Comprar pela internet já é algo comum no Brasil. Diversas lojas já têm nas plataformas digitais suas principais fontes de receita. Do outro lado, consumidores cada vez mais antenados que buscam alternativas de economizar nas compras online.

Se as compras estão cada vez mais na internet e o público tem pesquisado melhor antes de comprar, como economizar nas compras pela internet? Para responder esse questionamento vamos trazer 3 dicas de ferramentas super importantes para isso.

Além do preço em si, algumas destas ferramentas ainda oferecem informações de cashback e frete de cada loja.

Pesquise sobre as lojas antes de comprar

Se as compras pela internet já se tornaram populares, agora também fica mais fácil de pesquisar e se informar sobre as lojas em que faz compras.

Em primeiro lugar, certifique-se da validade do site onde está comprando. No rodapé da página você confere informações de endereço, CNPJ, contato e demais dados de segurança da loja. Caso aconteça algum problema na sua compra, utilize tais informações para ações no Procon, por exemplo.

Além disso, outra alternativa de pesquisar sobre a credibilidade e reputação de cada loja é em sites especializados, como o Reclame Aqui. O RA é daqueles que acompanham de perto o atendimento das empresas e dão notas para cada tipo de reclamação.

Ademais, antes de comprar pela internet, pesquise no Vigia de Preço quais são as lojas parceiras. Estas certamente têm uma boa credibilidade e seguranças nas compras.

3 formas de comprar pela internet gastando pouco!

Acompanhe e compare os preços antes de comprar

Após definir em quais lojas você tem mais interesse de fazer compras online, agora é o momento de pesquisar sobre os produtos e seus preços. De acordo com o período do ano e a cotação do dólar, os valores de um mesmo produto podem sofrer variações fortes.

Por isso, além de pesquisar os preços, é interessante também também acompanhar as movimentações dos preços, analisar quando é o melhor momento e o melhor preço para comprar. Nesse sentido, a Vigia de Preço conta com diversas ferramentas para auxiliar os consumidores, tanto na pesquisa de preços como no acompanhamento do histórico.

Uma destas ferramentas é o próprio site, onde é possível visualizar o gráfico de preços dos últimos meses, bem como a indicação de quantas lojas vendem aquele produto e quanto cobram. Para além disso, inserindo o CEP você também fica sabendo da taxa de frete e quanto tempo demora a entrega.

Com tais informações já é possível diminuir consideravelmente os gastos em compras online, principalmente em itens que estavam inflacionados ou com tendência de queda.

Como usar o site Vigia de Preço

Se estas usualidades do site do Vigia de Preço chamou a atenção e agora quer pesquisar e comparar os preços antes de comprar pela internet? Confira então o tutorial para fazer isso usando o site do Vigia de Preço:

  • Entre no site do Vigia de Preço e clique em “Criar conta”, no canto superior direito da tela inicial;
  • Cadastrado no site, digite na barra de pesquisas o item que deseja comprar. Perceba que no lado esquerdo da tela tem a opção de ordenar os produtos por preço ou popularidade;
  • Depois de clicar no ícone do item, note o gráfico do preço, bem como o preço em cada loja disponível;
  • Agora informe o CEP no campo indicado para saber se tem disponibilidade de entrega na sua localidade e o quanto vai custar;
  • Se o preço do produto não agradou, na categoria “Alerta de preço”, informe o quanto pretende pagar pelo item. Em seguida, clique no botão “Criar alerta”, como ilustramos na imagem abaixo.

Pronto, agora todas as promoções em que você registrou e criou alerta de preços estarão no seu perfil, no item “Alertas” ou “Notificações”. Essa é uma forma bastante prática e fácil de economizar nas compras feitas pela internet.

Como usar App de compras online

Mesmo com todas as praticidades que o site do Vigia de Preço pode oferecer, sabemos que hoje em dia são os aplicativos e funções para smartphones que fazem sucesso, principalmente para quem deseja comprar online.

Então a nossa segunda dica de como economizar nas compras online é sobre como utilizar aplicativos para pagar menos e pesquisar melhor sobre os produtos. Através do app Vigia de Preço, diponível para Android e iOS, você tem basicamente as mesmas funcionalidades do site, mas com a praticidade de usar tudo na palma da sua mão.

Além disso, pelo aplicativo da Vigia você recebe notificações personalizadas sobre promoções que mais te interessam, com base nas suas pesquisas e compras recentes.

Baixando e usando o aplicativo Vigia de Preço

Interessante essa segunda dica de como economizar em compras online, não? Então o que acha de começar agora mesmo a pagar menos por melhores produtos e acompanhar o histórico dos preços na palma da sua mão?!

Não perca mais tempo e aprenda agora mesmo como utilizar o aplicativo Vigia de Preço, através do passo a passo a seguir:

  • Faça o download do app na sua loja de aplicativos, para Android e iOS;
  • Aguarde o celular completar a transferência e clique no botão “Abrir”, para acessar o app;
  • Já na tela inicial da ferramenta, clique em “mais”, no canto inferior direito e depois faça o login na sua conta do site Vigia de Preço, ou crie um perfil novo;
  • Veja ainda que na página inicial do aplicativo separamos os produtos para comprar por departamento, como eletrodomésticos, móveis, informática e afins;
  • Para pesquisar preços, digite no campo de pesquisa o item que deseja comprar. Agora clique no produto que deseja comprar. Note que temos também o histórico de preços de até 1 ano;
  • Siga rolando a tela do telefone e veja a seção de criação do alerta. Selecione o percentual de desconto ou o preço que pretende pagar.

Agora basta aguardar que o aplicativo vai enviar a notificação de quando o preço do produto baixar no nível que você pretende pagar. Com isso será ainda mais fácil economizar ao comprar online.

Extensão Vigia de Preço para navegar pelo PC

Por fim, a nossa terceira dica de como economizar fazendo compras online, vamos falar da extensão Vigia de Preço para comprar e pesquisar produtos pela internet.

A ferramenta de extensão pode ser usada tanto no navegador Google Chrome como no Mozila Firefox. Através desta extensão o usuário acessa os principais preços e promoções com apenas um clique.

Com um atalho no canto da tela do navegador, além de comparar os preços da loja, é possível também entrar direto no site da loja e ver quais são os produtos com mais descontos no momento.

Veja agora, portanto, como usar a extensão do Vigia de Preço para economizar nas compras online:

  • Acesse o site do Vigia de Preço. Agrora clique no canto superior esquerdo, no menu, e depois clique em “Instale o Vigia de Preço no seu navegador”;
  • Na página seguinte, você estará na página da extensão da Vigia de Preço no Chrome Web Store;
  • Para adicionar a extensão no seu navegador, clique em “Usar no Chrome”;
  • Agora aparecerá uma notificação no canto superior direito da sua tela, informando que a extensão foi adicionada ao Chrome.

Certo, agora é só acompanhar os preços e economizar ao comprar pelas lojas online, usando a extensão do Vigia de Preço para computadores e tablets.

Sobre o autor

Anderson Huber

Jornalista formado pela Unisinos, possuo trajetória profissional como assessor de comunicação, redator e social mídia.

Ver todos os artigos