CMOS ( APS-C ) de 24.2 megapixels, flash automático, manual, Transmissor Speedlite integrado, grava videos em FullHD 1920 x1080 (MP4 : 60p/50p/30p/25p/24p) MOV (Vídeo: H.264 All-I Full HD, sem som) – apenas filme time-lapse FullHD 1920 x1080 (MP4 : 60p/50p/30p/25p/24p) MOV (Vídeo: H.264 All-I Full HD, sem som) – apenas filme time-lapse.

Boa tela e boas configurações.

Nikon D7500

Para não fazermos bairrismo entre marcas trouxemos a Nikon D7500 que traz uma tela um pouco maior que nos dois modelos anterior, mas se bem que não é uma tarefa tão fácil assim encontrar câmeras com telas muito maiores de 3 polegadas, aqui temos uma câmera modelo DX que vai anteder tanto os fotógrafos quanto os filmakers.

Sua tela tem 3.2 polegadas touch 922k-ponto, que tem um design de inclinação pensado para nas fotos em ângulos altos ou baixos, permitindo uma melhor visualização, apesar das bordas salientes. Para conectividade temos SnapBridge Bluetooth e Wi-Fi para transferência de arquivos.

Possui um sensor CMOS de 20.9Mp com um processador de imagem EXPEED 5, sensibilidade de ISO nativa de 51 200 que pode ser expandida até ISO 1,640,000, lente 18-140 mm AF-S f3.5-5.6 G ED VR, zoom de 7,8x (18 à 140mm) permitindo fotos em campo aberto ou grande angular e até macros com uma leve desfocada, podendo chegar com até 45cm de distância no zoom e possui estabilizador de imagem, tanto para fotos como para vídeos.

Falando desse último ela filma em até 4k e com capacidade de filmagem e time-lapse a 30fps e chagando até 60fps em resoluções como FullHD e HD. Além da estabilização de imagem outro recurso que poderá ser explorado para vídeos em área externa essa câmera usa disoerção extrabaixa que elimina reflexos e refração na lente evitando os indesejados fantasmas dando melhor contraste e conta também com lentes Asféricas (AS).

Seja para fotos ou para vídeos, usando esse modelo você estará em boas mãos.

Câmera Sony Alpha a6400

Agora temos um modelo mirrorless, a Sony Alpha a6400. Essa compacta câmera mirrorless possui diversos aspectos dos seus modelos full-frame. Ela vem num formato Aps-C e possui de auto focagem nada mais nada mesmo que 0,02, sem contar com recursos de auto focagem em tempo real e rastreamento também em tempo real. Falando em af em tempo real, a Alpha a6400 vem com uma recente tecnologia da Sony a Eye Af que emprega reconhecimento de objetos baseado em inteligência artificial para detectar e processar dados oculares em tempo real.

Mas falando de sua tela, aqui temos uma tela sensível a toque, retrátil e que se inclina a 180° para cima e 74° para baixo, ou seja, vai poder explorar novos ângulos de fotos sem perder o enquadramento. Seu sensor é um CMOS EXMOR otimizado de 24.2, ISO que vai de 100 à 32000, conectividade via Bluetooth, NFC e Wi-Fi, disparos contínuos de até 11fps.

E para vídeo essa belezinha grava em 4K com HDR para dar mais vida as cores e também para vídeo essa câmera conta com a Eye AF também, o rastreamento em tempo real e tudo mais para que seus vídeos tenham o máximo de qualidade, vai ajudar também se você acoplar um microfone externo ou mesmo um lapela que podem ser conectados em sua entrada lateral.

Chegamos final de nossa lista, a intenção aqui é mostrar alguns modelos com ótimas telas para ajudar nas suas fotos e vídeos e fazer imagens com cada vez mais qualidades, sem esquecer de apresentar algumas características a mais de alguns modelos que façam valer a pena a compra e não apenas a tela.

Quer mais dicas sobre produtos? Então acesse o Discas Especiais em nosso site, também não esqueça de usar nosso comparador de preços, comparamos preços, frete e informações sobre ele e ainda informamos se a loja possui ou na cashback no produto e se quiser ofertas especiais diárias acesse nossas ofertas especiais, pois lá temos ofertas de produtos variados e com atualização diária de produtos e promoções.

Conheça nosso canal no youtube e veja todo nosso conteúdo de uma forma mais interativa, veja como economizar e ainda saber mais dicas de produtos: